BLOG DA GRADUAÇÃO

7 competências que todo bom gestor de TI deve ter

Quando escutamos o  título de gestor, imediatamente pensamos em um cargo muito importante dentro de uma empresa, algo semelhante a um chefe, líder ou, até mesmo, dono. Contudo, esses três cargos existem profundas diferenças entre si, inclusive a própria maneira de se relacionar com as pessoas e os negócios da empresa.

Para começar, gerir significa administrar em prol do crescimento, principalmente através do esforço humano organizado. Isso significa que um bom gestor precisa saber gerenciar a organização como um todo, incluindo as pessoas, as tecnologias e, claro, os processos.

O gestor de TI não é diferente, porém, esse profissional por lidar diretamente com pessoas e tecnologias, precisa de algumas competências específicas, que aliada a uma personalidade forte e segura, irão estabelecer uma importante liderança dentro das empresas. Confira:

Gestor de TI

Em todo bom gestor existem características de liderança

Apesar das diferenças entre os dois cargos — o líder mobiliza pessoas e o gestor organiza processos e demandas em prol de resultados — para uma gestão de sucesso na área de tecnologia da informação, é necessário que o gestor de TI saiba se comunicar com clareza e objetividade. Sendo capaz de influenciar e formar pessoas capazes de desenvolver ideias e construir soluções em conjunto.  

Entender o negócio

Mesmo não fazendo parte da equipe de vendas, o profissional de TI tem o dever de conhecer bem os negócios da empresa e participar, sempre que possível, das atividades comerciais e/ou criação de produtos e serviços prestado aos clientes. O conhecimento do negócio, agregado ao seu know how, facilitará a sugestão de inovações tecnológicas que tragam benefícios para a empresa. Afinal, encontrar soluções criativas e funcionais para a organização é uma das principais funções desse profissional.

Ter visão estratégica

O gestor de TI precisa ter a capacidade de otimizar processos organizacionais, para isso, saber trabalhar com indicadores e ter uma visão estratégica do futuro é fundamental para o sucesso de uma empresa. Esse profissional precisa saber analisar o ciclo de vida da informação e gerenciar projetos visando melhoria na utilização das tecnologias, pessoas e informações. Trata-se de uma competência muito requisitada pela alta gestão das empresas. Fica a dica.

Baixar ebook

Gerenciar sistemas internos

Para complementar a competência anterior, o profissional precisa, antes de mais nada, saber gerenciar os sistemas operacionais, bancos de dados e demais sistemas implantados é de suma importância,  prezando sempre pelo bom funcionamento das ferramentas tecnológicas internas. A melhor forma de garantir o pleno funcionamento dessas tecnologias, analisando os indicadores de performance e fazendo um profundo estudo do tráfego das informações. Por exemplo, antes que a rede interna de computadores apresente instabilidades, o responsável pela gestão da tecnologia da informação deve propor soluções, como a expansão da rede ou a troca de equipamentos.

Ser um bom negociador

Apesar de algumas empresas terem setores específicos para aquisição de bens e serviços, geralmente são os gestores de cada área que definem o que precisam e indicam os fornecedores. Nestes casos, uma negociação prévia por parte do gestor de TI pode ser muito lucrativa. Quando não há um setor de Compras, o responsável pela gestão da tecnologia da informação tem um papel ainda mais importante no fechamento de contratos e parcerias para prestação de serviços.

Saber integrar ações

Não basta apenas ter um bom relacionamento com os demais setores da empresa. Um bom gestor de TI precisa ouvir os demais setores da empresa para trabalhar em conjunto na sugestão de melhorias e integração de ações, como treinamento dos colaboradores nas ferramentas tecnológicas e muito mais.

Motivar e motivar-se

Como dito na abertura deste texto, a capacidade de gerir pessoas é emblemática em todos cargos de gestão. Ter traquejo nos feedbacks e, principalmente, motivar sua equipe é fundamental. Afinal, um gestor que conta com uma equipe motivada tem muito mais facilidade em gerir suas obrigações e seus projetos tendem a se desenrolar com sucesso.

De que forma você acredita que suas competências pessoais podem ajudar uma empresa? Compartilhe conosco aqui pelos comentários!

Baixar ebook

Gestao da Tecnologia da Informacao

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.