BLOG DA GRADUAÇÃO

9 séries e filmes que todo administrador de empresas deve assistir

Independentemente do curso superior e da profissão que você deseja seguir, não é só dentro dos muros da faculdade que se pode aprender grandes ensinamentos e lições sobre sua futura carreira.

Com a grande expansão do mercado de séries e filmes nos últimos anos, juntamente com a popularização de canais de televisão pagos e softwares de streaming — afinal, quem aí não gosta da Netflix? — as possibilidades de aprender mais sobre sua profissão nas horas vagas aumentaram consideravelmente, não é mesmo?

E quando se fala de um administrador de empresas então, isso não poderia ser mais verdadeiro. Existe uma lista enorme de séries e filmes que abordam essa atividade profissional, seja nas questões financeiras, logísticas, de marketing, RH ou gestão. Tem para todos os gostos!

Então, por que não aliar diversão e conhecimento, escolhendo um filme ou uma série que te traga aspectos interessantes sobre a profissão de administrador de empresas para assistir na sua próxima folga?

No post de hoje, trazemos uma lista prontinha de 9 séries e filmes que todo administrador de empresas deveria assistir. Continue a leitura e escolha por qual começar!

9-series-e-filmes-que-todo-administrador-de-empresas-deve-assistir.jpg

Séries

1. The Office

Esta hilária série de comédia produzida pelo canal NBC retrata as situações do dia a dia dos funcionários de uma empresa fictícia, a Dunder Mifflin Paper Company, em formato de falso documentário (mockumentary). Além de conter cenas engraçadíssimas, é bem capaz que você se identifique com diversas situações vividas na rotina do escritório. Apesar de ter sido encerrada em 2013, após nove temporadas, The Office é uma excelente pedida!

2. House of Cards

Uma das produções mais aclamadas pela crítica nos últimos anos, House of Cards é uma séria produzida pela Netflix. A história gira em torno da vida (e das tramoias) de Frank Underwood (Kevin Spacey), que, após ficar extremamente contrariado por não ter sido nomeado Secretário de Estado, resolve sabotar a gestão do presidente dos Estados Unidos.

Ao assisti-la pode-se perceber claramente aspectos bastante importantes sobre liderança, política e gestão. A série está disponível na Netflix e já está em sua quarta temporada.

3. Mad Men

Como você imagina que seriam as relações de trabalho na década de 1960? E as ações empresariais voltadas ao marketing? Para ter essas perguntas respondidas, basta assistir à série Mad Men.

Aclamada por sua perfeita ambientação e rigor histórico, a produção conta a história de Don Drapper (Jon Hamm), o diretor de criação de uma agência de publicidade na década de 60. Temas como liderança e relações entre colegas de trabalho são abordados em uma narrativa extremamente excitante. Produzida pelo canal AMC, a série já está encerrada e conta com sete temporadas.

4. Suits

Produzida pelo canal de TV a cabo norte-americano USA, a série se passa em um escritório de advocacia de Nova York, e conta a história de Mike Ross (Patrick J. Adams), um estudante brilhante que abandonou a faculdade.

Depois de uma entrevista de emprego inesperada, Ross começa a trabalhar com o melhor advogado da cidade, Harvey Specter (Gabriel Match). O jovem começa a ascender profissionalmente até se tornar o braço direito do chefão. A série, que ainda está em exibição e tem seis temporadas, é superinteressante para quem deseja ter alguns insights sobre trabalho em equipe, hierarquia e o poder da autoconfiança.

Baixar ebook

Filmes

1. Wall Street — Poder e Cobiça

Lançado em 1987 e considerado um dos maiores êxitos do famoso diretor Oliver Stone, esse filme é uma ótima pedida para administradores. Ele narra a ascensão de um corretor que está disposto a fazer qualquer coisa — inclusive certas ações de caráter duvidoso — para alcançar o máximo sucesso em sua carreira profissional. Superimportante por levantar reflexões sobre até onde a ambição de alguém pode ir sem ferir a ética.

2. O Poderoso Chefão

Este mais do que clássico filme de Francis Ford Coppola conta a história da famosa família de mafiosos Corleone, de 1945 a 1955. O filme conta com um elenco de peso (com Al Pacino e Marlon Brando, para começar) e ensina valiosas lições sobre a importância do networking.

3. O Informante

O Informante, filme de 1999 dirigido por Michael Mann, narra a trajetória de um alto executivo da indústria do tabaco, que, após sair da empresa onde trabalhava, resolve soltar todos os "podres" do ramo. Baseado em uma história real, o filme é uma aula sobre ética dentro do mundo corporativo.

4. Cidadão Kane

Esse é mais um da lista de clássicos do cinema. Cidadão Kane narra a história de um jornalista responsável por investigar o significado da última palavra pronunciada por um magnata do mercado editorial antes de sua morte: "Rosebud". Lançado em 1941 e dirigido pelo grande Orson Welles, o longa aborda temas bastante delicados, como ética e sacrifícios realizados na esfera profissional.

5. A Felicidade Não se Compra

Fechando a lista de séries e filmes que todo administrador de empresas deve assistir, temos o filme mais famoso do diretor Frank Capra, lançado em 1946. A Felicidade Não se Compra narra a história de George Bailey (James Stewart), um homem de negócios influente que, em um belo dia, recebe a visita de um anjo.

O anjo mostra então a Bailey como seria a vida no planeta caso ele nunca tivesse existido. É claro que a visão é um choque para o grande empresário — e, com certeza, levará você a se perguntar se realmente é só o dinheiro o que importa nessa vida.

E aí, gostou da nossa lista de séries e filmes que todo o administrador de empresas deve ver? Então, aproveite para curtir a nossa fanpage, e receba em primeira mão todos os conteúdos do nosso blog diretamente na sua timeline!

Baixar ebook

Administracao

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.