BLOG DA GRADUAÇÃO

7 características que todo gestor ambiental precisa ter

Postado por Bruno Soares de Abreu

O gestor ambiental tem inúmeras atividades e responsabilidades dentro de uma organização. Ele precisa avaliar o impacto ambiental causado pelas atividades da empresa dentro e fora dela, acompanhar as mudanças previstas na legislação, obter e atualizar o licenciamento ambiental, garantir a conformidade legal e, ainda, criar projetos de redução do impacto e conscientização do uso dos recursos naturais.

Tais tarefas são extremamente vitais para o futuro do nosso planeta. Por isso, para seguir carreira no mercado de Gestão Ambiental, existem algumas características básicas que todo interessado e aspirante à área deve ter. Confira algumas que selecionamos a seguir!

gestor ambiental

1. Visão holística (panorâmica)

Um profissional com visão holística tem a capacidade de observar a empresa singular e coletivamente, compreendendo todos os fenômenos a sua volta. Isso significa que ele conhece todos os processos da organização, seus elementos, suas estratégias, suas atividades e, claro, seu capital humano, e a partir desse convívio consegue visualizar a empresa de forma global e completa.

Essa característica é fundamental na área ambiental, pois, com ela, o gestor prevê futuros impactos e cria projetos para preveni-los.

2. Organização

O gestor ambiental, por trabalhar diretamente com projetos e leis multidisciplinares, precisa ser extremamente organizado. Isso porque esse profissional precisa sempre estar muito seguro de suas informações, cumprir suas tarefas dentro dos prazos estipulados e se preocupar com tudo e todos dentro de uma organização.

Ser organizado e comprometido ajuda o gestor a se posicionar melhor profissionalmente, dificilmente colocando a sua credibilidade em jogo.

3. Espírito de liderança

Existem vários tipos de líderes: o exemplar, o carismático, o autêntico, o cuidadoso, o narcisista, o determinado, o adaptador, entre outros. Porém, o que muitos deles não sabem é que a liderança, para ser bem-sucedida, precisa ser uma prática natural. No caso desse profissional, essa característica precisa se destacar ainda mais.

Muitas pessoas e, claro, muitos profissionais, líderes e gestores têm certo receio com os profissionais de Gestão Ambiental, quando estão tentando propor novas técnicas para reduzir o impacto da organização. Por isso, esse líder precisa ser determinado e adaptável, saber se comunicar com todas as áreas e com todos os tipos de pessoas para conseguir atingir seu objetivo.

Baixar ebook

4. Perfil negociador

O gestor ambiental também deve aprender como negociar e administrar conflitos ligados ao meio ambiente, já que ele é o principal responsável pelo planejamento e execução das principais estratégias de redução dos impactos humanos ligados à natureza. Nesse sentido, em caso de crises ou tragédias ambientais, ele precisa saber como lidar com a imprensa, com os outros gestores, com os fornecedores e, claro, com a população em geral.

Não apenas em caso de conflitos, esse profissional precisa negociar, ainda, prazos, deadlines, esforços e investimentos. Além disso, deve exigir a colaboração de cada parte de uma empresa para que as metas sejam alcançadas — tarefa esta que exige também o dom da comunicação e da influência.

5. Responsabilidade

Para evitar que tragédias ambientais aconteçam, o gestor ambiental precisa ser extremamente responsável, íntegro e transparente. Fazer análises minuciosas e entregar relatórios detalhados sobre a situação atual de uma organização. Qualquer informação não compartilhada pode causar danos irreparáveis à natureza e, ainda, à sociedade.

6. Proatividade e dinamismo

Por ser um profissional intrinsecamente multidisciplinar, esse profissional precisa explorar todas as áreas de uma empresa: desde a mais operacional até a mais estratégica. E, para conseguir obter todas as informações que deseja, ele deve ser extremamente proativo e dinâmico, conhecendo de perto a rotina dos colaboradores.

7. Disciplina

Para se tornar um campeão, um atleta precisa treinar todos os dias, ter persistência e muita disciplina. No mundo corporativo não é diferente. Para que uma empresa tenha bons resultados na redução de impactos ambientais, o gestor precisa ser extremamente disciplinado. Dessa forma, ele saberá identificar com precisão o que é importante e o que é fundamental em uma organização em variados contextos e momentos.

Se identificou com o perfil do gestor ambiental do século XXI? Uma faculdade de qualidade pode fornecer a você várias outras competências ideais para o seu sucesso, você já conhece o curso de Gestão Ambiental do Unipê? Compartilhe com a gente a sua opinião sobre o assunto. Deixe seu comentário!

Baixar ebook

Gestao Ambiental

Bruno Soares de Abreu

Bruno Soares de Abreu

Bruno Soares é graduado em Economia pela Universidade Federal de Campina Grande pela UFCG, Doutor em Recursos Naturais pela UFCG. Especialista em Gestão e Análise Ambiental, Economia e Desenvolvimento Sustentável e Gestão da Agroindústria Sucro-Alcooleira. Por ser extremamente dinâmico, atualmente, Bruno é coordenador dos cursos de Gestão Financeira e Gestão Ambiental no Unipê.