Educacao Fisica

6 ótimos motivos para cursar educação física

Mariana Brito
16-04-2018 6:16

Você percebeu que a preocupação com a saúde e a boa forma cresceu bastante nos últimos tempos? Isso, logicamente, aumentou a busca por bons profissionais dessa área, fazendo com que o setor empregue cada vez mais pessoas. E esse certamente é um dos motivos para cursar educação física, visto que esta é uma das ramificações do setor, não é mesmo?

No entanto, se fosse apenas para escolher uma vaga no mercado de trabalho, poderíamos pensar em diversas outras profissões, mas a educação física é muito mais do que isso. Ao escolher essa carreira, você terá um enorme crescimento pessoal e profissional, podendo ajudar pessoas e tornar este mundo cada vez melhor.

Parece papo furado? Mostraremos que não. Se você está interessado neste incrível universo, mas ainda tem aquela pulga atrás da orelha (e está receoso com o que acabamos de dizer), acalme-se! Nesse artigo apresentamos 6 ótimos motivos para cursar educação física. Acompanhe!

6-otimos-motivos-para-cursar-educacao-fisica

1. Possibilidade de atuar em diversas áreas

A primeira grande vantagem é que a educação física é uma área dinâmica por natureza. Afinal, ela oferece muita liberdade para que o educador físico escolha entre diversas áreas de atuação. Ele pode ser um profissional dinâmico que planeja, organiza e supervisiona diversos tipos de atividades físicas para diferentes públicos.

O educador pode, por exemplo, atuar com condicionamento físico, auxiliando no planejamento e na realização de exercícios individuais e em grupo, como um personal trainer. Ele também pode orientar pessoas e equipes em processos, como treinamentos para competições esportivas profissionais e recreativas.

Indo para o setor de reabilitação, o educador é capacitado a auxiliar pacientes que estão em recuperação pós-operatória. Já na carreira acadêmica, ele pode fazer pesquisas científicas ou lecionar para pessoas de todas as faixas etárias.

E olha só um outro ótimo motivo para cursar educação física: trabalhar com montanhismo! Pois é, a educação física é uma graduação tão abrangente que possibilita a atuação no turismo ecológico, coordenando atividades ao ar livre de todos os tipos. Legal, né?

2. Mudança na forma como você enxerga o ser humano

Durante o curso de educação física, o estudante vai se deparar com diversos conhecimentos que vai ajudá-lo a enxergar o ser humano de uma forma muito mais aprofundada. Matérias como Nutrição, Anatomia, Fisiologia e Práticas Pedagógicas (no caso de Licenciatura) darão uma visão fascinante e profunda sobre o ser humano e sua constituição física.

A vontade de ter uma visão diferenciada sobre a natureza humana e ao mesmo tempo de poder aprender sobre si mesmo, são ótimos motivos para cursar educação física. Se você tem esse desejo, mergulhe de cabeça!

Baixar ebook

3. Você pode mudar a vida das pessoas

Num mundo assolado por doenças como ansiedade e depressão, o profissional de educação física está na linha de frente do combate rumo a uma sociedade melhor. Isso porque ele pode mudar a vida dos outros de maneira positiva, devido à capacidade de auxiliar o desenvolvimento físico e, portanto, o desenvolvimento mental.

Lembre-se daquela máxima: “Mens sana in corpore sano” (Mente sã num corpo são). Ou seja, pense que o trabalho do educador físico transcende a velha crença de que você trabalhará pura e exclusivamente com esportes e atividades físicas!

Estamos falando de uma área muito nobre, pois é possível ajudar pessoas com necessidades especiais a terem uma qualidade de vida melhor ou até mesmo a superarem suas deficiências. Você poderá fazer toda a diferença na recuperação e no desenvolvimento da humanidade e esse certamente é um ótimo motivo para cursar educação física, né?

4. O mercado de trabalho é favorável

Há muito tempo a ciência percebeu que o condicionamento físico e a prática regular de esportes traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Com isso, a demanda por profissionais de educação física cresce diariamente e a tendência é que ela continue aumentando nos próximos anos.

Até mesmo porque a famosa “geração saúde” está tendo muito mais espaço na nossa sociedade, algo ótimo para o estudante que está planejando seguir nessa área. Afinal, esse aumento tem aquecido bastante o mercado de trabalho para todos os profissionais de educação física.

6-otimos-motivos-para-cursar-educacao-fisica

5. Desenvolvimento pessoal e profissional

Durante o curso de educação física, o estudante terá matérias teóricas e práticas, podendo conhecer novos esportes e atividades que certamente o ajudarão a se desenvolver tanto física quanto psicologicamente. E por se tratar de uma área essencialmente de contato humano, o educador físico irá dialogar com muitas pessoas, tendo a oportunidade de aprender diariamente com todas as diferenças percebidas.

Esse confronto (no bom sentido, é claro) de opiniões e gostos variados, acabará gerando novas formas de enxergar a vida. Afinal, todos temos algo a aprender com os outros e se isolar do contato humano é algo bem desagradável. Por fim, vale ressaltar que a educação física oferece diversas oportunidades de especialização para o profissional e essa liberdade o ajudará a se desenvolver profissionalmente.

6. A área oferece uma visão mais dinâmica da vida

Muitas carreiras isolam e distanciam as pessoas do que chamamos de “mundo real”. Se você é alguém que gosta de novas experiências e pretende ter uma vida cheia de aventuras, é imprescindível fugir de profissões que te prendem o dia todo no escritório. Nesse caso, considere cursar educação física e aprenda como você pode fazer a diferença na vida de outras pessoas e também na sua, aliando profissionalismo e bem-estar a todos os envolvidos.

Afinal, diferentemente de uma carreira solitária, essa é uma área que possibilita uma integração do profissional com a natureza e com o mundo. Ela oferece novos desafios a cada dia, fazendo com que você conheça diversos ambientes, pessoas e atividades. A especialização em turismo ecológico, por exemplo, pode gerar uma vida de viagens, atuando em atividades ao ar livre como a exploração de cavernas, montanhismo, entre outras.

Agora temos certeza que você tem ótimos motivos para cursar educação física. Um mundo novo e cheio de possibilidades te aguarda nessa incrível jornada rumo à uma vida na qual fazer a diferença é totalmente possível. Ah, não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook para receber outras dicas super legais. Até a próxima!

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos