BLOG DA GRADUAÇÃO

7 competências que você desenvolve na faculdade de Administração

O curso de Administração é uma ótima opção de carreira, já que oferece inúmeras possibilidades de atuação no mercado — como você já deve ter lido por aqui. Qualquer que seja a escolha sobre a área de atuação, um administrador de sucesso deve ter algumas qualidades essenciais: boa capacidade de comunicação, liderança, visão de negócio...

Contudo, nem todo mundo já nasce com essas habilidades, não é? Se esse for o seu caso, tenha calma — isso não significa que você deve desistir de cursar Administração! Na realidade, não há motivos para se preocupar: um bom curso de Administração tem o cuidado de ensinar as aptidões necessárias para os futuros administradores.

Nós preparamos esse post para te ajudar. Quer saber exatamente quais são as competências de um administrador aprendidas na faculdade? Então, continue lendo!

7-competencias-que-voce-desenvolve-na-faculdade-de-administracao.jpg

Comunicação

Grande parte dos problemas dentro de uma corporação tem seu início por uma falha de comunicação. Para evitar esse tipo de complicação, toda informação que circula em uma empresa deve ser compreendido e bem assimilada por todos, sem nenhum vestígio de dúvidas. Assim, todos sabem claramente quais são objetivos do time e conseguem trabalhar em conjunto para alcançá-los.

E é justamente por isso que uma das matérias da grade curricular do curso de Administração é a Comunicação — afinal, um bom gestor deve saber entender e se fazer entendido! Durante essa disciplina (e também em outras ministradas), o aluno irá desenvolver a habilidade da comunicação — tanto verbal, quanto escrita — e aprender como dominá-la.

Liderança

Outra competência desenvolvida na faculdade de Administração é a capacidade de liderança, ou seja, a habilidade de motivar e influenciar os membros da sua equipe a colaborar, de forma voluntária, com os objetivos do grupo ou da empresa.

É importante saber que ser um líder é diferente de ser um chefe. Enquanto um chefe impõe suas ordens, um líder conduz a sua equipe às metas da empresa, e o mais importante: vai junto! Durante o curso de Administração, o aluno será apresentado a vários perfis de liderança e a métodos de motivação. Depois, basta escolher o que for mais compatível com a sua personalidade e colocá-lo em prática!

Visão de negócio

Algumas pessoas nascem com o dom de uma visão de negócios excepcional. Basta entrar em contato com uma organização que já sabem, naturalmente, fazer planos e tocar o negócio a todo vapor. Contudo, nem todo mundo tem essa sorte, certo? A boa notícia é que essa é uma habilidade que pode ser aprendida por qualquer pessoa!

Essa é justamente uma das principais competências desenvolvidas durante o curso de Administração: enxergar todas as áreas da empresa como um todo; analisar causas e efeitos de tudo o que acontece dentro da organização; e, principalmente, saber como usar essas informações para fazer com que a sua empresa se destaque no mercado.

Essa capacidade de analisar cenários e prever resultados ajudará você a tomar decisões bem embasadas para o seu futuro negócio, bem como a evitar desastres a tempo no caso de um imprevisto.

Baixar ebook

Organização

Você pode até achar que ter um quarto impecável ou uma agenda bem planejada significa que você é organizado. Contudo, a organização para os administradores de empresas significa muito mais que isso! Nesse caso, ter a capacidade de organização quer dizer várias coisas diferentes, como, por exemplo:

  • Saber planejar as suas atividades e as de seus colaboradores de modo a aproveitar o tempo ao máximo
  • Organizar os processos da empresa de modo a evitar desperdícios
  • Desenvolver um plano de ações para a sua empresa

Esse será um dos focos principais durante a sua grade curricular. A parte mais legal é que essa habilidade não irá servir apenas para a sua carreira como administrador, mas pode também ser aplicada em outros aspectos da sua vida — inclusive durante a própria graduação, para organizar seus estudos!

Adaptabilidade

Atuar no mercado é uma verdadeira aventura. A todo momento podem surgir vários imprevistos, como um novo concorrente, mudanças no cenário econômico, dentre outras ocorrências que irão forçar o administrador a mudar os planos originais para se adequar às novidades.

Por isso, a faculdade irá te ensinar uma das qualidades mais valiosas para um bom gestor: a capacidade de se adaptar aos novos cenários. Sabendo dominar essa qualidade, você terá muito mais facilidade de atuar para minimizar os riscos da sua empresa caso ocorra algum incidente, bem como para aproveitar esse tipo de situação para crescer ainda mais no mercado.

Responsabilidade

O simples fato de começar um curso de graduação já ajuda bastante a aumentar o senso de responsabilidade — afinal, é nesse momento em que finalmente saímos da adolescência para encarar a vida adulta e as responsabilidades da faculdade: trabalhos, provas, estágio etc.

Para os administradores, contudo, é preciso ainda mais responsabilidade que isso. Gerenciar uma empresa envolve muitos riscos; não só para o próprio negócio, mas também para todos os colaboradores envolvidos.

Por isso, durante a faculdade de Administração o aluno irá desenvolver esse senso de responsabilidade e, principalmente, entender a importância de assumir as consequências de eventuais falhas de suas decisões.

Trabalho em equipe

Uma empresa é formada por vários profissionais que atuam em diversas áreas. Para ter uma carreira de sucesso na Administração, não basta apenas se esforçar para garantir que o seu trabalho esteja feito: é preciso que toda a equipe interaja bem para que a organização funcione como um todo.

Lembra do que comentamos sobre ter visão de negócio? É importante lembrar de enxergar a empresa sempre como uma unidade! Por isso, outra competência essencial para um administrador é o trabalho em equipe.

Essa habilidade também é ensinada durante a graduação, já que o objetivo é formar profissionais que sejam capazes de cooperar, unindo esforços com os colaboradores para que todos atinjam juntos as metas do negócio.

Agora, se você acha que ainda não possui as competências de um administrador para ser um bom administrador, não precisa se preocupar! Levando a faculdade à sério e se dedicando bastante, qualquer pessoa poderá aprendê-las para ter uma carreira de sucesso na Administração.

E, se você quer receber outros artigos e notícias importantes para a sua graduação, não deixe de curtir a nossa fanpage para ficar sempre por dentro!

Baixar ebook

Administracao

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.