Gestao Publica

7 formas de fazer a diferença trabalhando no setor público

Mariana Brito
19-01-2018 6:15

Sim, o setor público oferece boas oportunidades de trabalho e de ascensão profissional! Para conseguir percebê-las, porém, é fundamental que o estudante tente mudar sua percepção sobre o serviço público no país. Veja além da burocracia, das coisas que não funcionam e da morosidade dos processos.

É muito importante mudar a mentalidade sobre os próprios funcionários públicos — que são vistos, muitas vezes, como profissionais acomodados e que fazem pouco por suas próprias carreiras e pela sociedade.

A figura do funcionário público que fica o dia inteiro batendo carimbo e esperando pela aposentadoria não existe. Na esfera pública, não há espaço para quem não deseja mudar a realidade do país.

Esse é um convite à reflexão sobre o papel do agente público no Brasil e para conhecer 7 formas de fazer a diferença trabalhando no setor público! Vamos lá?

7-formas-de-fazer-a-diferenca-trabalhando-no-setor-publico.jpg

1. Saiba que o “público” representa muita coisa

Para considerar a carreira na área pública uma opção de vida, é fundamental entender o que esse “público” representa. Tal setor engloba os órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

Há também as Organizações Não Governamentais (ONGs), as fundações públicas, os órgãos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização Mundial do Comércio (OMC), entre outros.

Trabalhar nessa área envolve a capacidade de influenciar a vida das pessoas em assuntos como saúde, educação, saneamento básico e criação de políticas públicas. O setor público está relacionado a todos nós, invariavelmente.

Por mais que tenha estudado em uma escola particular ou tenha um plano de saúde, você usa o setor público, seja para retirar um documento ou quando tem sua rua limpa pelo serviço de limpeza urbana.

2. Levante uma bandeira importante

Trabalhar no setor público significa hastear uma bandeira muito importante, relacionada à vida de inúmeras pessoas. É interessante desenvolver um senso crítico, capaz de buscar as melhores soluções para a coletividade.

Isso envolve trabalhar com afinco para tornar a vida da população mais confortável, segura e saudável. Ser um gestor público é uma missão grandiosa, que exige estudo, dedicação e senso de justiça.

A área permite lidar diretamente com injustiças que, muitas vezes, você percebia, mas não sabia realmente como mudar. Trata-se de um ofício que deve ser valorizado por aqueles que têm vontade de atuar na modificação da sociedade, a começar pela própria cidade.

New Call-to-action

3. Tenha uma carreira estável, mas sem privilégios

Você já deve ter conhecido muitas pessoas que querem seguir a carreira pública em busca de uma vida estável e cheia de regalias. Na verdade, a estabilidade é relativa em qualquer setor, mesmo no serviço público.

Assim como na área privada, existem indicadores de produtividade e metas que devem ser cumpridas, para que o setor público se torne cada vez mais eficiente. Se os objetivos não forem alcançados e o serviço não cumprir com os preceitos da administração pública, o servidor pode responder administrativamente e até ser exonerado.

Isso é muito positivo, pois mostra que essa é uma carreira para quem deseja trabalhar de verdade. Você terá direito a seu salário, alguns feriados, férias-prêmio e outros benefícios, de acordo com a carreira escolhida, mas isso não deve ser visto como privilégio, mas sim como direito.

4. Assuma seu papel de transformar

Atuando na esfera pública, você pode escolher ser um agente transformador de seu entorno. Lembra-se de quando sua rua ficou meses com buracos e a prefeitura não se manifestou? Recorda-se de quando sua avó esperou mais de dois anos por uma cirurgia pelo SUS? E o policiamento naquela pracinha do seu bairro, que foi pedido, mas nunca chegou?

O servidor público não é mágico, mas tem o papel transformador de agir em prol da população. Independentemente da área de atuação escolhida, você terá a chance de trabalhar para que as pessoas vivam melhor. As ferramentas para essa transformação podem ser:

  • Uma nova lei municipal;
  • Um requerimento;
  • Um texto que retrate a realidade;
  • A realização de um fórum com a sociedade local, entre tantas outras.

7-formas-de-fazer-a-diferenca-trabalhando-no-setor-publico.gif

5. Compreenda como o gestor público age na prática

No curso de gestão pública, o estudante tem uma grade extensa de disciplinas, mas uma das mais importantes é a ética. E é a partir dela que as ações do agente público devem ser pautadas.

Suas ações devem considerar uma série de aspectos legais (e até morais), que mostrem que você não está agindo em nome de si, mas do estado. O agente público (concursado, eleito ou que exerce cargo de confiança) deve usar os mecanismos disponíveis na administração para fazer o seu trabalho.

É muito importante que essas ações sejam divulgadas, para que a população saiba o que está sendo feito e possa opinar sobre possíveis melhorias. Trabalhar na área pública é desenvolver um trabalho efetivo e transparente.

6. Qualifique-se

Como sabemos, nem sempre todos os agentes públicos são qualificados para atuarem na esfera pública. Muitos deles são nomeados por interesses políticos, mesmo sem terem formação; outros são eleitos para cargos importantes, mas não têm a menor preocupação com as melhorias. Essa realidade existe, mas é preciso nadar contra a corrente.

Se a carreira pública é uma opção para você, invista em qualificação e ajude a mudar a visão que as pessoas têm da área. A formação faz toda a diferença para o profissional, pois garante que ele use a teoria e a prática aprendidas no curso para atuar em diversos setores.

Quem não conhece o contexto, não sabe usar as novas ferramentas de gestão pública e não viu cases de sucesso (ou fracasso) já usados no setor público não terá como agir com a perícia adequada.

7. Não se prenda ao concurso

De repente, você não pensou em seguir a carreira pública porque não quer fazer concurso. Mas quem disse que é preciso ser, necessariamente, concursado?

Muitas vezes, você poderá mudar realidades atuando em ONGs, em órgãos internacionais, como já falamos, e até em empresas privadas. O curso vai permitir encontrar a melhor área de atuação, de acordo com seus anseios.

Muita gente prefere atuar em uma empresa privada, mas com projetos que lidem diretamente com comunidades. Já outros profissionais optam por abrir uma consultoria, para mostrar a órgãos públicos as melhores práticas de lidar com os recursos do governo.

O interessante é essa vastidão de possibilidades, que permite que sua carreira fique muito mais dinâmica e desafiadora. Existem muitos modelos de administração pública no Brasil — e é preciso conhecê-los para fazer a melhor escolha.

Trabalhar no setor público pode ser uma opção instigante e cheia de possibilidades para sua vida profissional. Quer acessar mais dicas de carreira, formação e mercado de trabalho? Então, curta a nossa página no Facebook!

New Call-to-action

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos