BLOG DA GRADUAÇÃO

A importância do teste vocacional para o seu futuro

Chegou a hora de você decidir seu futuro profissional. Mas será que você está preparado para tomar a decisão certa? Dentre todas as perguntas que envolvem os exames vestibulares, esta pode ser a questão mais difícil de se responder. Escolher a alternativa correta em meio a tantas opções não é tarefa fácil, mas você pode contar com ferramentas, como o teste vocacional, para te auxiliar nesta decisão. É claro que não existe uma fórmula pronta para traçar o melhor caminho para cada um, no entanto, se o teste for bem aplicado, pode contribuir para descartar as opções que não têm a ver com você e apontar possíveis direções de acordo com as suas qualidades e interesses.

Teste vocacional

Vale muito a pena investir nessa ferramenta para se conhecer melhor, aumentando as chances de você se dar bem em sua escolha profissional. Afinal, o mundo não precisa de profissionais frustrados, e sim de pessoas bem resolvidas com sua carreira, que estão fazendo o que gostam de verdade. Portanto, continue lendo este conteúdo e entenda melhor a importância de teste vocacional para o seu futuro.

Faça o download do material!

Como escolher um bom teste vocacional

Cuidado para não cair em armadilhas que só atrapalham na hora de escolher o curso certo! Um bom teste vocacional deve ser aplicado por um profissional capacitado, que atue na área educacional ou psicólogo especializado nessa área, ou seja, alguém que tenha conhecimentos e técnicas para conduzir um direcionamento profissional. Essa ferramenta deve ser utilizada de forma integrada a um processo de orientação vocacional mais amplo. É que testes superficiais podem atrapalhar, em vez de ajudar.

Mas não pense que os testes vão trabalhar sozinho a seu favor. O seu empenho nesse processo tem um peso enorme para chegar a um resultado satisfatório. Por isso, leve a sério essa ferramenta e analise bastante antes de responder às perguntas.

O que é analisado em um teste vocacional

O objetivo final de um teste vocacional é encontrar a área profissional que seja mais compatível com o perfil do estudante. No entanto, para se chegar a um direcionamento, serão realizadas perguntas que identifiquem características da personalidade do aluno, dosando sempre a realidade do mercado com as expectativas do indivíduo. Dessa forma, é possível observar e analisar situações, avaliando resultados e orientando sobre possíveis carreiras que combinem com o  jeito de pensar, sentir e agir da pessoa.

Já deu pra perceber que o direcionamento profissional é coisa séria e que um teste vocacional pode fazer toda a diferença para o seu futuro, né? Foi-se o tempo em que o estudante tinha meia dúzia de opções para escolher ou então era obrigado a seguir a carreira da família. As mudanças são para melhor, mas também é natural que você fique perdido em meio a tantas novas opções de carreira que o mercado oferece. Você não vai querer ficar pulando de curso em curso para conhecer todas elas, né? Então invista em um bom teste vocacional e siga na direção certa para alcançar os seus sonhos.

E se você quer acessar mais conteúdos relacionados ao tema continue navegando em nosso blog: confira aqui um post com 3 passos para escolher o curso certo!

New Call-to-action

Dicas

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.