Direito

7 dicas de como ter um bom currículo em direito

Mariana Brito
12-02-2018 6:18

Para se destacar no mercado, é preciso aproveitar as diversas oportunidades que a graduação em Direito proporciona. Não basta apenas assistir às aulas e tirar notas boas — até porque isso é o básico, concorda?

O aluno deve ter em mente, desde o primeiro dia de aula, que cada detalhe faz toda a diferença na construção de um currículo campeão. E é nesse cenário que entra a importância de conhecer melhor as particularidades da universidade, utilizando toda a infraestrutura da instituição a seu favor.

Assim, você conseguirá impulsionar seu conhecimento e se tornar um profissional altamente qualificado. Interessou-se pelo assunto e quer saber, então, como ter um bom currículo em Direito? Continue a leitura e garanta um futuro promissor!

7-dicas-de-como-ter-um-bom-curriculo-em-direito.jpg

1. Realize trabalhos voluntários

Que tal matar dois coelhos com uma só cajadada? Ao realizar trabalhos voluntários, você não só estará ajudando outras pessoas como também contribuirá com o aperfeiçoamento de seu currículo. Mas não é só isso: ao optar por tal atividade, será possível aprimorar seus saberes.

Então, não pense duas vezes antes de procurar por um trabalho voluntário. Vale lembrar que essa atitude demonstra para os recrutadores que você é proativo e ama a profissão de fato, uma vez que executa a função sem remuneração.

2. Aposte no estágio

O estágio é um forte aliado para aqueles que querem sair da faculdade com um currículo competitivo. Lembre-se de que é nesse momento que o estudante tem a chance de colocar em prática os aprendizados da sala de aula.

Em outras palavras, ele não vai ficar só na teoria. Além do mais, durante o estágio, o aluno começa a se deparar com os desafios e as obrigações da profissão. Ter pontualidade, ser responsável e desenvolver o sentimento de trabalho em equipe são alguns dos benefícios de quem começa a estagiar.

Não à toa, o estágio é altamente recomendado para os acadêmicos de Direito. Assim, será possível ter um currículo diferenciado, o que ajudará a abrir novas portas no mercado profissional.

Baixar infográfico. Faça atividades extracurriculares

Para sair do bê-á-bá, inscreva-se nas atividades extracurriculares oferecidas pela universidade. Laboratórios, grupos acadêmicos e demais programas de extensão vão turbinar seu currículo, permitindo maior contato e experiência com a área escolhida.

Uma boa ideia é verificar se a universidade proporciona núcleos de práticas. Existem instituições de ensino, por exemplo, que criaram uma espécie de Câmara para solucionar conflitos jurídicos. Focados nos métodos de arbitragem e mediação, esses centros contam com a participação de estudantes.

4. Invista em bons relacionamentos

O famoso networking também merece atenção. E adivinhe só: o período da faculdade é o melhor momento para alimentar seus contatos profissionais. Para início de conversa, crie um perfil no LinkedIn, postando conteúdos interessantes e, claro, preenchendo as devidas lacunas com suas experiências e habilidades especiais.

Não pare por aí. Tenha um contato próximo e personalizado com especialistas do ramo, colegas de profissão e professores. Com certeza, eles vão ajudar você a trilhar um caminho vitorioso.

Além do mais, tenha cuidado em relação às suas companhias. Afinal, como já dizia o ditado, "me diz com quem tu andas que direi quem tu és".

Claro que essa expressão popular não deve ser levada à risca. Contudo, o fato é que estar cercado de pessoas que têm o mesmo propósito e buscam constantemente por crescimento pessoal ou profissional torna a jornada mais leve e ajuda a encarar os desafios diários, dando mais motivação para o alcance de metas.

5. Procure por jobs na área

Já pensou na possibilidade de fazer alguns freelas? Ainda não? Então, está na hora de analisar melhor essa questão. Assim como o estágio, essa é uma oportunidade exclusiva de aprimorar seus conhecimentos (além de incrementar sua renda).

O melhor do trabalho como freelancer é que você pode determinar seus horários, e esse fator vai ajudá-lo a conciliar o trabalho com a vida acadêmica. Mas fique atento: quando for fechar o negócio com o contratante, é importante definir previamente todos os detalhes dos serviços, incluindo o preço e o prazo de duração.

Não se esqueça, ainda, de documentar tudo, garantindo a segurança de ambas as partes envolvidas. Depois, é só partir para a execução do trabalho, prezando pela excelência do serviço.

Assim, você poderá colocar o contratante como referência no currículo. E ele — sem sombras de dúvidas — tecerá ótimos comentários a respeito do job, dando aquele empurrãozinho que faltava para você conseguir a vaga dos sonhos.

6. Cuide da aparência

7-dicas-de-como-ter-um-bom-curriculo-em-direito.gif

Não são raros os casos de profissionais que têm uma bagagem incrível, mas não são chamados para os processos seletivos. Fica evidente, nesse contexto, que existe algo de errado — seja na postura da pessoa ou no próprio arquivo.

É nesse cenário que surge a importância de caprichar em sua aparência e, também, na de seu currículo. Elabore um arquivo organizado, com informações concisas e claras. Evite abusar das cores — até porque o intuito é passar uma imagem de profissionalismo. Caso queira destacar algum dado específico, opte apenas pelo negrito ou sublinhado.

Tenha em mente que o currículo é seu primeiro contato com a empresa — e, como já diz a sabedoria popular, a primeira impressão que fica. No mais, tente transmitir confiança e credibilidade.

7. Faça um intercâmbio

Dominar uma segunda língua e conhecer novas culturas são as qualidades dos estudantes que realizam um intercâmbio. E, como se pode imaginar, essas características são muito bem-vistas pelos recrutadores. Inclusive, tais informações devem constar em seu currículo como um diferencial.

Além do mais, o intercâmbio permite que o aluno amplie sua visão sobre o mundo. A partir de então, ele se torna mais consciente sobre as demais realidades, compreendendo e respeitando os mais variados costumes e tradições.

O fato é que, para montar um currículo impecável, o estudante deve aproveitar ao máximo a universidade, tendo plena noção de que seu comportamento durante a graduação está diretamente ligado à sua formação profissional.

Agora que você já sabe como ter um bom currículo em Direito e trilhar uma carreira de sucesso, que tal curtir nossa página no Facebook? Assim, você terá acesso a informações exclusivas, que vão ajudá-lo a conquistar vagas de destaque!

Baixar infográfico

 

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos