BLOG DA GRADUAÇÃO

A importância da qualificação na gestão pública

A gestão pública é responsável, basicamente, por empregar os recursos públicos em benefício de toda a sociedade, sempre em busca de mais eficiência. Mas, para que esse resultado apareça, é preciso que os gestores invistam em qualificação profissional, com o intuito de otimizarem ao máximo sua atuação.

E se por acaso você está agora com uma enorme interrogação na cabeça, sem entender o porquê de tanto esforço para se atuar em um setor que é praticamente sinônimo de ineficiência e improviso, está na hora de rever seus conceitos! Sabia que, a cada dia, Estados e municípios buscam ampliar a geração de resultados e a inovação na administração pública? Para isso, nada melhor que qualificação! Quer saber mais? Então confira o post na íntegra:

Qualificação na Gestão Pública

Adequação ao panorama

O serviço público — burocrático e extremamente lento — é uma imagem que, a cada dia que passa, fica mais para trás. Atualmente, o cenário com organizações públicas completamente comprometidas em oferecer serviços eficientes está mais perto da realidade. É o caso, por exemplo, de instituições que investem em uma gestão de TI mais focada em resultados.

Entretanto, é somente com a qualificação que o gestor público consegue de fato acompanhar as mudanças desse mercado. Nesse sentido, é indispensável que os profissionais sejam não apenas qualificados, mas busquem por constantes especializações, a fim de se capacitar para oferecer uma gestão cada vez melhor, adaptada ao panorama que a administração pública necessita.

Demanda por qualificação

Essa mudança de visão acerca dos serviços públicos também faz com que, cada vez mais, os Estados e municípios partam em busca de inovação, consequentemente trazendo resultados melhores e, principalmente, profissionais capazes de esquematizar essa revolução.

Dessa forma, a busca por profissionais qualificados em Gestão Pública se torna cada vez maior, uma vez que apenas com o conhecimento adequado as atividades do setor público conseguem se deslanchar e atravessar barreiras burocráticas. Assim, quanto mais qualificado, maior é o diferencial. E esse destaque é essencial para quem almeja chegar ao cargo de gestor.

Baixar ebook

Eficiência na gestão

Um gestor público realmente qualificado consegue oferecer resultados muito mais relevantes. Com um curso superior na área, por exemplo, o profissional se torna hábil para:

  • Compreender todo o cenário econômico, político e legal;
  • Aplicar e desenvolver projetos com inovação e pesquisa científico-tecnológica nos processos de gestão;
  • Utilizar tecnologias de gestão que atendam às necessidades da sociedade e à melhoria da gestão;
  • Formular e implementar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional;
  • Difundir práticas de gestão inovadoras, embasadas nos princípios da administração pública e na ética profissional.

Dessa forma, mais do que apenas conhecer conceitos básicos de gestão, esses profissionais conseguem avaliar situações e panoramas completos, realizar negociações e encontrar oportunidades de crescimento com os recursos disponíveis. Isso leva a uma melhoria generalizada da gestão pública, gerando um efeito dominó de positividade por meio do qual diferentes setores públicos também se beneficiam.

Por essas e outras é que tudo começa com a qualificação dos gestores.

Otimização de resultados

Uma gestão de mais qualidade garante resultados melhores para toda a sociedade, que passa a desfrutar profundamente do que a gestão tem a oferecer. O aperfeiçoamento da gestão pública normalmente traz benefícios desde a infraestrutura, passando pelos transportes públicos e chegando até a saúde. Isso cria, inclusive, uma nova perspectiva da população em relação à gestão, com um nível melhor de aprovação.

Tudo isso acontece como consequência indireta da qualificação dos profissionais da área que, com mais preparo, treinamento e experiência possuem uma maior assertividade na sua atuação.

E para você, qual é a importância da qualificação? Já tinha parado para pensar melhor sobre esse assunto? Aproveite nosso espaço de comentários para deixar suas opiniões! E que tal aproveitar para conferir nossa receita para uma gestão pública de sucesso?

Baixar ebook

Gestao Publica

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.