7 características que todo gestor ambiental precisa ter

O gestor ambiental tem inúmeras atividades e responsabilidades dentro de uma organização. Ele precisa avaliar o impacto ambiental causado pelas atividades da empresa dentro e fora dela, acompanhar as mudanças previstas na legislação, obter e atualizar o licenciamento ambiental, garantir a conformidade legal e, ainda, criar projetos de redução do impacto e conscientização do uso dos recursos naturais.

Tais tarefas são extremamente vitais para o futuro do nosso planeta. Por isso, para seguir carreira no mercado de Gestão Ambiental, existem algumas características básicas que todo interessado e aspirante à área deve ter. Confira algumas que selecionamos a seguir!

gestor ambiental

1. Visão holística (panorâmica)

Um profissional com visão holística tem a capacidade de observar a empresa singular e coletivamente, compreendendo todos os fenômenos a sua volta. Isso significa que ele conhece todos os processos da organização, seus elementos, suas estratégias, suas atividades e, claro, seu capital humano, e a partir desse convívio consegue visualizar a empresa de forma global e completa.

Essa característica é fundamental na área ambiental, pois, com ela, o gestor prevê futuros impactos e cria projetos para preveni-los.

2. Organização

O gestor ambiental, por trabalhar diretamente com projetos e leis multidisciplinares, precisa ser extremamente organizado. Isso porque esse profissional precisa sempre estar muito seguro de suas informações, cumprir suas tarefas dentro dos prazos estipulados e se preocupar com tudo e todos dentro de uma organização.

Ser organizado e comprometido ajuda o gestor a se posicionar melhor profissionalmente, dificilmente colocando a sua credibilidade em jogo.

3. Espírito de liderança

Existem vários tipos de líderes: o exemplar, o carismático, o autêntico, o cuidadoso, o narcisista, o determinado, o adaptador, entre outros. Porém, o que muitos deles não sabem é que a liderança, para ser bem-sucedida, precisa ser uma prática natural. No caso desse profissional, essa característica precisa se destacar ainda mais.

Muitas pessoas e, claro, muitos profissionais, líderes e gestores têm certo receio com os profissionais de Gestão Ambiental, quando estão tentando propor novas técnicas para reduzir o impacto da organização. Por isso, esse líder precisa ser determinado e adaptável, saber se comunicar com todas as áreas e com todos os tipos de pessoas para conseguir atingir seu objetivo.

Baixar ebook

4. Perfil negociador

O gestor ambiental também deve aprender como negociar e administrar conflitos ligados ao meio ambiente, já que ele é o principal responsável pelo planejamento e execução das principais estratégias de redução dos impactos humanos ligados à natureza. Nesse sentido, em caso de crises ou tragédias ambientais, ele precisa saber como lidar com a imprensa, com os outros gestores, com os fornecedores e, claro, com a população em geral.

Não apenas em caso de conflitos, esse profissional precisa negociar, ainda, prazos, deadlines, esforços e investimentos. Além disso, deve exigir a colaboração de cada parte de uma empresa para que as metas sejam alcançadas — tarefa esta que exige também o dom da comunicação e da influência.

5. Responsabilidade

Para evitar que tragédias ambientais aconteçam, o gestor ambiental precisa ser extremamente responsável, íntegro e transparente. Fazer análises minuciosas e entregar relatórios detalhados sobre a situação atual de uma organização. Qualquer informação não compartilhada pode causar danos irreparáveis à natureza e, ainda, à sociedade.

6. Proatividade e dinamismo

Por ser um profissional intrinsecamente multidisciplinar, esse profissional precisa explorar todas as áreas de uma empresa: desde a mais operacional até a mais estratégica. E, para conseguir obter todas as informações que deseja, ele deve ser extremamente proativo e dinâmico, conhecendo de perto a rotina dos colaboradores.

7. Disciplina

Para se tornar um campeão, um atleta precisa treinar todos os dias, ter persistência e muita disciplina. No mundo corporativo não é diferente. Para que uma empresa tenha bons resultados na redução de impactos ambientais, o gestor precisa ser extremamente disciplinado. Dessa forma, ele saberá identificar com precisão o que é importante e o que é fundamental em uma organização em variados contextos e momentos.

Se identificou com o perfil do gestor ambiental do século XXI? Uma faculdade de qualidade pode fornecer a você várias outras competências ideais para o seu sucesso, você já conhece o curso de Gestão Ambiental do Unipê? Compartilhe com a gente a sua opinião sobre o assunto. Deixe seu comentário!

Baixar ebook

Gestao Ambiental

Aline Carolina da Silva

Tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Sergipe. É Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental. Atualmente faz Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Estudo de Impacto Ambiental, Plano de Gestão de Resíduos, Plano de Saneamento, Usina de Compostagem, Plano de Coleta Seletiva, Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, além de experiência em Consultoria Ambiental prestado a diversos órgão e Empresas dos Estados de Sergipe, Pernambuco e Paraíba. Tem como Hobby ler livros de mistério e romance, além da dança.