BLOG DA GRADUAÇÃO

9 dicas sobre o que fazer no dia do Enem para que tudo corra bem

Você estudou, pesquisou, dedicou seu tempo e esforço na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas não, isso não é suficiente. Saiba, neste post, o que fazer no dia do Enem para não prejudicar o seu desempenho nos dias tão esperados em que você realizará as provas.

O exame, afinal, é muito minucioso, cheio de regras que ficam mais exigentes a cada ano. Lembre-se que o Enem já foi vítima de diversas tentativas de fraude, em seus 20 anos de existência. Além disso, você deve cuidar do seu bem estar para conseguir responder as questões e redigir a redação com sucesso. Mas não entre em pânicos: este post lhe ajudará na tarefa de chegar no Enem com tranquilidade e ordem. Continue lendo!

9-dicas-sobre-o-que-fazer-no-dia-do-enem-para-que-tudo-corra-bem

O que fazer antes?

1. Preparar resumos objetivos

Ao longo de sua jornada de estudo, aproveite cada lição para elaborar um resumo por matéria. Mas ele precisa ser objetivo, visual e fácil de ser consultado. Esse material terá um uso muito importante: revisão nas vésperas da prova.

Que não adianta deixar tudo para a última hora, você já sabe. Porém, revisar os conteúdos na sexta ou sábado antes da prova é muito saudável, porque ajudará você a fixar aqueles detalhes da matéria que ficaram despercebidos. Portanto, vá elaborando os resumos gradativamente e reserve-os para a revisão antes da prova!

2. Ler o edital, solucionar dúvidas e acompanhar tudo sobre a prova

O Enem é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação. Fique ligado nos canais oficiais de informação sobre a edição atual do Enem. Caso haja alguma mudança, é por lá que será divulgado e esclarecido.

Além disso, leia o edital. Pode parecer tedioso, mas é importante para que você saiba todos os detalhes com precisão. Se tiver alguma dúvida, procure os canais oficiais do Inep e solucione o quanto antes.

New Call-to-action

Chegou a semana do Enem, e agora?

3. Faça exercícios físicos e se alimente corretamente

Exercícios liberam endorfina e trazem sensação de bem-estar. Já uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras e alimentos nutritivos proporcionam força e disposição para enfrentar a maratona de horas no Enem.

Comece a preparação com antecedência, para garantir saúde e bem-estar nos dias de prova. E é claro, nos domingos de Enem, mantenha uma rotina regrada. E, muito importante: não esqueça de dormir bem neste período.

4. Teste o caminho até o local da prova

Você acompanha na internet o "show dos atrasados do Enem", não é mesmo? E não quer ser mais um deles? Então não há escolha senão verificar o caminho até o local de prova e testá-lo, com antecedência.

Você pode pensar "mas é em uma escola que eu conheço, passo lá todo dia, não preciso fazer isso". Porém lembre-se que serão muitas outras pessoas rumando para o mesmo endereço com você. Como ficam as condições de trânsito no entorno? Você vai a pé, de carona, de transporte público, de aplicativo? Todos os cenários devem ser considerados.

Os horários de abertura e fechamento dos portões são muito rigorosos por ordem da coordenação do Enem. Portanto, não tem jeito: avalie antes e busque a melhor forma de se locomover até a prova para evitar ficar atrás das grades (do lado de fora).

Olho no calendário, vem o sábado pré-Enem: o que fazer?

5. Tranquilizar a mente

A ansiedade é normal e esperada. Afinal, o dia está chegando e você tem uma bateria de questões exigentes esperando que você as responda nas provas do Enem. A cobrança pelo ingresso no ensino superior também pode ser pesada. Famílias e amigos provavelmente estão esperando um bom resultado, ansiosamente.

E, mais do que tudo, é normal que você fique apreensivo também. Portanto, a ordem na chegada da véspera da prova é relaxar. Seja dando uma caminhada despreocupada, se ocupando com algum hobby que seja leve e sem muitas exigências. Você também pode meditar, assistir a um filme ou simplesmente ficar quieto, sem fazer ou se preocupar com muito.

Esses momentos ajudam a aliviar a tensão, o que vai ajudar a clareza de pensamentos e a motivação para enfrentar as provas. Mas cuidado: não vá relaxar tanto a ponto de se dispersar e ter dificuldades para se concentrar durante a solução das questões. A palavra-chave aqui é equilíbrio. Você vai precisar disso na sua jornada como estudante e profissional. O Enem é um bom ensaio.

9-dicas-sobre-o-que-fazer-no-dia-do-enem-para-que-tudo-corra-bem

6. Separe os materiais e documentos

Nem pense em deixar para separar o documento de identidade, providenciar as canetas pretas, escolher um lanche ou conferir o cartão do candidato na manhã do domingo. Isso é tarefa para a véspera da prova.

Esquecer a identidade ou levar uma caneta azul sem querer são hipóteses simplesmente inadmissíveis. Não vá perder meses, até anos, de esforço, por um descuido desses.

Chegou o grande dia, e agora?

7. Tome água

Água hidrata, faz o organismo funcionar melhor e ajuda a relaxar. Copinhos de água são permitidos na prova. Não esqueça o seu. Apenas cuidado para não tomar tanto a ponto de precisar ir ao banheiro repetidas vezes. Isso tirará tempo de prova.

8. Confira a prova e o cartão resposta

Primeira coisa ao receber a prova: conferir seus dados no caderno de questões e no cartão resposta. Não esqueça, pois não adiantará reclamar depois se algo sair errado. E muito cuidado ao passar as respostas para o cartão ótico. Sim, é chato. Mas qualquer deslize pode valer muitos pontos.

9. Faça a prova com afinco e acredite em você mesmo

Se dedique às questões. Elabore a melhor redação da sua vida. Acredite em você, faça jus ao seu esforço e coloque em prática tudo que aprendeu. Na hora da prova, é só você e o seu conhecimento. Faça valer todo o esforço.

Portanto, seguindo essas 9 dicas, não há motivos para se preocupar sobre o que fazer no dia do ENEM, não é verdade? Lembre-se, essa é uma prova muito importante, mas não é o fim do mundo caso você não atinja a nota esperada, certo? A sua saúde mental é o mais importante!

Que tal guardar este post como uma espécie de "checklist" pré-Enem? Assim, você não esquecerá nenhum detalhe sobre o que fazer no dia do Enem! Quer ler mais conteúdos como esse? Então curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização!

New Call-to-action

ENEM

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

MAIS LIDOS