Administracao

Administração e empreendedorismo: saiba mais sobre essa relação

Ana Flávia da Fonseca
16-05-2018 8:05

É inevitável falar de administração, atualmente, sem falar de empreender, já que as pessoas estão, cada vez mais, buscando abrir o seu próprio negócio como objetivo profissional, e fazendo isso cada vez mais jovens.

Não é raro encontrar por aí donos de startups com menos de 25 anos e que já têm grande atuação no mercado de base tecnológica. Porém, é sempre bom lembrar que administração e empreendedorismo andam de mãos dadas, e para que uma companhia atinja o sucesso, é muito importante que ela seja bem gerida.

Os números do mercado brasileiro são impressionantes: é crescente a quantidade de indivíduos que deixam de lado a cultura de estabilidade e vida plena com o intuito de se arriscarem abrindo o próprio empreendimento.

Porém, o que gera uma frustração e uma elevada taxa de mortalidade das empresas é que muitos não conhecem sequer os fundamentos da administração, e, segundo o autor do livro “A Startup Enxuta”, Eric Ries, empreender é administrar.

Muitos empresários acabam acreditando que administrar o negócio é a parte chata, e uma função que deve ser exercida por alguém com menos talento, ou uma visão míope quando se trata de fazer negócios. Porém, esse acaba sendo um dos primeiros erros cometidos por empreendedores inexperientes.

Por isso, vamos explicar aqui fatos sobre administração e empreendedorismo, e a importância do equilíbrio entre eles para o sucesso de um empreendimento.

administracao-e-empreendedorismo-saiba-mais-sobre-essa-relacao

O conceito de empreendedorismo

Muitas pessoas associam um empreendedor somente àquele que tomou a iniciativa de abrir o próprio negócio e tem o seu nome no contrato social de uma empresa.

Porém, essa ideia está equivocada. Atualmente, é possível empreender de várias maneiras. Confira a seguir!

Empreendedor funcionário

Sim, mesmo sendo contratado por uma companhia e tendo sua carteira assinada, uma pessoa ainda pode ser empreendedora. Isso porque uma das principais características desse perfil é gerar valor para a organização, sempre inovando e com uma visão a longo prazo e de crescimento.

Normalmente, esse profissional trata a empresa como se fosse sua e, de fato, representa um ativo pessoal importante para a organização, sendo valorizado pelos sócios. Ele normalmente alinha conceitos de administração e de empreendedorismo para ajudar no crescimento da companhia.

Empreendedor nas horas vagas

Mesmo com um trabalho fixo e que demanda muito tempo da pessoa, ela pode usar suas horas livres para exercer uma atividade empreendedora.

Por exemplo, se ela usa seus conhecimentos para realizar um trabalho freelancer ou se faz doces para vender, está empreendendo.

Baixar ebook

Empreendedor dono

Esse é aquele indivíduo que possui o próprio negócio e dá o seu máximo para que ele cresça e torne-se um case de sucesso. Quem tem esse perfil é munido de muita ousadia para arriscar e tem uma visão treinada para identificar oportunidades e analisar indicadores.

O que todos esses perfis têm em comum? Eles dependem do conhecimento de fundamentos da administração aplicados às suas atividades para que elas alcancem o êxito.

A administração e o empreendedorismo

É importante destacar aqui que todo empreendedor deve ser um bom administrador, mas nem todo administrador é um empreendedor.

Um administrador pode seguir toda sua carreira sendo um funcionário de uma empresa e desempenhar funções burocráticas e gerenciais, o que, claro, não é uma regra. Agora, os benefícios que conhecimentos administrativos agregam a uma pessoa que deseja seguir uma carreira empreendedora são inúmeros.

Por isso, vamos citar aqui alguns conhecimentos de administração e empreendedorismo que são fundamentais para gerir um empreendimento. Acompanhe!

Finanças

Vivemos em um sistema capitalista e, claramente, todo negócio se sustenta por meio de receita, ou seja, o faturamento da companhia normalmente indica se ela é sustentável.

Um bom empreendedor deve saber lidar com o dinheiro que entra, controlando seu destino, gastos, o que será reinvestido e mantendo um fluxo de caixa saudável.

Mesmo que os demonstrativos financeiros sejam atribuição de outra pessoa, é muito importante que o administrador tenha o conhecimento a fim de analisar, criticamente e com uma visão de negócios, esses demonstrativos.

Gestão de pessoas

Por mais que uma empresa tenha a tecnologia como principal geradora de receitas, ou milhões de reais em máquinas, o ativo mais importante de uma organização são as pessoas que lá trabalham e dedicam o seu tempo para que o empreendimento funcione e seja rentável.

Por isso, um empreendedor deve ter habilidades sociais com o intuito de saber lidar bem com as pessoas e influenciá-las. É importante que ele faça com que todos os seus colaboradores comprem a ideia da empresa e sintam motivação para sempre bater metas e alcançar melhores resultados.

administracao-e-empreendedorismo-saiba-mais-sobre-essa-relacao

Marketing e vendas

Inevitavelmente e, principalmente, se tiver uma equipe enxuta no início de sua companhia, um empreendedor deve ser o primeiro promotor e vendedor de seu produto ou serviço.

Por isso, as habilidades de marketing, principalmente na vertente digital (vivemos em uma era em que a Internet domina, não é mesmo?), e vendas são essenciais para o negócio alavancar rumo ao sucesso.

Com essas competências bem trabalhadas e uma boa execução de administração e empreendedorismo, uma pessoa estará pronta para gerir sua companhia, sendo que os conhecimentos serão aprimorados e lapidados a cada falha e com a vivência no dia a dia profissional. Por isso, a resiliência é muito importante para quem quer seguir esse caminho os resultados não são imediatos e é uma ilusão pensar que virão do dia para a noite.

As vantagens de construir uma carreira como empreendedor

Apesar dos desafios, algumas derrotas e perdas — que são inevitáveis e comuns ao caminho de qualquer empreendedor —, existem muitas vantagens em seguir essa carreira, dedicando-se ao máximo em fazer o seu empreendimento prosperar.

Uma pessoa que opta pelo empreendedorismo e administração de sua própria empresa tem independência e autonomia para tomar as ações e decisões estratégicas de seu negócio, além de poder definir onde e quando trabalhar.

Porém, muitas vezes, o principal benefício vai além disso, pois a realização de fazer algo de que gosta, com paixão e impactar a vida de outras pessoas positivamente não tem preço.

Ser líder de uma organização, muitas vezes, é realizar um sonho, e é uma realização que gera outros empregos, renda própria e muita motivação. Por isso, administrar bem o seu negócio e obter excelentes resultados são satisfações que nenhuma outra atividade profissional pode oferecer.

Portanto, adquira todos os conhecimentos possíveis em administração se possível, faça uma graduação na área — e aplique-os em seu empreendimento, assim as chances de construir a carreira dos seus sonhos aumentarão exponencialmente.

Gostou do nosso post sobre administração e empreendedorismo? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais conteúdos como este! Vamos lá!

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos