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7 qualidades que todo profissional de Gestão Pública deve ter

A administração pública exige cada vez mais que os gestores do país sejam profissionais capacitados para enfrentar todo o tipo de dificuldade, algo frequente quando se pensa na gestão da máquina pública. O curso de Gestão Pública surgiu da iniciativa de educadores que sentiram a necessidade de dar o devido conhecimento aos interessados em fazer parte do seleto grupo que gerencia o país em todas as suas estâncias, desde as autarquias municipais até a Presidência da República.

O gestor público capacitado é aquele que possui diversas qualidades que são fundamentais para o bom exercício da profissão. Quer conhecer algumas delas? Veja no post a seguir sete qualidades que todo profissional de gestão pública de sucesso deve ter!

Gestor público

1. Atualização

Políticas públicas que são modelo de gestão podem ser encontradas aplicadas na administração de diversos países, em estudos de sociologia, economia e tantas outras ciências que se importam com a sociedade e a sua organização.

O profissional de gestão pública precisa estar antenado com as novas diretrizes que toma a administração pública e se atualizar em busca das técnicas necessárias para realizar um bom trabalho.

2. Eloquência e carisma

A eloquência é a arte de saber se comunicar. Essa capacidade de se expressar não é algo necessário apenas para os políticos. Os bons gestores, seja em instituições públicas ou privadas, são aqueles que exercem liderança e comandam por meio do diálogo. A arte de saber se comunicar depende também do carisma de um profissional, ou seja, a habilidade de cativar as pessoas através da sua essência.

3. Liderança

Ser um líder significa muito mais do que simplesmesnte comandar pessoas. Nem sempre um líder nato se encontra em uma posição elevada em seu trabalho. Como já dissemos acima, a liderança é fruto da comunicação, da transparência e da capacidade de organizar equipes e processos.

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4. Preocupação social

Enxergar o Estado à frente das suas instituições é primordial para ser um gestor de sucesso, pois além de se preocupar com o aspecto social do trabalho, ele também precisa entender qual o impacto de suas ações na melhoria do país.

A gestão pública surgiu da ideia de transpor as melhores práticas da administração de empresas particulares para o setor público e uma dessas "boas ideias" é a preocupação, cada vez mais crescente, com o ser humano e com o protagonismo social. 

5. Organização

O gestor público responsável e competente sabe que o bom trabalho passa pela organização, seja ela de suas tarefas do expediente como de seus compromissos pessoais.

Ser organizado não é necessariamente uma regra dentre os gestores, afinal, existem diversos profissionais de qualidade, que não possuem o dom da ordem, porém a gestão, esta sim, precisa ser alinhada e organizada da melhor maneira possível, compreendendo todas as demandas de maneira ordenada, evitando o conflito de processos.

6. Serenidade

Tomar decisões, definir planos de ação sociais ou econômicos e lidar com a oposição: estes são alguns cenários de tensão frequentes na vida de um gestor público. A pressão política e a necessidade de resultados e melhorias criam um ambiente no qual é preciso manter a cabeça fria e objetiva, sem deixar que as emoções, irritações ou cansaço tomem conta das suas decisões.

Manter a calma em momentos cruciais e saber lidar com todas as dificuldades de maneira madura são então reflexos de um profissional sereno.

7. Honestidade

Por mais desanimador que seja o cenário de honestidade política no país, para melhorar a gestão pública em todos os seus vieses, é necessário contar com gestores modernos e conscientes de suas responsabilidades. E essa consciência passa pela honestidade, afinal, é preciso buscar sempre a transparência quando o assunto é administração pública.

Um grande gestor público sabe das dificuldades da profissão e procura melhorar os seus hábitos a fim de aprimorar também o seu trabalho e a realidade de sua empresa. O curso superior em Gestão Pública surgiu com o intuito de construir cidadãos conscientes das demandas do Estado e da necessidade do próprio Governo em incorporar profissionais conscientes.

E então, ficou com alguma dúvida sobre a profissão de gestor público ou sobre o curso de Gestão Pública? Entre em contato conosco pelos comentários! Aproveite para deixar sua opinião sobre os gestores públicos e quais são as qualidades que você acha que um bom gestor deve ter!

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Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

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