Educacao Fisica

6 novidades e tendências da educação física que você precisa conhecer

Mariana Brito
27-04-2018 7:54

Quando você pensa na área de educação física o que vem a sua cabeça? Academias lotadas, um personal trainer, grupos de corridas de rua? Pode ser que sua mente relacione todas essas imagens, mas é importante lembrar que a educação física evoluiu tanto na atualidade que existem muito mais novidades do que você imagina.

Boa parte da população ainda é sedentária, mas, ao mesmo tempo, as pessoas têm se preocupado mais com a saúde. Isso gera na população uma vontade de procurar por novas alternativas e atividades que promovam a saúde do corpo e da mente. Para atender às necessidades contemporâneas, é preciso entender e dialogar com a rotina das pessoas que praticam atividade física, afinal, elas estão com cada vez menos tempo disponível!

Confira 6 tendências da educação física que você precisa conhecer!

6-novidades-e-tendencias-da-educacao-fisica-que-voce-precisa-conhecer

1. Gamificação das atividades físicas

Muitas atividades estão passando pelo processo de gamificação, e com a educação física não é diferente. Quase todas as atividades físicas que podem ser feitas presencialmente também podem ser realizadas com o auxílio de games eletrônicos e outros tipos de jogos. A ideia de levar a atividade para o patamar de jogo é justamente deixá-la mais prazerosa, sem que o praticante se entedie ao participar.

Uma alternativa muito legal é misturar esses dois ambientes. Você pode estar fazendo esteira ou bicicleta na academia, mas com óculos 3D que deixa o seu percurso muito mais interessante e cheio de aventuras. Você exercita o corpo e se mantém motivado com as imagens que aparecem.

2. Personalização das atividades

É muito comum as pessoas falarem que até gostam de fazer atividades físicas, mas que não curtem musculação, pilates ou outra atividade qualquer. Isso é comum e será sempre assim. É importante entender esse fator como natural e perceber que existem atividades físicas para todos os gostos e necessidades.

Personalizar as opções de atividades físicas é uma das tendências da educação física. Hoje não existe a ditadura de ter que gostar de todas as atividades, mesmo porque as pessoas praticam uma, duas ou três modalidades, no máximo. O importante é que o profissional saiba estimular a descoberta da melhor opção de atividade física de acordo com o perfil de cada pessoa.

Dessa forma, alguns vão adorar o treino funcional, outros vão chegar à conclusão de que preferem caminhada na rua e outro grupo pode continuar praticando a "peladinha" duas vezes na semana, sem peso na consciência.

Baixar ebook

3. Acessórios que auxiliam

Uma pulseira, um bracelete ou, até mesmo, um relógio podem ser grandes parceiros na hora da malhação. Eles deixam de ser apenas um acessório para serem usados como apoiadores na hora dos treinos. Elas armazenam informações como o estado de saúde de quem pratica as atividades, batimentos cardíacos e outras funções essenciais que ajudam na hora de avaliar o rendimento de quem está se exercitando.

Mas a tendência da educação física não se expressa apenas pelos acessórios, mas por meio das muitas possibilidades que eles trazem. A capacidade de armazenamento e o cruzamento de dados, o fornecimento de informações que podem mostrar que você está seguindo um bom caminho ou que algo precisa ser melhorado são características importantes.

4. Adaptação para atender aos idosos

O profissional de educação física precisa estar apto a atender qualquer tipo de público, mas deve ter uma atenção especial ao público acima de 60 anos. Primeiro porque esse é um público cada vez mais crescente no Brasil; segundo porque essa parcela da população já descobriu que a atividade física deve ser praticada em qualquer idade.

Adaptar as atividades físicas para jovens, adultos e para pessoas com diferentes tipos de deficiências é algo que tem sido visto como uma das tendências da educação física, afinal, as práticas beneficiam a todos. O profissional deve ter o cuidado de pensar em práticas mais adequadas, que realmente possam trazer benefícios e melhorar a qualidade de vida dos idosos.

6-novidades-e-tendencias-da-educacao-fisica-que-voce-precisa-conhecer

5. Equilíbrio entre exercícios e alimentação

O meio que envolve a prática da atividade física sempre esteve relacionado a melhores condições de nutrição, entretanto, é uma tendência da educação física trabalhar melhor essa interação. Para praticar atividades, é importante manter uma alimentação saudável e regular, de acordo com o perfil da pessoa e a atividade praticada. Essa relação deve buscar a harmonia entre as diversas atividades.

Não basta oferecer infinitos complementos alimentares. É importante fazer um estudo sobre o perfil de cada pessoa, seus hábitos e características alimentares, além de suas restrições. Hoje em dia, é comum, por exemplo, algumas pessoas terem intolerância ao glúten, à lactose e a outros componentes. Para ter bons resultados com a atividade física, tudo isso deve ser verificado.

6. Aproveitamento da natureza e dos espaços públicos

Também é uma tendência da educação física levar as práticas e exercícios físicos para espaços abertos e públicos, como parques, praças e ruas. Essa é uma forma de mostrar que qualquer pessoa pode fazer atividades físicas, independentemente de sua condição social ou de seu corpo. Essa é uma ideia muito interessante, pois, onde tem um grupo reunido, outras pessoas ficam curiosas para descobrirem o que está acontecendo e acabam se animando também.

Outro aspecto é a importância de ocupar os espaços públicos com atividades saudáveis. É uma forma de disseminar a cultura da atividade, criando um hábito que pode nascer em uma praça, mas que pode ser incorporada à rotina aos poucos.

Corridas e caminhadas em avenidas, competições em parques, clubes, treinamentos organizados em bairros, ginástica nas praças, danças ao ar livre, apresentações de diferentes modalidades e outras atividades podem ser o começo do início de uma prática regular de atividades físicas.

O mundo muda o tempo todo, por isso é importante estar atento às tendências da educação física para aproveitar as novidades. Se você gosta de dança, procure as tendências da área. Se você prefere competições de artes marciais, busque campeonatos e eventos que envolvam essas modalidades. O importante é encontrar um grupo e uma atividade que te faça feliz.

Quer conferir outros textos com dicas relevantes para a sua vida? Curta a nossa página no Facebook e acesse conteúdos similares!

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos