BLOG DA GRADUAÇÃO

8 coisas que você deve saber antes de ingressar na faculdade de engenharia civil

Quem está no terceiro ano do ensino médio (ou no cursinho) sabe que este é um momento de grandes dúvidas e incertezas. A escolha de um curso superior depende de habilidades individuais e do que você espera para o seu futuro profissional.

E ninguém quer se prolongar na decisão ou optar por algo que gerará arrependimentos posteriormente, não é mesmo?

Se você pretende ingressar na faculdade de engenharia civil, existe uma série de coisas que você precisa saber. Para ajudá-lo, contamos quais são elas no texto a seguir. Continue a leitura e confira agora mesmo!

8-coisas-que-voce-deve-saber-antes-de-ingressar-na-faculdade-de-engenharia-civil.jpg

1. Saiba em qual categoria se encaixa o curso de engenharia civil

Você sabia que existem três modalidades de ensino superior de graduação? Cada uma delas tem uma finalidade bem específica. Saiba um pouco mais sobre elas.

Licenciatura

Tem duração entre 4 e 5 anos e tem como finalidade formar professores para o ensino fundamental e médio. Em um curso de licenciatura, além das matérias usuais, o aluno também terá disciplinas de didática, instrumentação e várias outras relacionadas à educação.

Bacharelado

É o curso superior mais tradicional e generalista. O bacharel possui uma formação teórica e prática mais ampla dentro da área escolhida. Muitas vezes, é aconselhável que o aluno faça uma pós-graduação para se tornar cada vez mais especializado. O bacharelado tem duração entre 4 e 6 anos e o curso de engenharia civil é deste tipo.

Tecnológico

Tem duração entre 2 e 3 anos. Este tipo de graduação é menos abrangente que o bacharelado e tem maior foco em áreas científicas e tecnológicas. Cuidado para não confundir com a expressão tecnólogo que, na verdade, refere-se à pessoa graduada em um curso dessa modalidade.  

2. Gostar de disciplinas exatas é primordial

Como em qualquer outra engenharia, o foco aqui é Física e Matemática, não há como escapar destas temidas (mas, muitas vezes, adoradas) matérias exatas.

O curso inicia com disciplinas básicas de cálculos, fundamentos de Física e um pouco de computação. Os primeiros períodos servem de base para que o aluno possa evoluir para as matérias do ciclo profissional, que serão mais voltadas, especificamente, para a área de Engenharia Civil, tais como: Sistemas Estruturais; Materiais de Construção Civil; Projetos de Edificações e Instalações Elétricas.

Baixar ebook

3. Descubra como você pode ingressar no curso

O processo seletivo de entrada em uma faculdade consiste na escolha do curso e em uma avaliação da sua nota na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O Enem abrange as grandes áreas do conhecimento e inclui a elaboração de uma redação.

Portanto, se você quiser se dar bem nessa prova, estude bastante, faça um bom cursinho, tire todas as suas dúvidas e mantenha-se informado sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

4. Tenha confiança na escolha da faculdade

Uma boa faculdade é aquela que oferece aos alunos uma educação de qualidade, com professores capacitados e atualizados, juntamente com uma estrutura adequada, para que as aulas aconteçam de forma instigante.

Para que o curso de engenharia civil seja adequado para a sua formação, busque uma faculdade que seja reconhecida pelo Ministério da Educação e que possua laboratórios equipados com instrumentos de última geração, pois isso pode fazer toda a diferença no seu aprendizado.

5. Saiba como funcionam os financiamentos estudantis

Quer entrar em uma faculdade, mas não sabe como arcar com seus custos? Não se desespere, existem diversas formas de contornar essa dificuldade.

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é uma das maneiras de se obter um financiamento estudantil por meio de um programa do Ministério da Educação. Porém, fique atento às regras deste programa, que costumam mudar constantemente.

Outra saída é buscar um financiamento de empresas privadas e até mesmo da própria faculdade.

6. Realizar um intercâmbio pode ser um diferencial

Se você cogita realizar um intercâmbio durante a graduação, não pense duas vezes! Sem dúvida, esta será uma das experiências mais incríveis que você poderá vivenciar nesta época da vida.

Além de conseguir aperfeiçoar o conhecimento de outro idioma, estar imerso em uma nova cultura e novos hábitos fará você crescer como pessoa. Essa bagagem pode influenciar diretamente as suas conquistas e em como você vai se comportar como futuro profissional.

As empresas que contratam profissionais de engenharia civil tendem a optar por pessoas que tiveram contato com este tipo de experiência.

8-coisas-que-voce-deve-saber-antes-de-ingressar-na-faculdade-de-engenharia-civil.gif

7. Aprenda a se destacar

Além da experiência de um intercâmbio, a faculdade pode lhe oferecer muitas outras oportunidades. Estas vivências são importantes para você se destacar no mercado de trabalho e para a ampliação dos seus conhecimentos.

Não deixe de participar de congressos e eventos oferecidos por diversas organizações, faça visitas técnicas e tenha uma boa rede de relacionamentos, o famoso “networking”.

Além do estágio em empresas, você pode fazer uma iniciação científica na própria faculdade para vivenciar de perto as últimas pesquisas da área de construção civil. Fazer um bom curso de Excel avançado e Autocad podem fazer com que você se torne um profissional diferenciado.

E, claro, nunca deixe de estudar inglês!

8. Tenha consciência sobre o mercado de trabalho

O mercado de trabalho para um engenheiro civil está quase sempre aquecido, haja vista que a sua área de atuação é muito ampla. Quem faz faculdade de engenharia civil pode atuar em construção civil, hidráulica e recursos hídricos, infraestrutura e transporte, saneamento, gerência de recursos prediais e estruturas e fundações.

As empresas buscam profissionais aptos a trabalhar em equipe e com eficiência, comprometidos com a qualidade e a ética dos seus serviços.

O futuro da engenharia civil

Muitas faculdades têm oferecido o curso de Engenharia Civil, mas não se iluda. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, então tenha certeza de que fez a escolha certa na hora de selecionar a sua faculdade. As empresas atuais buscam profissionais bem preparados e que possuem diferenciais ao longo de sua formação.

Ficou animado? Não é para menos, a experiência vivida em um curso de graduação é única e para a vida toda. Se você se dedicar e tiver bastante empenho, com certeza terá um lugar de destaque no mercado de trabalho e será reconhecido por todos à sua volta.

Gostou das nossas dicas sobre o que você deve saber antes de ingressar na faculdade de engenharia civil? Então curta agora mesmo a nossa página do facebook para ter acesso a todas estas informações e muito mais!

Baixar ebook

Engenharia Civil

Antônio da Silva Sobrinho Júnior

Antônio da Silva Sobrinho Júnior

Doutor em Engenharia Mecânica pela UFPB, o prof. Antonio Sobrinho é engenheiro civil do quadro efetivo da Universidade Federal da Paraíba, atuando nas áreas de Construção Civil, Fiscalização de Obras, Orçamentos, Projetos, Materiais e Estruturas. Ele fez mestrado em Engenharia Urbana e concluiu sua graduação em Engenharia Civil, também pela UFPB.

MAIS LIDOS