BLOG DA GRADUAÇÃO

7 Dicas para se destacar no curso de Design de Moda

Postado por Victoria Fernandez

Muitas pessoas sonham em trabalhar com moda por causa do glamour que essa profissão proporciona. Porém, poucas têm coragem de investir nessa carreira e trabalhar duro para conquistar o seu espaço. Se você é uma dessas poucas pessoas, esse post é para você!

Como já falamos aqui no blog, o mercado de Design de Moda no Brasil é altamente concorrido, por isso se você deseja se aventurar nessa área, precisa saber que aqueles 20 minutos de desfile durante as fashions weeks são apenas um milésimo do trabalho dos profissionais de moda.

Separamos nesse artigo algumas dicas para auxiliar você a se destacar nessa carreira árdua, mas compensadora. Confira!

Curso de Design de Moda

Tenha paciência

Nenhuma carreira, principalmente no mercado da moda, nasce da noite para o dia. Pode ser que no início você tenha que separar convites, cuidar dos sapatos das modelos ou buscar lanche e café para os produtores. O importante é que você faça com muito empenho a sua função, preste bastante atenção no ambiente que te cerca e esteja sempre disponível para ajudar em qualquer tarefa. Proatividade é tudo!

Seja indispensável

Para iniciar uma carreira de sucesso no mundo da moda você precisa ser relevante para empresa ou projeto que está inserido. Por isso, faça sempre além do que for pedido e dedique-se de verdade às funções que forem designadas para você. Assim o seu chefe e os membros da sua equipe irão sempre indicá-lo quando um novo projeto iniciar.

Faça amigos e parceiros

Aproveite bastante os seus colegas de sala e leve os trabalhos de sala de aula para fora da universidade. Essa experiência, além de rechear seu portfólio, irá beneficiar bastante a sua vida acadêmica.

O zagueiro do seu time pode estar ao seu lado. Seus colegas de sala e curso serão pessoas indispensáveis no mercado da moda também. Preste bem atenção neles, você pode encontrar na sala ao lado aquele parceiro que há tempos procura. Lembre-se: eles já compartilham algumas paixões semelhantes a sua, una isso ao trabalho e com certeza todos crescerão juntos. #ficaadica

Guia prático para os futuros estudantes de Design de Moda

Expanda o seu mundo

Por mais que seja muito produtivo trabalhar com pessoas que tenham os mesmos gostos e as mesmas ideias que você, conviver com aqueles que possuem repertórios diferentes pode ser ainda mais enriquecedor.

Expanda o seu mundo, converse com todas as pessoas da sua classe, faça parte de diferentes grupos e viva diferentes experiências. Toda essa nova bagagem refletirá positivamente no seu trabalho e, consequentemente, no seu sucesso profissional.

Se permita mudar de ideia

Muita vezes temos uma ideia super inovadora, porém não viável e acabamos nos apegando a ela de uma forma até insistente. No mundo da moda, essa insistência pode atrapalhar bastante o seu desempenho profissional, por isso não tenha medo de assumir que a sua ideia no final das contas tinha alguns obstáculos. Converse sobre ela com as pessoas, peça opiniões, faça testes, mas evite impô-la como se ela não pudesse sofrer alterações.

Saiba o momento de desapegar também, já que muitas vezes ficamos tão determinados com uma só coisa que não damos espaço para novos e melhores pensamentos surgirem. O mundo da moda é movido por novidades, logo, manter a mente aberta para novas ideias pode ser a melhor opção.

Esteja sempre conectada

As redes sociais são uma moda que vieram para ficar. Essa tendência não precisa nem de argumentos mais. Por isso, esteja presente em todas elas! Siga os principais bloggers, artistas e fashionistas.

O queridinho da vez tem sido o Snapchat. Snap, em inglês, significa algo rápido, passageiro, o que traduz com eficiência o objetivo dessa rede social. Nela você publica fotos e vídeos de até no máximo 10 segundos e em até 24 horas elas desaparecem. Pelo fato desse app não permitir filtros e edições de imagens, ele tem sido extremamente utilizado em backstages para mostrar a realidade crua e sem filtros do mundo da moda.

Para você ficar super por dentro de tudo que acontece nesse universo, listamos aqui 15 perfis fashions para seguir no Snapchat:

  1. Stella McCartney - @stellamccartney
  2. Valentino - @ValentinoKhan
  3. Michael Kor - @michaelkors
  4. Louis Vuitton - @louisvuitton
  5. H&M - @hmusa
  6. Colcci - @colccioficial
  7. Forever21 - @Forever21
  8. Leandra Medine - @Man_repeller
  9. Aimee Song - @Songofstyle
  10. Camila Coutinho - @Gestupidas
  11. Thassia Naves - @thassia_naves
  12. Lilian Pacci - @lilianpacce
  13. Vic Ceridono - @viceridono
  14. Edward Barsamian - @edwardbarsamian
  15. Cindi Leive - @cindileive

Busque inspiração em tudo que vê

Uma ideia pode surgir de onde menos esperamos: de um livro ou filme antigo, de uma música, de um cenário, durante a prática de um esporte ou bem no meio do seu seriado predileto, não é mesmo? Então anote todas as ideias que tiver — mesmo as que não forem viáveis. Quem sabe, em algum momento, uma delas pode se encaixar em algum projeto.

E, para finalizar, nunca deixe de acompanhar os lançamentos e as repercussões dos grandes eventos de moda, como o São Paulo Fashion Week e o Fashion Rio.

Quer se dar bem no mundo da moda? Tem alguma dica para complementar o nosso post? Deixe sua opinião!

Guia prático para os futuros estudantes de Design de Moda 

 

Design de Moda

Victoria Fernandez

Victoria Fernandez

Victoria é natural da Argentina e se diz muito apegada à sua raiz. Veio para Recife com os pais aos 8 anos de idade e lá se graduou em Design de Moda pela Faculdade Boa Viagem – FBV e se tornou mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, onde passou a pesquisar a relação: Moda e Fabricação Digital no contexto Fab Lab.