BLOG DA GRADUAÇÃO

9 livros que podem mudar sua visão sobre Gestão Financeira

Postado por Bruno Soares de Abreu

O atual cenário econômico do Brasil exige que cada vez mais os profissionais de finanças estejam sempre muito bem preparados. A faculdade ajuda nas competências e habilidades fundamentais para formar um gestor financeiro competente, porém, para que ele consiga se destacar, ele precisa estar preparado para lidar com os mais diversos desafios em sua trajetória. E não há nada melhor para encarar isso, resolvendo os problemas da maneira mais adequada possível, do que ter uma gama de referências, estudos e pesquisas na área.

Para auxiliar nessa etapa, selecionamos 9 livros que irão mudar a sua visão sobre Gestão Financeira. Acompanhe e não se esqueça de comentar!

Livros gestão financeira

1. Quem Pensa Enriquece, de Napoleon Hill

O título já diz tudo: quem pensa enriquece! É nessa linha de escrita que Napoleon Hill conduz seu best-seller. São quase 20 anos de pesquisa e acompanhamento de ascensões de 500 das maiores fortunas já existentes. O autor reuni 15 principais características de grandes nomes e te ensina, de uma maneira clara, algumas chaves para o sucesso financeiro.

2. Saia da Crise, de Edwards Deming

Edwards Deming é um autor obrigatório para aqueles que desejam aprender grandes lições em Administração Financeira. O autor passeia por sua teoria constituída em 14 pontos da Gestão da Qualidade. Por causa dessa visão, ele foi responsável pela revolução na manufatura japonesa nos anos 60.

3. Gestão Financeira – Ênfase em Aplicações e Casos Nacionais, de Rodney Wernke

De maneira prática, o título aborda vários conceitos importantes e aplicações para a Gestão Financeira. O livro se torna um grande manual de referência para gestores, pois ele contextualiza todo seu conteúdo com casos nacionais.

As vantagens competitivas do tecnólogo em Gestão Financeira - UNIPE

 

4. A Vantagem Competitiva das Nações, de Michael Porter

Quer impulsionar a economia de um país? Porter é a melhor opção! Nesse livro, você aprenderá quais são e como se comportam as quatro determinantes da competitividade nacional, e como elas influenciam a economia de um país.

5. Princípios de Administração Financeira, de Lawrence Gitman

De maneira clara e didática, Lawrence Gitman explica a influência de fatores financeiros como as taxas de juros, o mercado de ações e outras questões relacionadas à administração financeira, em nossa vida pessoal e profissional.

6. Orçamento Empresarial Integrado, de Pedro Schubert

Quer aprender como elaborar um orçamento empresarial de forma clara e didática? Pedro Schubert pode te ajudar. No livro, o autor demonstra o resultado do exercício, do fluxo de caixa e do balanço patrimonial de maneira simples e objetiva, sendo bem realista quanto à saúde da empresa.

7. A Meta – Um Processo de Melhoria Contínua, de Eliyahu Goldratt

Como o próprio nome sugere, esse livro trata de uma história de um gestor, Alex Rogo, personagem principal, que tem um prazo de 3 meses para transformar um modelo industrial que não gera lucro em uma operação eficiente. Se você quer aprender técnicas para melhorar a sua capacidade como gestor financeiro, esse livro é o ideal para você.

8. Gestão de Custos e Formação de Preços, de Alexy Dobois, Luciana Kulpa e Luiz Eurico de Souza

Se você precisa administrar inúmeras contas dentro de uma empresa, esse livro te auxiliará a detalhar da melhor maneira as finanças de seu negócio. Nele você encontra mais de 150 exercícios para colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a leitura. Sem contar que ele é dividido em tópicos como: a gestão de custos, divisão de grupos de gastos, cálculo de preços e cálculo de margens, o que contribui para a leitura e para o aprendizado.

9. A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Você tem um perfil investidor, mas ainda não sabe em qual mercado inserir seu capital? O livro de W. Chan Kim e Renée Mauborgne ensina como investir em mercados inexplorados. De acordo com eles, é mais viável criar estratégias inovadoras e desbravar os “oceanos azuis” do que concorrer com inúmeras empresas no “oceano vermelho”. Um dos seus principais ensinamentos é: “não concorra com os rivais — torne-os irrelevantes”.

Gostou da nossa seleção? Tem mais alguma obra para complementar nossa lista? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos que cursam ou desejam cursar Gestão Financeira. Sem dúvida alguma dessas obras vão ajudá-los a se tornarem melhores profissionais. Conte para nós a sua opinião!

As vantagens competitivas do tecnólogo em Gestão Financeira - UNIPE

Gestao Financeira

Bruno Soares de Abreu

Bruno Soares de Abreu

Bruno Soares é graduado em Economia pela Universidade Federal de Campina Grande pela UFCG, Doutor em Recursos Naturais pela UFCG. Especialista em Gestão e Análise Ambiental, Economia e Desenvolvimento Sustentável e Gestão da Agroindústria Sucro-Alcooleira. Por ser extremamente dinâmico, atualmente, Bruno é coordenador dos cursos de Gestão Financeira e Gestão Ambiental no Unipê.