BLOG DA GRADUAÇÃO

9 atributos que todo gestor de RH precisa ter

As pessoas são, sem sombra de dúvidas, os recursos mais valiosos de uma organização. São elas que planejam as ações estratégias e operacionais em uma empresa, fazendo com que ela prospere e aumente o seu capital financeiro. Por ser um bem tão importante, a função de administrar e zelar por essas pessoas precisa ser realizada por um profissional que compreenda a natureza das organizações e ao mesmo tempo saiba potencializar as habilidades de seus colaboradores, ou seja, por um gestor de RH

Se você está interessado em seguir esta carreira, esse texto foi pensado em você! Nele, listaremos 9 importantes atributos que todo gestor de Recursos Humanos precisa ter. Conheça o perfil desse profissional agora mesmo!

gestor de RH

Paixão por pessoas

O gestor de Recursos Humanos é responsável por zelar pelas necessidades e obrigações de todo quadro de funcionários de uma empresa. Nesse sentido, precisa gostar de conviver e trabalhar com pessoas. Ser apaixonado pela humanidade das pessoas — seus defeitos, qualidades, dores e emoções — faz com que o trabalho desse profissional seja muito mais eficiente e íntegro.

Sabedoria

O bom senso é uma atribuição extremamente necessária para o gestor de RH, afinal, ele precisa ter muita sabedoria para conseguir equilibrar as decisões, os julgamentos e as situações delicadas dentro de uma empresa. Por lidar constantemente com pessoas, processos, regras e normas de conduta, deve ter a capacidade de fazer escolhas sensatas e inteligentes, sempre com cautela e equilíbrio.

Espírito de liderança

Para gerenciar pessoas você vai precisar exercitar bastante o seu espírito de liderança. Isso significa que você precisará conquistar a confiança e a simpatia dos colaboradores, para só então atuar de forma estratégica e integrada aos objetivos da empresa.

Vale lembrar que o bom líder é aquele que inspira as pessoas, por isso para ter sucesso nessa carreira, você precisa acreditar no trabalho que desempenha, com otimismo e foco no futuro e nas soluções dos problemas.

Habilidade comunicativa

Com tanta responsabilidade em suas mãos, é fundamental que o gestor de Recursos Humanos possua uma notável habilidade de se comunicar com as pessoas. Isso, porém, significa muito mais do que gostar de se comunicar. Você precisa ser muito bem-sucedido na arte de transmitir uma mensagem aos receptores, no caso dos gestores de RH, comunicar demissões, notificações, admissões e, claro, promoções.

Pode parecer que essas são notícias simples de entregar, entretanto elas dependem, igualmente, das emoções das pessoas que estão recebendo e enviando a mensagem.

Serenidade

Para conseguir passar uma mensagem positiva e autoconfiante aos colaboradores, o gestor de RH precisa ter serenidade tanto no seu jeito de falar, como no seu jeito de agir e pensar. Ser sereno é importante para entender o momento de ouvir e o momento de falar. Afinal, esse profissional precisa compreender, constantemente, todo o contexto por trás das palavras: as emoções, os pensamentos, as histórias e as particularidades de cada um.

Baixar ebook

Atenção aos detalhes

Nos recrutamentos, seleções e, claro, no dia a dia, o gestor de RH deve ser extremamente observador, enxergando, principalmente, os pequenos detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos. Um profissional, quando insatisfeito, dá sinais sutis do seu desânimo. É papel do profissional de Recursos Humanos notar essas mudanças de atitudes e criar estratégias para contornar problemas e manter a motivação de todos.

O olhar atento é importante também para perceber, nas entrevistas e treinamentos, detalhes importante sobre o comportamento dos colaboradores de uma empresa. Um gestor de Recursos Humanos alerto consegue saber quando um funcionário está mentindo, falando a verdade, se sentindo ameaçado ou intimidado, e sabe como se portar em cada uma das situações.

Raciocínio lógico

O ambiente corporativo é extremamente inconstante. Por exemplo, hoje o clima pode estar super tranquilo, mas pode ser que amanhã uma crise se instale e gere insatisfações em vários outros setores. Nesse cenário, o gestor de RH deve ter raciocínio rápido e criativo para encontrar as melhores soluções e antecipar os possíveis problemas.

Pensamento estratégico

Cada vez mais o profissional de Recursos Humanos tem sido essencial na tomada de decisões estratégicas das empresas. Isso porque esse profissional ganhou novas funções e maiores responsabilidades dentro das organizações.

Antes, apenas os assuntos burocráticos estavam ao seu alcance. Atualmente, sua participação é decisiva até mesmo na definição do posicionamento da empresa. Por isso esse profissional precisa conseguir ver as pessoas como peças fundamentais de um plano bem maior, ou seja, precisa observar as pessoas individual e coletivamente, sempre pensando nos propósitos da companhia.

Visão ampla dos negócios

Para trabalhar de acordo com os objetivos da instituição, o gestor de Recursos Humanos precisa estar profundamente alinhado com os valores e metas da organização. Pois só assim poderá compreender, difundir ideais e encontrar ou potencializar os talentos daquele ambiente.

E você, tem todas os atributos necessários para ser um gestor de Recursos Humanos de sucesso? Já pensou em fazer o curso de Gestão de RH? Compartilhe com a gente a suas opiniões e anseios sobre o assunto!

Baixar ebook

Gestao de Recursos Humanos

Jane Kelly Batista Ramalho

Jane Kelly Batista Ramalho

Jane Kelly é organizada, determinada e muito responsável. Formou-se em 2011 pela Universidade Federal da Paraíba. É jovem e vibrou bastante quando conseguiu concluir o mestrado antes da data prevista. Atualmente é coordenadora do curso de Ciências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos no Unipê. É apaixonada por seus estudos, sua carreira e handebol de quadra.