7 conceitos que todo profissional de redes deve conhecer

O mercado de Redes de computadores é rodeado de termos estrangeiros, códigos e conceitos que só os profissionais da área conhecem. Isso acontece porque as maiores inovações tecnológicas do mundo surgem na América do Norte, onde a língua natural é o inglês. Além disso, esse é um dos mercados que está sempre em busca de novidades, o que obriga o profissional a estar sempre muito antenado.

Se você quer estudar ou já é estudante do curso de Redes de Computadores, é bom se ambientar. Leia este artigo até o fim, aqui explicamos os conceitos que todo profissional de redes deve conhecer!

profissional de redes

7 termos da área de redes de computadores explicados

1 - DNS

Do inglês Domain Name System, o DNS é um sistema que converte hostnames (Nomes de Domínio, exemplo: unipe.br) em endereços de IP (Internet Protocol). Quando o usuário digita o domínio no navegador, o computador faz contato com o servidor DNS e faz a interpretação para abrir as páginas relacionadas àquele domínio.

2 - ISP

Acrônimo de Internet Service Provider, ISP  é uma empresa que fornece às pessoas e às empresas o acesso à Internet e outros serviços relacionados, tais como a construção de site e hospedagem virtual. Também pode ser simplesmente chamada de “provedor”.

3 - LAN

Local Area Network, a famosa LAN, é uma rede de área local, ou seja, um grupo de computadores e dispositivos associados que compartilham uma linha comum de comunicações ou ligação sem fio a um servidor.

Normalmente, uma LAN abrange computadores e periféricos conectados a um servidor dentro de uma área geográfica pequena, como um prédio de escritórios ou uma casa. Com ela, computadores e outros dispositivos móveis podem compartilhar recursos, como uma impressora ou rede de armazenamento.

→ Leia também: 5 características que o profissional de Redes de Computadores deve ter.

Baixar ebook

4 - WAN

Wide Area Network, a WAN, é uma rede de telecomunicações geograficamente dispersa. O termo distingue uma estrutura mais ampla de telecomunicações de uma rede de área local (LAN). Uma rede de área ampla pode ser propriedade privada ou alugada, mas o termo geralmente denota a inclusão de redes públicas (uso compartilhado).

5 - Gateway

Um Gateway é um ponto que funciona como entrada para outra rede. Sendo assim, cada um dos computadores que controla o tráfego dentro da rede da sua empresa ou pelo seu provedor local de serviços de Internet (ISP) são pontos de Gateway.

→ Leia também: Redes de Computadores e a alta demanda das empresas.

6 - DHCP

Dynamic Host Configuration Protocol, o DHCP, é um protocolo de comunicação que os administradores de rede usam para gerenciar centralmente e automatizar a configuração de rede de dispositivos associados a um Internet Protocol (IP de rede).

O DHCP permite que os dispositivos que necessitam de um endereço IP solicitem um quando estão iniciando, por exemplo, em vez de um endereço pré atribuído e manualmente configurado em cada dispositivo. Com o DHCP, se um dispositivo é movido de lugar para outro, será atribuído um novo endereço em cada local.

7 - MAC Address

Media Access Control address (MAC Address) é o endereço físico, ou seja, o número de hardware exclusivo do dispositivo (PC, notebook etc.) atribuído pelo fabricante. Ele existe para controlar o acesso ao dispositivo.

Tem mais algum termo que você gostaria de conhecer melhor o conceito? Deixe um comentário!

Baixar ebook

Redes de Computadores

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.