BLOG DA GRADUAÇÃO

O que se estuda na faculdade de Fonoaudiologia?

Quando escutamos falar do curso de Fonoaudiologia, logo nos vem à mente o profissional que vai ajudar as pessoas a se comunicarem melhor, seja através da voz, da escrita ou da audição. E se você tem interesse em ser esse profissional, deve querer saber o que se estuda na faculdade de Fonoaudiologia, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos este post com as principais disciplinas oferecidas e também algumas áreas de atuação que você poderá seguir. Quer saber mais? Continue lendo!

afinal-o-que-se-estuda-na-faculdade-de-fonoaudiologia.jpg

O que faz um fonoaudiólogo?

Como já foi dito, o fonoaudiólogo ajuda as pessoas a melhorarem sua comunicação. Mas, não é apenas isso. Ele também age na prevenção e reabilitação de pessoas com deficiência promovendo, assim, inclusão social e qualidade de vida.

Pode atuar na área clínica e hospitalar, além de segmentos como empresarial, artístico, educacional e até mesmo estético. Além disso, é possível ser profissional liberal e oferecer atendimento particular a pacientes com indicação médica, bem como a pessoas que utilizam a voz como instrumento de trabalho (como cantores ou atores) e que requerem mais cuidados.

O que se estuda em Fonoaudiologia?

As disciplinas de estudo podem ser divididas em básicas e específicas. Além delas, na grade não pode faltar o trabalho de conclusão de curso (TCC) e o cumprimento do estágio obrigatório, que pode ser realizado em clínicas, hospitais, maternidades, laboratórios de diagnósticos e até mesmo empresas e instituições de ensino.

Disciplinas básicas

No início, as disciplinas abrangem conhecimentos essenciais sobre linguagem e matérias básicas de ciências biológicas. Anatomia humana, linguística, e introdução à saúde coletiva são alguns exemplos de matérias que o aluno estuda, geralmente, no primeiro e segundo períodos.

Mas isso não é uma regra. Algumas universidades/faculdades optam por mesclar disciplinas básicas e específicas independentemente do período. Isso vai depender do projeto pedagógico de cada instituição.

Veja algumas disciplinas básicas:

  • Citologia e histologia;
  • Metodologia do estudo;
  • Biofísica;
  • Fundamentos em Fonoaudiologia;
  • Psicologia e saúde;
  • Patologia geral;
  • Fonética e fonologia;
  • Fisiologia humana;
  • Psicologia da aprendizagem;
  • Linguagem oral e escrita.

Disciplinas específicas

Nesta fase, o aluno tem contato com matérias mais direcionadas para a profissão. Aqui entram, também, disciplinas mais voltadas para a prática, e o futuro fonoaudiólogo tem a chance de ter mais contato com as técnicas de trabalho e com os pacientes.

Algumas disciplinas específicas são:

  • Voz;
  • Audiologia;
  • Motricidade oral;
  • Fluência e defluência;
  • Tecnologia em Fonoaudiologia;
  • Vestibulometria;
  • Análise acústica e psicoacústica.

O estudante irá, ainda, prestar alguns atendimentos práticos durante o curso, que serão importantes na formação profissional, além de deixarem o currículo mais atrativo. São eles:

  • Avaliação de deglutição;
  • Teste da orelhinha em recém-nascidos;
  • Audiometria;
  • Adaptação de próteses auditivas.

Baixar ebook

Qual a importância das matérias sociais e humanas?

O fonoaudiólogo atua de forma humanizada na promoção não apenas da saúde, mas também da qualidade de vida e até mesmo da autoestima do indivíduo. Por isso, é importante que o aluno tenha contato com áreas de estudo capazes de prepará-lo para lidar com pacientes e trabalhar em equipe.

Dentre as disciplinas humanas e sociais, você encontrará na grade: psicologia e saúde, psicologia da aprendizagem, linguagem brasileira de sinais, ética e bioética.

Qual a área de atuação profissional?

Toda profissão tem áreas de atuação diversas, e na Fonoaudiologia não poderia ser diferente – apesar de ainda ter muita gente que acredita se tratar de um campo limitado. O que realmente vai fazer a diferença na hora de escolher como e onde atuar é ser paciente e usar a criatividade na hora de descobrir que caminho seguir.

Veja abaixo as principais áreas em que você poderá trabalhar.

1. Motricidade Orofacial

Nesta especialidade, o fonoaudiólogo pode atuar em parceria com outros profissionais (enfermeiros, dentistas, médicos, fisioterapeutas, dentre outros) para melhorar a qualidade de vida das pessoas no que se refere aos processos de mastigação, deglutição, sucção, respiração, expressão facial e articulação da fala.

2. Voz

Talvez você possa pensar que a voz seja o campo de atuação mais óbvio, mas alguns profissionais da área escolhem se dedicar mais a ela que outros.

Se você for trabalhar diretamente com esse segmento, atuará na prevenção e tratamento de problemas como rouquidão, tumores e outras alterações que acabam prejudicando a vida tanto social como profissional de algumas pessoas.

Assim, são utilizadas técnicas de aperfeiçoamento da respiração, da articulação e pronúncia com o objetivo de ajudar, inclusive, profissionais que dependem da voz.

3. Audiologia

Na audiologia, o fonoaudiólogo vai trabalhar com o diagnóstico e a prevenção de problemas de audição. É nessa área que são criados programas de redução de barulho, seleção e adaptação de aparelhos para corrigir problemas auditivos, avaliação de aparelhos de amplificação sonora e comercialização de próteses auditivas.

5. Disfagia

A disfagia é a dificuldade de engolir, seja alimento ou saliva. Essa dificuldade de deglutição é, na verdade, um sintoma comum em diversas doenças, como câncer, acidente vascular cerebral (AVC), demência e outras doenças neurológicas.

Cabe ao fonoaudiólogo identificar o que está causando a disfagia, já que ela está relacionada a diversos fatores, e encontrar a solução adequada, visando o restabelecimento do paciente.

6. Fonoaudiologia Educacional

A área de atuação do fonoaudiólogo vai muito além de cuidar da fala e da audição das pessoas. Além dos exemplos mostrados acima, ao se formar neste curso você poderá trabalhar com artistas do teatro, cinema, televisão e também cantores.

Pode trabalhar, ainda, em empresas, ajudando a prevenir acidentes de trabalho, bem como no desenvolvimento de melhores condições laborais.

7. Saúde coletiva

Nesta especialidade, o profissional atuará na criação e implementação de políticas públicas dentro do seu campo de conhecimento, visando à melhoria da saúde da população. O foco será  na prevenção e promoção da saúde, bem como na intervenção a partir de diagnósticos em grupos populacionais.

Trata-se de um segmento novo e com ótimas tendências de crescimento. Prova disso é a inclusão da disciplina na grade curricular, além da introdução do Sistema Básico de Saúde (SUS) como campo de estágio.

E aí, gostou de saber o que se estuda na faculdade de Fonoaudiologia e quais são seus campos de atuação? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outras informações sobre esse curso!

Baixar ebook

Fonoaudiologia

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.