ENEM

A prova do Enem 2017 será temática? Descubra agora!

Mariana Brito
28-08-2017 5:37

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das etapas mais importantes na vida de um jovem estudante.

Muitos utilizam essa prova como meio de alcançar a realização profissional e correr atrás dos próprios sonhos no mercado de trabalho. Por isso, ano após ano, milhares de jovens se esforçam para atingir as notas necessárias e ingressarem em uma universidade.

Mas você sabia que a prova do Enem 2017 pode ser temática? Isso significa que algumas mudanças podem acontecer. Sendo assim, é importante que você fique muito atento!

Você vai fazer a prova esse ano? Então continue a leitura e aprenda tudo o que você precisa saber para ficar mais do que preparado!

a-prova-do-enem-2017-sera-tematica-descubra-agora.jpg

A prova do Enem 2017 será temática?

A resposta não é certa, mas há uma grande possibilidade de que seja.

Isso porque, pela primeira vez desde o seu surgimento, em 1998, o Enem terá a aplicação da redação junto com as provas de Linguagens e Ciências Humanas e suas Tecnologias, devido a uma consulta pública realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Devido a isso, é provável que a prova do Enem 2017 — cujo primeiro dia de aplicação ocorrerá em 5 de novembro —  seja temática. Nesse caso, existem recomendações específicas para a realização de uma boa prova.

O que muda?

Nesse novo modelo do Enem, a redação será empregada no dia das provas de Linguagens e Ciências Humanas e suas Tecnologias, separando as áreas de conhecimento entre Humanas (primeiro dia) e Exatas (segundo dia).

Além disso, o exame será realizado em dois domingos consecutivos, e não mais em dois dias seguidos, como nos anos anteriores.

O primeiro domingo será no dia 5 de novembro, com a prova tendo duração de 5 horas, e o domingo seguinte será no dia 12 de novembro, com 4h30 de duração para a prova.

A avaliação tem como proposta uma dissertação que se relacione com os textos que estarão presentes nas questões das provas de Linguagens e Ciências Humanas, que serão aplicadas juntas.

Essas mudanças são vistas como positivas, pois dão uma oportunidade para o aluno se preparar ainda mais para o exame, já que haverá um intervalo de uma semana entre as provas.

Em relação às mudanças do Enem 2017 que não dizem respeito à aplicação da redação, é importante ficar ciente de que os candidatos que não comparecerem ao exame perderão o direito à isenção no ano seguinte, caso a ausência não seja justificada.

Outra mudança definida pelo Ministério da Educação (MEC) é que o ranking esse ano será somente para alunos e não incluirá as escolas.

Além disso, o Enem 2017 não servirá como certificado do Ensino Médio.

Com tais mudanças vigentes, é preciso somente se organizar para fazer o exame da melhor forma possível.

New Call-to-action

Como eu devo proceder caso a mudança ocorra?

Bom, se a prova desse ano for temática, há uma série de dicas a serem seguidas para se dar bem na redação.

Leia cada dica com muita atenção e não deixe de colocá-las em prática!

Cuidados ao escrever a redação

Nesse caso, você não poderá plagiar o conteúdo exposto nas outras questões durante o desenvolvimento do seu texto, já que isso pode influenciar negativamente a nota da sua redação.

Então, mesmo que você se esqueça de onde tirou o segmento que se encaixa no seu texto, verifique se ele não se encontra no exame.

Contudo, a redação continuará com seu modelo padrão:

  • Dissertativa-argumentativa;
  • Tema específico;
  • Textos motivadores próprios;
  • Equivalente a 20% da nota da prova.

Se atente aos assuntos das questões

Como dissemos, uma prova temática pode relacionar a proposta da redação com os temas das questões.

Uma boa forma de tirar vantagem é utilizar as informações dadas nos enunciados para agregar conhecimento sobre o tema da redação e, assim, redigi-la com mais segurança.

Você não precisa, necessariamente, copiar os dados e os trechos da prova, já que isso resulta em negativações. Mas escrever sobre algo que você conhece dá maior segurança, o que pode ajudar a escrever um texto mais coeso e coerente.

Aprimore seu modelo de escrita

Não existe receita perfeita para a redação, pois os conteúdos propostos permitem discussões variadas e cada candidato possui seu próprio modelo de escrita.

Entretanto, estudar redação é um procedimento contínuo de aprendizagem e aperfeiçoamento. É preciso ter disposição para entender cada passo do seu desenvolvimento e, com isso, aprender da melhor forma.

Outra maneira de estudar para a redação do Enem é lendo os textos que tenham recebido nota mil nos anos anteriores e que foram expostos na internet para consulta.

Eles podem ser utilizados como um modelo e um exemplo a ser seguido pelo candidato, que deve observar neles os bons elementos incorporados pelo redator.

Conhecimento cultural é uma arma poderosa

Para se dar bem na redação, também é importante que você possua um bom repertório e aponte ao longo do texto algumas referências de confiança que possam fundamentar o seu ponto de vista — como um teórico ou um filósofo, por exemplo.

Assim sendo, em um teste temático, você terá fontes diversificadas para o seu conteúdo sem precisar parafrasear ou copiar passagens da prova.

Inclusive, essa é uma característica fundamental que esteve presente nas redações que atingiram nota mil nos últimos exames.

a-prova-do-enem-2017-sera-tematica-descubra-agora.gif

Capriche na elaboração do tema

É essencial ficar atento ao progresso do tema conforme você desenvolve o seu texto — ou seja, o foco dado à temática não deve se perder ao longo da dissertação.

No ano passado, por exemplo, quando a prova foi aplicada duas vezes, a redação da primeira aplicação exigia que os participantes indicassem caminhos para o combate à intolerância religiosa, enquanto que na prova seguinte, o tema era sobre caminhos para combater o racismo.

Em outras palavras, a ideia de um combate esteve presente nos dois casos, revelando o recorte e o foco que o aluno deveria dar ao texto.

As aulas de humanas podem ser o segredo para uma boa redação

É imprescindível estar atento às aulas de todas as matérias, claro, já que todas são importantes.

Mas não deixe de se atentar, sobretudo, às de humanas, pois são essas disciplinas que comumente são utilizadas como meio de interdisciplinaridade nas redações.

Além de que, serão essas as matérias dadas em conjunto da redação, o que te trará mais prioridade sobre o assunto. O ponto de relação entre essas duas áreas, Ciências Humanas e Linguagens, é usado por vários colégios como meio de triunfo.

Portanto, com todas essas novidades e considerações para melhorias, você conseguirá ótimos resultados na prova do Enem 2017 e, caso ela seja temática, se dará muito bem na redação!

Seguindo nossas dicas, prestando atenção nos estudos e entendendo as mudanças desse novo modelo, você com certeza conseguirá seu passe para um curso universitário. Continue estudando e boa sorte!

Curtiu nosso artigo informativo? Então, curta nossa página no Facebook e fique sabendo de novidades semelhantes!

New Call-to-action

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos