computação Ciência da Computação

7 livros que você deveria ler se pensa em fazer ciência da computação

Mariana Brito
18-06-2018 7:05

Você está pensando em fazer Ciência da Computação e quer uma ajudinha para aprender mais sobre o curso? Então você chegou ao lugar certo. Preparamos 7 dicas de leituras relacionadas ao assunto para que você possa aprender e, ao mesmo tempo, se divertir com as indicações.

As sugestões são variadas para que, pelo menos, uma das obras fisgue o seu interesse. Escolhemos livros divertidos e que abordam importantes temas de uma maneira simples e cativante. Além das teorias, você encontrará um clássico da ficção científica que tem muito a ensinar sobre os robôs.

Embarque com a gente nessa aventura e descubra conceitos que poderão mudar a forma como você enxerga a carreira que sempre sonhou. Veja como os livros podem proporcionar descobertas incríveis para que você chegue com tudo nas aulas da faculdade!

Boa leitura!

7-livros-que-você-deveria-ler-se-pensa-em-fazer-ciência-da-computação-unipê

1. Eu, Robô — Isaac Asimov

Essa antologia de 9 contos é uma das mais importantes da ficção científica. Por meio das histórias apresentadas pelo grande mestre do assunto, Isaac Asimov, você entrará em contato com as leis da robótica e mudará o seu olhar a respeito das máquinas.

Com linguagem fácil, personagens divertidos e envolventes, a obra é um convite para conhecer a evolução dos robôs ao longo da história. Imperdível!

2. Inspirando a Internet das Coisas — Edição brasileira do Comic Book The Internet of Things

Editado por Mirko Presser, esse livro é uma espécie de gibi disponibilizado no formato digital (e-book), escrito com a colaboração de 16 feras no assunto. A obra é moderna e foge dos padrões tradicionais, já que durante a leitura você encontrará textos completamente acessíveis, vídeos, quadrinhos e imagens.

O objetivo é explicar a Internet das Coisas de forma interativa, mostrando como os objetos podem sentir o ambiente e se comunicar. Essa nova revolução tecnológica tomou conta da sociedade e faz com que aparelhos do dia a dia — eletrônicos e eletrodomésticos — se conectem à rede para tornar a nossa vida mais fácil.

Você já imaginou um ar-condicionado que regula sozinho a temperatura ideal? E um projeto de iluminação com sensores de movimento para funcionar somente com a presença de usuários em horários específicos? No trabalho, softwares já são capazes de aprender e realizar tarefas com precisão invejável.

Se você pensa em fazer Ciência da Computação, entender a Internet das Coisas pode ser o caminho certo para se preparar para o futuro e ter sucesso na carreira.

Baixar ebook

3. Entendendo Algoritmos — Aditya Y. Bhargava

Já pensou em aprender algoritmos de uma forma divertida? É isso que o guia ilustrado escrito por Aditya Y. Bhargava ensina a partir de uma abordagem simples. Embora o conceito seja essencial para programadores, ele nem sempre é transmitido de uma forma fácil nas aulas de matemática, não é mesmo?

Algoritmos são passos para a resolução de problemas matemáticos no computador. Para que você domine esse assunto, a obra reúne 400 imagens com descrições detalhadas, comparações de desempenho, diagramas e gráficos. Com isso, programadores autodidatas e curiosos poderão fazer uso desse recurso facilmente.

4. Inteligência Artificial — Peter Norvig e Stuart Russell

Você é um verdadeiro apaixonado pelo filme A.I. — Inteligência Artificial (2001)? Então não pode deixar de ler a obra de Peter Norvig e Stuart Russell. Os estudiosos prepararam uma introdução completa para o assunto com teoria e prática.

O trabalho reúne as mais relevantes aplicações de tecnologias independentes, tais como uso de robôs em explorações interplanetárias e também no desempenho de tarefas domésticas, tradução automática, veículos autônomos e máquinas capazes de reconhecer falas.

Ao ter contato com essas ideias revolucionárias, você verá que não existem limites dentro da Ciência da Computação. Mergulhe nesse estudo e você ficará inspirado para criar as suas próprias teorias.

5. Sociedade com Custo Marginal Zero: a Internet das Coisas, os bens comuns colaborativos e o eclipse do capitalismo — Jeremy Rifkin

Em mais uma abordagem sobre a Internet das Coisas, o livro mostra como a sociedade tem deixado o capitalismo de lado para dar lugar a um novo modelo econômico. Esse conceito modificou a forma com que estávamos acostumados a lidar com o trabalho, aumentando a nossa produtividade.

Além disso, a obra explica que, com exceção dos gastos fixos, o custo marginal para desenvolver e distribuir produtos e serviços pode chegar a praticamente zero com o uso adequado de recursos inteligentes. Parece coisa de outro mundo, não é verdade?

No entanto, um desafio está presente na futura carreira de todos aqueles que pretendem fazer Ciência da Computação: a proteção dos dados e a segurança do sigilo — pessoal e das empresas — em um universo totalmente conectado. Vale a pena conferir!

7-livros-que-voce-deveria-ler-se-pensa-em-fazer-ciencia-da-computacao

6. A Realidade em Jogo: por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo — Jane McGonigal

Gosta de videogames? Então, este livro é para você. Partindo da ideia de que as pessoas estão se interessando muito pelos games na atualidade, uma vez que a realidade experimentada dentro deles desperta bastante interesse, a autora convida o leitor a passear por esse universo interativo.

Além da diversão proporcionada por eles em momentos de lazer, também é defendida a teoria de que os jogos podem ser usados para transformar a sociedade. Já pensou em participar de aulas, treinamentos e reuniões em que importantes tópicos são tratados por meio da realidade virtual? Parece ótimo, não é?

7. A Informação — James Gleick

Neste livro o autor faz uma viagem pela história para descobrir as origens da informação. A comunicação com tambores africanos, a origem da computação e as modernas redes de comunicação são revisitadas para entender como a era de transmissão de informações tornou-se o que é hoje.

Ao final da leitura, você também criará um pensamento reflexivo sobre as consequências disso tudo em nosso meio social. Com certeza, incluir ética e história em seu currículo diferenciará você como profissional.

Gostou de nossa lista com 7 livros que todos os interessados em fazer Ciência da Computação deveriam ler? Esperamos que você possa aprender com as dicas, se divertir e, é claro, chegar realmente à conclusão de que esse é o curso dos seus sonhos.

Para receber mais conteúdo sobre o mundo universitário, curta a nossa página no Facebook. Esperamos você!

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos