BLOG DA GRADUAÇÃO

7 livros geniais para quem quer fazer Design de Moda

Postado por Victoria Fernandez

Livros para designer de moda

Está buscando atualizações no mundo da moda? Pois veio ao lugar certo! A moda é uma área que está em constantes renovações. Por isso, ficar atualizado e bem informado é uma tarefa básica e essencial para aqueles que querem estar por dentro desse universo!

Hoje separamos uma seleção de livros sobre moda indispensáveis para aqueles que estão pensando em estudar Design de Moda e trabalhar no mundo fashion. Acompanhe com a gente:

A moda imita a vida

1. A Moda Imita a Vida: Como Construir uma Marca de Moda

Autor: André Carvalhal

Editora: Senac

Bem badalada no mundo fashion, atualmente, a obra foi bem comentada pela maioria das blogueiras e especialistas do ramo. O livro fala sobre construção e manutenção de uma marca de moda e traz entrevistas do autor @carvalhando com alguns dos principais profissionais do mercado como Ronaldo Fraga, Isabela Capeto, Katia Barros e Marcello Bastos, além de histórias de grifes como Daslu, Osklen, Farm, Reserva, Nike e Adidas.

100 anos de moda

2. 100 anos de Moda

Autor: Cally Blackman

Editora: Folha

Sabe aquele livro que conta toda a história da moda de uma maneira super gostosa de ler? É o caso deste livro! Além de trazer mais de 400 fotos incríveis que marcaram épocas, ele é ótimo pra estudantes de Design de Moda que estão em busca de referências para se inspirar. Vale muito a leitura, que te prende do começo ao fim.

O livro negro do estilo

3. O Livro Negro do Estilo

Autor: Nina Garcia

Editora: Best Seller

Logo no primeiro capítulo, Nina Garcia “joga a real” sobre como uma mulher linda e cheia de estilo pode ser a sua própria musa! A autora prega aquilo que nós já estamos cansados de saber, mas que, às vezes, achamos tão difícil de por em prática: ficar de bem com nossa aparência.

Nina mostra em seu livro que estilo não tem nada a ver com marca e apresenta dicas para escolher roupas que expressam personalidade, explicando como combinar texturas e cores para ficar deslumbrante em qualquer ocasião. O livro é delicioso de ler, pois é todo permeado por citações inspiradoras. É daqueles que se lê de uma vez, sem perceber.

Guia prático para os futuros estudantes de Design de Moda

 

Pelo mundo da moda

4. Pelo Mundo da Moda — Criadores, Grifes e Modelos

Autor: Lilian Pacce

Editora: Senac São Paulo

Se você pretende fazer o curso de Design de Moda ou apenas gosta desse universo, mas ainda se sente perdido com tantos nomes e marcas, o livro Pelo Mundo da Moda dá uma noção muito boa sobre grande parte das referências do mundo da moda.

Nele, você vai aprender um pouco mais sobre estilistas, designers e marcas clássicas que todo mundo conhece e também grifes pouco conhecidas, mas igualmente relevantes. É bem interessante e instrutivo.

Chic

5. Chic — Um Guia de Moda e Estilo para o Século XXI

Autor: Gloria Kalil

Editora: Senac São Paulo

Quem não gostaria de saber a opinião da Gloria Kalil ao vestir uma roupa, não é mesmo? A nova edição do livro serve como um guia ou personal stylist. O livro traz dicas e comentários para construir um estilo pessoal, de acordo com o biótipo e a individualidade de cada pessoa, valorizando os seus pontos fortes e usando a moda sempre a seu favor.

Dicionario Ilustrado - Moda de A a Z

6. Dicionário Ilustrado — Moda de A a Z

Autor: Alex Newman; Zakee Shariff

Editora: Pubifolha

Esse é um daqueles livros que todo designer de moda tem que ler e manter como guia de bolso! É um dicionário fashion com mais de 2 mil termos de moda. Nele, você vai saber sobre a nomenclatura de roupas, acessórios, tecidos, técnicas de costura, processos de confecção e termos típicos da indústria, além de detalhes culturais, históricos e curiosidades de cada expressão. Legal, não é mesmo?

Moda em 360º

7. Moda Em 360º Graus

Autor: Ilce Liger

Editora: Senac Editoras

É um livro completo para você que deseja seguir carreira em Design de Moda e pensa em montar seu próprio negócio. Ele dá dicas que vão desde a criação — as fontes de inspiração, os tipos de desenho, o uso estratégico das cores, sobre como produzir, conhecendo os melhores tecidos, couros, metais e pedras — até as vendas, não se limitando apenas ao Brasil, mas incluindo dicas também sobre o mercado do exterior.

E aí, gostaram das nossas sugestões? Tem alguma dica preciosa de novos — ou clássicos — livros de moda? Conta aí pra gente nos comentários!

Guia prático para os futuros estudantes de Design de Moda

Design de Moda

Victoria Fernandez

Victoria Fernandez

Victoria é natural da Argentina e se diz muito apegada à sua raiz. Veio para Recife com os pais aos 8 anos de idade e lá se graduou em Design de Moda pela Faculdade Boa Viagem – FBV e se tornou mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, onde passou a pesquisar a relação: Moda e Fabricação Digital no contexto Fab Lab.