BLOG DA GRADUAÇÃO

7 motivos para fazer administração de empresas

Você está prestes a se formar no Ensino Médio e não sabe qual curso escolher na inscrição do vestibular? Esse costuma ser um dos maiores pesadelos dos jovens aspirantes à graduação.

Muitas dúvidas e influências permeiam essa escolha: você pode ter se apaixonado por uma matéria que estudou, pode ser influenciado pela profissão de pessoas próximas, como seus familiares e amigos, pode ser super antenado no mercado de trabalho ou até mesmo ter se inspirado em um filme, aquela série que você ama ou um livro.

O curso de Administração é a escolha de muitos jovens e também de muitas pessoas que buscam um novo título.

Neste post, vamos mostrar sete motivos pelos quais fazer Administração de Empresas pode ser uma jogada de mestre para lhe garantir um futuro profissional promissor.

7-motivos-para-fazer-administracao-de-empresas.jpg

1. É um curso multidisciplinar

Você adora aprender como vários conteúdos que você estuda separadamente se conectam? Essa multidisciplinaridade é fator bastante presente na Administração de Empresas.

O bom administrador procura entender um pouco de tudo que influencia seu ambiente de trabalho e os negócios, e isso envolve saber lidar com pessoas, entender a cultura local, idas e vindas da economia, logística, situação política, controladoria, gestão, marketing, planejamento, etc.

Além disso, dependendo do segmento em que o administrador trabalha, se o campo de atuação é uma multinacional ou uma empresa de produtos de exportação, por exemplo, é necessário entender muito bem destes e de outros fatores em esferas globais.

2. Tem amplo mercado de trabalho

Você já deve ter percebido que muitas instituições oferecem cursos de Administração de Empresas com alguma ênfase, não é mesmo? Em hotelaria, em comércio exterior, marketing, recursos humanos, dentre outros, e você sabe o porquê? Isso é só mais um item que mostra a diversidade de áreas em que o administrador pode atuar.

Você pode se formar em algum curso destes com ênfase, como se já se especializasse nessas áreas durante a graduação, ou optar por uma formação geral. Independentemente da sua escolha, o administrador de empresas pode atuar em companhias de qualquer segmento e de qualquer porte, tendo o mercado de trabalho bastante amplo.

3. Possui muitas vagas em concursos públicos

O sonho de muitos brasileiros são os grandes cargos conquistados com os concursos públicos. Não importa se o que os motiva são os altos salários, a estabilidade ou o status, existem tantas possibilidades de carreira para administradores no setor público que fazer Administração de Empresas é uma excelente opção se a única certeza que você tem é que quer ser funcionário do governo.

Esse horizonte profissional é tão promissor e interessante que já existem, atualmente, universidades públicas ofertando cursos de graduação em Administração Pública, que é a área específica voltada para o setor público.

Baixar ebook

4. Oferta várias opções de Pós-Graduação

O administrador pode, após se graduar, buscar pós-graduações tanto na área técnica quanto na área acadêmica e, assim, são infinitas as possibilidades de continuar os estudos.

Se o profissional trabalha em um banco, por exemplo, talvez seja excelente buscar uma especialização em mercado financeiro ou economia; se trabalha com recursos humanos, comportamento organizacional ou psicologia, uma boa opção são os MBAs em Gestão Empresarial e de Negócios, que aprofundam o conhecimento em aspectos chaves desses segmentos.

O que é importante ressaltar aqui é que, devido à multidisciplinariedade da formação do administrador de empresas, este profissional pode decidir seguir cursos de pós-graduação em áreas correlatas à sua formação ou não, buscando aperfeiçoamento técnico ou até seguir carreira como pesquisador ou professor de grandes universidades.

5. Desenvolve a liderança, trabalho em equipe e gestão

Se você planeja ser da alta gerência de uma grande multinacional, você vai sair muitos passos na frente de qualquer outro profissional com uma formação diferente após fazer Administração de Empresas. O curso é oferecido de forma a desenvolver suas capacidades críticas em relação ao bom funcionamento de uma empresa em todos os seus níveis.

Para tanto, você será arduamente treinado a trabalhar em equipe, buscar o melhor caminho para solucionar problemas, avaliar os riscos, otimizar o uso de recursos, estudar as melhores teorias que podem ser aplicadas a uma situação, etc.

Aprenderá como avaliar as situações de forma micro e macro, pontualmente e sistemicamente. Todo esse trabalho fará com que você tenha desenvolvido excelentes capacidades de liderança, posturas gerenciais e trabalho em equipe.

6. Possibilita conhecimento amplo

Fazer Administração de Empresas não só é uma excelente escolha do ponto de vista profissional, mas também do pessoal, uma vez que todo o conhecimento adquirido pode ser aplicado em situações cotidianas da sua vida.

Para o administrador de empresas é natural saber utilizar seu tempo da melhor maneira possível, seja para o trabalho ou para o lazer, equilibrar e se planejar sobre as contas de casa, entender melhor como as relações humanas podem influenciar no trabalho e, ainda, num encontro de amigos, encontrar soluções para diversos conflitos.

7. Lida com capacitação e coaching

Vários são os administradores que se dedicam a ajudar outros profissionais a gerenciarem melhor sua carreira. Essa prática é conhecida como coaching e vem se tornando cada vez mais comum.

Seja por meio de palestras, workshops, minicursos ou atendimentos personalizados, o administrador que optar por este ramo de trabalho irá lidar diretamente com a capacitação de outras pessoas e profissionais em pontos de interesse da administração de forma a entenderem e otimizarem suas funções.

Estes foram os sete pontos que achamos importante ressaltar sobre a escolha de fazer Administração de Empresas, mas a lista é enorme!

Agora que o curso atraiu sua atenção, faça uma pesquisa na internet, converse com profissionais da área para saber o que eles fazem, agende uma visita a uma universidade para conversar com alguns professores e saber mais sobre o curso, enfim, procure se informar se ele tem o perfil que você procura para sua formação.

Lembre-se que, por mais vantajosa que possa parecer uma profissão, ela deve alinhar-se às suas expectativas e personalidades para que você desempenhe seu trabalho de maneira eficaz e confortável.

Gostou desse artigo? Conta pra gente nos comentários.

Baixar ebook

Administracao, empresas, administração de empresas