Gestao de Recursos Humanos

Áreas de atuação em RH: onde um gestor pode trabalhar?

Mariana Brito
24-10-2018 7:33

Até alguns anos, a profissão de gestor de RH (Recursos Humanos) consistia no controle de ponto de funcionários e cálculos de folhas de pagamento. Mas o trabalho evoluiu e, hoje, existem diversas áreas de atuação em RH. O profissional do setor não é mais aquele que só vigia a hora que o funcionário entra e sai da empresa.

O fato de as empresas passarem a enxergar o capital humano de seus colaboradores contribuiu para a evolução do setor de RH, que, além de ser responsável pela contratação de novos funcionários, ainda é encarregado de treinar e motivar os trabalhadores da empresa, em prol do crescimento do negócio.

Neste post, vamos explicar quais são as funções de um gestor de RH e quais áreas ele pode atuar dentro de uma empresa. Acompanhe!

areas-de-atuacao-em-rh-onde-um-gestor-pode-trabalhar

Quais são as funções de um gestor de RH?

O gestor do departamento de recursos humanos lida diretamente com pessoas. Como o próprio nome diz, ele é responsável pela gestão do capital humano da organização, que hoje é visto por muitos empresários como o mais importante da companhia.

Como lida com pessoas de diferentes perfis, religiões e crenças, o gestor de RH precisa ter muito jogo de cintura e entender de psicologia organizacional, para que consiga lidar com a equipe e engajá-la nos objetivos da empresa.

Claro que não é preciso ser um expert na arte de entender a mente humana, mas ter uma noção básica ajuda a fazer seu trabalho da melhor forma possível.

Quais são as áreas de atuação em RH?

As áreas de atuação do gestor de RH são diversas, e podem englobar desde a contratação e demissão de funcionários até serviços de consultoria. Então, se você pretende entrar nessa área, saiba que vai encontrar um mercado de trabalho com boas oportunidades de construir uma carreira sólida.

Recrutamento e seleção

Essa é uma das funções mais comuns na área de recursos humanos. Os funcionários desse departamento podem ser chamados de "caça-talentos", pois estão sempre em busca de "carne fresca" para integrar a equipe da empresa.

Nos processos de caça a novos talentos, o gestor de RH é quem faz a divulgação das vagas, avaliação dos currículos, entrevistas e dinâmicas para analisar o perfil dos candidatos. Enfim, essa é a pessoa que foi responsável por aprovar ou reprovar você e outros amigos e conhecidos em processos seletivos de empregos.

New Call-to-action

Departamento pessoal

Entre as áreas de atuação em RH, essa é a mais antiga. Podemos dizer que o setor de departamento pessoal tem a mesma idade dos dinossauros — brincadeirinha! Mas, falando sério, esse setor é quem realiza todos os processos burocráticos relacionados a férias, demissão, pagamento de funcionários, entre outras coisas.

Então, se uma pessoa não consegue ser produtiva dentro da empresa e precisa ser dispensada, o gestor de departamento pessoal entra em cena. Esse setor também coordena os processos de folhas de pagamento, ponto, faltas, licenças, quadro de férias, recebimento de vale transporte e vale-alimentação, entre outras burocracias trabalhistas.

Treinamento e desenvolvimento

As empresas estão sempre em busca de novas oportunidades de negócio, pois querem crescer e aumentar os lucros. Mas, para isso, é necessário mão de obra qualificada. Nessas horas é que entra o profissional responsável por realizar treinamento e desenvolvimento de capital humano.

Os gestores responsáveis por essa área fazem um mapeamento de necessidades e competências que precisam ser desenvolvidas na cultura organizacional da empresa, bem como identificam o perfil dos colaboradores, a fim de criar um treinamento adequado para potencializar suas competências.

Consultoria de Recursos Humanos

O consultor de RH é aquela pessoa que chega na empresa para fazer um diagnóstico geral da companhia. É como se ele fosse um médico, mas que, em vez de cuidar do corpo do paciente, cuida dos setores da empresa.

Parando para analisar, uma organização funciona de forma bem parecida com o corpo humano. Se um setor não funciona direito, ele prejudica o bom andamento dos demais.

Nesse contexto, o profissional de consultoria deve conhecer os colaboradores da empresa, suas habilidades e comportamentos, com o objetivo de reter os talentos da companhia.

Supervisão ou análise de cargos, salários e carreiras

giphy

Quando as pessoas ficam muito tempo dentro de uma empresa e não recebem um salário compatível com sua função, habilidades e tempo dentro da companhia, elas ficam desmotivadas. Esse fator leva o funcionário a produzir menos até que, um dia, ele resolve dar tchau para a empresa.

Isso é prejudicial para a organização, pois encontrar novos talentos, dependendo da área, não é tão fácil e se torna mais caro do que reter os funcionários na empresa. Mas, nem sempre os empresários conseguem fazer uma boa análise do mercado para propor bons salários a seus colaboradores.

É aí que entra o profissional de cargos e salários. Ele é responsável por definir e atualizar a remuneração de todos os colaboradores da empresa, desde aquele que exerce um cargo operacional até o mais alto executivo.

Saúde e segurança do trabalho

Trabalhar com saúde e segurança do trabalho também está nas áreas de atuação em RH. Essa você não sabia, não é mesmo? Pois bem, o gestor de RH pode trabalhar em prol de evitar acidentes no ambiente de trabalho e cuidar para que os funcionários tenham boas condições para exercerem seus cargos, o que evita doenças ocupacionais.

Esse trabalho é de suma importância dentro da empresa, pois reduz o número de pessoas afastadas por doenças ou por acidentes no ambiente de trabalho.

Mas não é só isso, o gestor de saúde e segurança do trabalho precisa ficar atento quanto ao cumprimento das leis de segurança que regem as relações de emprego entre empresas e funcionários.

Como você viu, há diversas áreas de atuação em RH. Se você escolher essa profissão, terá a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas e ainda construir uma carreira sólida e bem remunerada.

Gostou de saber quais são as áreas de atuação em RH, e onde um gestor pode trabalhar? Deixe seu comentário com suas dúvidas e impressões a respeito do tema.

New Call-to-action

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos