BLOG DA GRADUAÇÃO

6 motivos para fazer o curso de enfermagem

Talvez essa seja uma das profissões mais importantes, afinal, ajudar a salvar vidas não é pouca coisa. E, acredite, não é para qualquer um. Junto com os médicos e demais profissionais da saúde, os enfermeiros trabalham diariamente com a vida das pessoas numa rotina de cuidados e procedimentos, mas também atenção e amor pelo próximo.

E se você está em dúvida sobre qual carreira seguir, continue lendo esse artigo e conheça os 6 motivos que reunimos para você refletir se o curso de enfermagem é o ideal para o seu futuro profissional. Quem sabe, essa pode ser a profissão da sua vida!

6-motivos-para-fazer-o-curso-de-enfermagem.jpg

1. Oportunidade de ajudar o próximo

A enfermagem traz essa nobreza: a oportunidade de trabalhar ajudando a salvar vidas. É gratificante quando a profissão que você escolhe também é uma forma de se humanizar. Cuidar do outro e lidar bem com todas as implicações que isso traz é para pessoas que estão dispostas a atuar não apenas como profissionais, mas como verdadeiros seres humanos.

E com a enfermagem acontece isso. Você aprende a se colocar no lugar do outro, além de desenvolver atributos fundamentais como a paciência, que é tão importante no setor de saúde.

Esse talvez seja o maior motivador na hora de escolher a enfermagem como profissão, e isso é ótimo. Então, se você sempre se imaginou fazendo o bem e ajudando as pessoas, o curso de enfermagem é indicado para você.

2. Amadurecimento emocional

Trabalhar nessa área requer, além de conhecimentos técnicos e científicos, grande respeito pelo ser humano, além da capacidade de atuar com ética e maturidade. A verdade é que lidar com a dor e as emoções dos outros faz com que o profissional diariamente se veja em situações em que é necessário ter controle emocional. Isso resulta em um desenvolvimento pessoal e maturidade que nem sempre é possível em outras profissões.

E apesar da rotina estressante de procedimentos difíceis e alguns até vitais, os enfermeiros sabem o quanto é gratificante ajudar pessoas em situações de vulnerabilidade. O quanto é possível crescer com essas situações e que na verdade ambos ganham, afinal, quem ajuda está também se ajudando, não é mesmo?

3. Grande demanda de mercado

Outro motivo tentador para fazer enfermagem é que a profissão está em alta. Segundo um estudo recente feito pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), os profissionais de enfermagem são mais requisitados que os médicos.

A enfermagem é a segunda profissão com maior número de postos de trabalho no Brasil, perdendo apenas para os profissionais de Tecnologia da Informação. Animador, não é mesmo?  Isso significa que a enfermagem, ao contrário do que acontecia no passado, é hoje uma profissão bastante valorizada.

A verdade é que o enfermeiro será sempre um profissional bem requisitado, principalmente porque nos últimos anos vem crescendo a preocupação das pessoas com saúde e bem-estar, além do aumento da expectativa de vida que faz com que áreas como a geriatria se destaque.

Baixar ebook

4. Ampla área de atuação

Fazer um curso superior no qual você se identifica é muito importante, mas escolher um curso que está em crescimento é melhor ainda. E por que a enfermagem está em crescimento? Porque além do fato da saúde ser uma área em que sempre haverá demanda, há alguns anos o leque de atuação da enfermagem vem se abrindo.

Você poderá trabalhar em hospitais, prestando serviços de ambulatório em escolas e empresas privadas, casas de repouso, resgate de acidentados, laboratórios e no setor público que eventualmente abre concurso para enfermeiros. Além disso, pode participar do Programa de Saúde da Família (PSF), que exige um enfermeiro formado em cada equipe e em postos de saúde e policlínicas.

Não para por aí, pois você pode trabalhar em auditorias, em gestão de serviços de saúde, no tratamento de pacientes com diabetes e também como profissional liberal ou membro de uma cooperativa que atende na casa dos pacientes. É o que chamamos de Home Care, uma tendência que vem dando muito certo.

5. Bons salários

Enfermeiros ganham bem e esse é um fator que conta muito na hora de escolher a profissão. O curso de enfermagem não deixa a desejar quando o assunto é salário. Veja porque: a média salarial para recém-formados é de R$ 4.000,00 mensais para uma jornada de 6 horas diárias. Além disso, com essa carga horária, é possível trabalhar em mais de um local e aumentar os rendimentos.

E para quem está disposto a sair das metrópoles, ir para as cidades do interior pode ser uma boa alternativa para começar a carreira ganhando bem. É que a maioria dos profissionais na área de saúde está concentrada nos grandes centros urbanos e isso gera carência nas pequenas cidades, que acabam oferecendo salários melhores para suprir essa carência.

O salário ainda pode ser mais atraente quando o profissional adquire outros títulos como especializações e cursos de extensão. Esse pode ser um diferencial principalmente para quem quer seguir carreira no setor público e em cargos de gestão.

6. Flexibilidade de horários

A carga horária de um enfermeiro é de 6 horas diárias por posto de trabalho ou plantões de 12 horas dependendo do local. Essa flexibilidade de horário é ótima para quem quer ter mais de um emprego e aumentar o salário.

Você pode controlar seus horários escolhendo quais dias da semana trabalhar ou, se for o caso, nos fins de semana. Além disso, existem os plantões noturnos que são ideais para quem tem outros compromissos durante o dia. Você tem que concordar que flexibilidade de horário é uma vantagem que nem todas as profissões têm, não é mesmo?

A enfermagem está com tudo! E quem pensa que é uma profissão apenas para mulheres se engana. De acordo com dados do Coren de São Paulo, o número de homens na enfermagem subiu de 2% para 12% em 40 anos. Pode parecer um crescimento tímido, mas para uma profissão que era predominantemente feminina, já é um grande avanço.

Percebeu como a enfermagem é um curso que oferece muitas possibilidades? Quer ficar por dentro das novidades e saber mais sobre outros cursos que a Unipê oferece? Então, curta nossa página no Facebook!

Baixar ebook

Enfermagem

Luciana Ferreira de Souza

Luciana Ferreira de Souza

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Especialista em Saúde da Família pela Universidade de Pernambuco – UPE. Mestre em Terapia Intensiva pelo Instituto Brasileiro de Terapia Intensiva / UNIBRATI, São Paulo-SP. Mestre em Modelos de Decisão e Saúde pela UFPB. Atualmente, enfermeira do Núcleo de Ensino e Pesquisa do complexo Pediátrico Arlinda Marques (João Pessoa-PB), Enfermeira do Centro de Referência em Esclerose Múltipla do Estado da Paraíba e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e Informática em Enfermagem (GEPAIE) da UFPB, docente do curso de graduação em Medicina e Coordenadora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ.

MAIS LIDOS