BLOG DA GRADUAÇÃO

Administração ou Marketing? Qual curso tem mais a ver com o seu perfil?

Optar por um curso na faculdade não é tarefa nada fácil, por isso fazer uma pesquisa prévia sobre alternativas com as quais você realmente se identifique é extremamente importante. E é nessa etapa que Administração e Marketing se apresentam como duas graduações que costumam gerar muitas dúvidas nos estudantes. Também se encontra nesse dilema? Então fique atento, pois no post de hoje vamos esclarecer o que cada um desses cursos tem a oferecer e para que perfil uma ou outra opção é mais apropriada, com a intenção de ajudá-lo a tomar uma decisão certeira. Pronto?

Marketing ou Administração?

No que consiste a graduação em Administração?

Começando pela Administração, que apresenta um mercado bastante promissor para os profissionais da área, já vale adiantar que durante a faculdade você estudará 4 grandes assuntos: Recursos Humanos, Finanças, Produção e Marketing. Confira nosso resumo e meça, desde já, seu nível de interesse pelos conteúdos:

Recursos Humanos

Nessa parte do curso você aprenderá principalmente sobre planos de carreira, treinamentos, definição de perfis de trabalho e motivação.

Finanças

Aqui entram em pauta conceitos de fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, tributação e investimentos, além de muitos outros.

Produção

Estoque, compra de produtos, relacionamento com fornecedores e distribuição são alguns dos assuntos abordados nesse módulo.

Marketing

No que se refere ao Marketing, dentro da graduação em Administração você aprenderá mais sobre lançamento de produtos, conceito e identidade das marcas, pontos de venda e estratégias de divulgação, entre outros.

5 fatos que todo futuro profissional precisa saber antes de optar pela graduação em marketing

E o curso de Marketing, como funciona?

Esse curso especializado é totalmente focado em um dos pontos da Administração. Nele, você aprenderá mais sobre como detectar oportunidades de venda no mercado, trabalhar a jornada do consumidor, sabendo atrair e converter potenciais clientes, além de se aprofundar em estratégias de fidelização.

Assim, formando-se em Marketing você obviamente deixa de se aprofundar em alguns conceitos mais voltados para o setor administrativo, a fim de se tornar um especialista em outra área igualmente fundamental para o sucesso de uma empresa. O que acha da ideia até agora?

Mas onde exatamente você poderá atuar?

Por mais que ambas as graduações ofereçam ótimas perspectivas de carreira, é seu perfil que pode acabar determinando os rumos do sucesso em cada uma. Então avalie em que mercado você consegue se imaginar trabalhando melhor e com mais motivação, colocando essas ponderações na balança.

O profissional de Administração pode trabalhar diretamente na gestão de empresas já atuantes ou decidir empreender e criar seu próprio negócio. Uma vez dentro da organização, um administrador pode se inserir em várias áreas, que vão desde gestão de projetos ou de processos, passando pela área financeira, pelo setor de pessoal ou de marketing, até chegar à produção e à logística, por exemplo.

Já o profissional de Marketing volta sua atuação para algum dos muitos módulos da área. Pense bem: quer trabalhar com marketing esportivo, político, social, cultural ou digital, por exemplo?

Afinal, como escolher o curso ideal?

Caso queira aprender sobre mais assuntos e se especializar somente depois de sua formação, o curso de Administração pode ser uma boa pedida. Por outro lado, se você realmente se interessa mais por Marketing e acredita que o melhor é se especializar em uma área desde o começo, o curso superior de Tecnologia em Marketing pode ser a solução.

Aproveite o momento pra lá de propício e pense um pouco sobre as atividades que você gostaria de desenvolver dentro de uma empresa para finalmente optar pelo curso que consiga aliar suas expectativas com suas habilidades e seu perfil.

Vale lembrar que escolher a graduação em Marketing não significa que você não será um bom empreendedor ou gestor de equipe, ok? Muito pelo contrário, esse curso abre os horizontes de qualquer empreendedor, que passa a entender muito mais sobre o público que pretende atingir, o que exatamente precisa fazer para alcançar seu lugar ao sol no mercado, por onde começar e que passos seguir, por exemplo. Igualmente, escolher Administração não o impede de desenvolver outras habilidades, aprofundando-se nas áreas de Marketing introduzidas no curso para aprimorar suas competências e se destacar perante os demais administradores.

Independentemente de sua escolha, o segredo está em procurar por uma boa faculdade para seguir sua carreira acadêmica, o que pode fazer toda a diferença no futuro!

Ainda tem dúvidas sobre qual curso deve escolher? O que tem pesado mais na balança dessa decisão? Deixe aqui seu comentário e divida suas incertezas conosco!

5 fatos que todo futuro profissional precisa saber antes de optar pela graduação em marketing

Marketing

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.