ENEM

7 maneiras que você pode usar a nota do Enem

Mariana Brito
09-05-2018 8:40

Prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é muito mais do que gastar horas decifrando problemas, respondendo questões e escrevendo uma redação. Além de o teste ser a porta de entrada para a desejada faculdade, é possível usar a nota do Enem de diversas outras maneiras.

Neste post, separamos sete possibilidades para você aplicar a sua pontuação no exame. Elas incluem o ingresso em instituições públicas e particulares, intercâmbio, classificação em concurso público, seleção no ensino técnico e muito mais. Informe-se e prepare-se para mandar bem, seja qual for a sua escolha.

7-maneiras-que-voce-pode-usar-a-sua-nota-do-enem

1. Consiga uma bolsa de estudos em uma faculdade particular

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do Governo Federal que permite que você use a sua nota do Enem para conseguir bolsas em faculdades particulares. Essas bolsas podem ser parciais — se a sua família possuir renda bruta no limite de três salários mínimos por pessoa — ou integrais — se a sua renda familiar chegar até um e meio salário mínimo por pessoa.

Ficou interessado? Então, fique de olho nos critérios necessários: para conseguir participar do ProUni é preciso atingir, pelo menos, 450 pontos na média das notas do Enem e não zerar a redação. Além disso, o interessado não pode já ter concluído uma graduação.

As inscrições acontecem online duas vezes durante o ano. Aqueles que quiserem participar não precisam prestar vestibulares e nem mesmo ter realizado matrícula na faculdade desejada. No entanto as instituições podem fazer um processo seletivo exclusivo para os candidatos do ProUni.

Cabe ressaltar que as notas de corte variam de acordo com o curso, a instituição, o turno, a modalidade e a escolha pelo sistema de cotas. Existem opções que podem demandar mais de 700 pontos. Portanto acompanhe esses números antes de fazer a sua escolha.

2. Ingresse em uma universidade pública

As universidades públicas também utilizam a pontuação do Enem para selecionar candidatos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Fazer parte do mundo universitário sem enfrentar o temido vestibular é uma ótima notícia, não é mesmo?

Com isso, você pode tentar ingressar no curso dos seus sonhos em qualquer parte do país ao usar a nota do Enem. Nesse caso, não há limite de renda ou idade para participar e também não é necessário pagar nenhuma taxa de inscrição. Para concorrer, basta ter feito o exame no ano imediatamente anterior e não obter nota zero na redação. É bem simples!

O Sisu abre inscrições pela internet no começo do ano e no final do primeiro semestre. O estudante pode escolher até dois cursos nas instituições que quiser e trocar as suas opções até o último dia de inscrição.

Cada universidade conta com os seus próprios critérios de seleção, como ponto de corte e atribuição de peso diferenciado para determinadas disciplinas. Tudo isso você confere antes de se candidatar.

New Call-to-action

3. Entre em uma faculdade particular, sem outras avaliações

Você sabia que algumas faculdades privadas podem usar a nota do Enem como único critério de seleção? Dessa forma, não é necessário fazer nenhuma outra prova para iniciar os estudos.

Pesquise se a instituição de ensino do seu interesse adota essa medida. Caso sim, nesse período de estresse, ansiedade e muito estudo para as provas, não será preciso fazer mais nenhuma seleção para ingressar no curso que atende perfeitamente a todas as suas expectativas.

4. Complemente a nota do vestibular

Determinadas universidades públicas não abrem mão do vestibular. No entanto o estudante pode aumentar, consideravelmente, as suas chances de ingresso com o desempenho do Enem. Em algumas situações, a pontuação do candidato no exame entra como uma porcentagem na nota final da prova.

Os critérios de seleção variam muito de uma instituição para outra. A nossa dica de ouro para você é: leia atentamente o edital de ingresso e use os benefícios que possui para alcançar grandes resultados. Boa sorte!

5. Estude no exterior

Para quem não enxerga fronteiras quando o assunto é estudo, essa notícia pode ser muito importante. Devido a uma parceria com o Brasil, algumas universidades de Portugal destinam uma parte de suas vagas para brasileiros, os quais são selecionados por meio da nota do Enem.

Cada instituição pode adotar os próprios critérios de seleção e é ela que define as datas de abertura de inscrições. Portanto o interessado deve acompanhar os sites das universidades de seu interesse e seguir o calendário de cada uma.

Gostou da informação? Mas fique atento: os custos de passagem, hospedagem e eventuais mensalidades são de responsabilidade do estudante.

7-maneiras-que-voce-pode-usar-a-sua-nota-do-enem

6. Participe de concursos públicos

Você sabia que determinados concursos públicos podem usar a nota do Enem como meio de classificação de candidatos? Exemplos disso são a Polícia Militar da Paraíba (PM/PB) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em Belo Horizonte, que adotaram a nota do exame como primeira fase de suas seleções.

A tendência é que outros concursos também comecem a usar a pontuação do exame em seus processos. Esse é mais um motivo para levar a sério os estudos e encarar a prova com seriedade.

7. Comece um curso técnico

Os estudantes que desejarem uma formação mais rápida — com duração de apenas dois anos — podem usar a nota do Enem para participar da Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SisuTec).

Essa modalidade é muito semelhante ao tradicional Sisu, mas o foco é o ensino técnico em instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica. Durante as aulas, os alunos são treinados na área escolhida para saírem prontos para a atuação no mercado de trabalho.

O Exame Nacional do Ensino Médio oferece uma série de possibilidades para os estudantes que o prestarem. Certamente, o seu objetivo de carreira está contemplado dentro de alguma delas. Esperamos que este texto tenha lhe auxiliado, mostrando novos caminhos para o seu futuro. Que tal usar o Enem para alcançar o seu sonho?

Curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas novidades sobre o ensino superior! Esperamos você por lá.

New Call-to-action

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos