BLOG DA GRADUAÇÃO

Caiu sua Rede de Computadores? Chame o tecnólogo!

Você, seus amigos, seus colegas de trabalho, seu irmão, sua irmã, seus tios, seus pais e até seus avós usam. Quem, hoje em dia, consegue viver ou trabalhar sem um computador?

Em função de a internet ter se transformado em artigo de primeira necessidade, o campo de trabalho para o tecnólogo em Rede de Computadores nunca foi tão amplo. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o déficit de pessoal na área de Tecnologia da Informação (TI) é de cerca de 40 mil profissionais.

redes-computadores-blog-unipe-graduacao

O que estuda um tecnólogo em Rede de Computadores?

Basicamente física, matemática, redação, eletrônica, eletrotécnica e computação. Sem contar o inglês, que é imprescindível para a leitura de manuais técnicos. Nas aulas práticas, o tecnólogo realiza a análise de circuitos, eletrônica digital e microprocessamento. 

O que esse tecnólogo faz?

O tecnólogo em Rede de Computadores colabora na fabricação e manutenção de computadores pessoais e para empresas. Sabe como conectar circuitos eletrônicos, placas de som e áudio. Também participa do desenvolvimento de projetos de instalação de redes de computadores, além de administrar a segurança das redes de computadores nas empresas.

Quais os problemas mais comuns resolvidos por ele?

São vários, mas elegemos 5 entre os mais comuns:

  1. Placa de rede com defeito ou queimada
  2. Sinais de Wi-Fi lentos.
  3. Conexões que somem
  4. Cabo mal encaixado, rompido ou danificado
  5. Rede sem fio que não alcança um determinado local

Ou seja, para ser um tecnólogo em Rede de Computadores de sucesso é preciso, além de muito estudo, uma certa dose de curiosidade e (porque não?) PACIÊNCIA! Se você tem de sobra, confira agora!

Baixar ebook

Redes de Computadores

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.