Engenharia Civil

6 motivos para fazer faculdade de engenharia civil

Mariana Brito
24-09-2018 6:57

Você tem habilidades com números, gosta de acompanhar as novas tecnologias e ainda deseja ter uma profissão valorizada no mercado? Saiba que fazer faculdade de engenharia civil pode ser uma excelente opção.

É muito comum que os jovens terminem o ensino médio sem saber qual curso escolher, por isso é fundamental conhecer os seus talentos e interesses para tomar a melhor decisão, ou seja, aquela que mais combina com você. A engenharia é um dos cursos superiores mais tradicionais e reconhecidos pela sociedade.

No Brasil, fazer uma faculdade ainda faz diferença para a carreira profissional, e algumas profissões se destacam mais do que outras por oferecerem mais oportunidades de trabalho, como é o caso da engenharia civil.

Ficou curioso e quer saber mais? Então, continue lendo o nosso post e conheça os principais motivos para escolher essa profissão! Vamos lá?

6-motivos-para-fazer-faculdade-de-engenharia-civil

1. O engenheiro civil é um dos profissionais com maior reconhecimento na sociedade

A engenharia civil é uma profissão clássica, tradicional e muito respeitada no nosso país. Esse profissional é fundamental para a sociedade por vários motivos, sendo o mais óbvio o fato de que é impossível imaginar o desenvolvimento de uma cidade sem obras e construções.

O engenheiro civil é reconhecido como um profissional de elite, na medida em que a sua nobre profissão exige muita responsabilidade. Realizar uma construção, seja ela qual for, demanda segurança e conhecimentos técnicos, pois a vida de várias pessoas estarão em jogo. Qualquer falha, os efeitos podem ser desastrosos.

Além disso, as profissões mais tradicionais costumam ter sindicatos fortes que garantem os direitos e os deveres de todos os profissionais — desde assistência jurídica individual até cursos, workshops e congressos para capacitação e desenvolvimento de novas competências.

Os engenheiros civis são reconhecidos pela comunidade, que sabe como eles são fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento do nosso país. Além disso, inúmeras regiões do território nacional ainda carecem de obras de infraestrutura e de saneamento.

2. Fazer faculdade de engenharia civil oferece um amplo leque de possibilidades de atuação

Quem opta por fazer esse curso, além de ter inúmeras possibilidades de atuação ao se formar, também conta com mais oportunidades enquanto estudante. Um profissional pode trabalhar em várias áreas — como transporte, rodovias, solo, preservação de recursos hídricos, entre outras — e encontrar excelentes alternativas de estágio durante a graduação.

Por ser um curso muito versátil, oferece uma ampla gama de disciplinas, como cálculo e geometria, informática, mecânica, eletricidade, desenho técnico, geologia, construções, entre outras modalidades da sua extensa grade curricular. Essa diversidade contribui para que você encontre áreas afins durante a graduação, com as quais se identifica e que podem direcionar a sua atuação.

O ponto positivo é que, como existem boas oportunidades de estágio, você pode experimentar diferentes áreas enquanto estuda até encontrar aquela que mais lhe agrada. Além de aprender na prática e se formar com uma boa bagagem de experiência, você encontrará mais rapidamente um trabalho, pois saberá com mais precisão o que quer para a sua carreira e por qual deve caminho seguir.

Baixar ebook

3. O mercado de trabalho para engenheiro civil é forte no Brasil

O Brasil é um país em desenvolvimento e, por isso mesmo, ainda tem uma enorme necessidade de obras. Além disso, mesmo diante de crises, os investimentos nessas áreas são constantes, pois não podem parar.

O aumento do poder aquisitivo da população brasileira, os investimentos dos governos — federal, estaduais e municipais — em infraestrutura e saneamento e os grandes eventos esportivos são alguns dos fatores que mantêm esse mercado aquecido.

Essa realidade faz com que os engenheiros recém-formados não tenham muita dificuldade para encontrar trabalho.

4. Você pode escolher onde quer trabalhar: setor público ou privado

Como a demanda por profissionais de engenharia civil é alta — por ser uma área crucial para manter a população —, você poderá encontrar oportunidades de trabalho tanto no setor público quanto no privado. Como existem muitos concursos e vagas de emprego em grandes empresas, a escolha é totalmente sua.

Outra opção é empreender. Você pode abrir o seu próprio negócio ou se tornar um profissional liberal ou autônomo. Uma das vantagens de fazer o curso de engenharia civil é que na graduação você poderá adquirir os conhecimentos necessários para abrir a sua própria empresa. Além disso, as suas habilidades com os números vão ajudá-lo a administrá-la.

Lembre-se de que para construir uma carreira sólida e conseguir bons resultados e reconhecimento profissional, é essencial que você busque por uma instituição de ensino de qualidade, reconhecida no mercado e com o curso aprovado pelo MEC.

5. A engenharia civil é uma das profissões mais valorizadas no mercado

giphy

Além de ser uma profissão reconhecida pela sociedade, a engenharia civil é muito valorizada também no mercado de trabalho. Uma lei federal garante o piso salarial de 6 salários-mínimos para uma jornada de trabalho de 6 horas por dia. Já o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) apresenta como salário-base de um engenheiro civil o equivalente a 8 salários-mínimos para 8 horas por dia.

Os salários costumam ser altos desde os estágios — principalmente quando comparados com outros cursos, os de engenharia civil têm uma média bem acima. Ao se formar, você poderá começar a atuar na área recebendo cerca de 8.000 reais por mês e poderá fazer com que esse valor cresça ainda mais, chegando aos 5 dígitos.

6. A multifuncionalidade é uma das principais características da engenharia civil

Como vimos acima, um engenheiro civil pode atuar em inúmeras áreas, de acordo com as suas habilidades e preferências. Isso também se deve ao fato dessa engenharia ser uma profissão multifuncional. Então, você poderá escolher, por exemplo, entre gerenciar uma obra, ser o responsável pela execução ou acompanhamento ou, ainda, ser um analista de solo, de tubulação, de estrutura, de fundação etc.

Existe um leque de funções que o engenheiro civil pode realizar ao longo de sua carreira, o que significa versatilidade e liberdade dentro da área que escolher. A multifuncionalidade é uma das características dos profissionais do século XXI. Impulsionada pelo desenvolvimento da tecnologia e da internet, ela está presente nos jovens que ingressam no mercado de trabalho.

Por que fazer faculdade de engenharia civil? Bem, acreditamos que agora você já tem motivos de sobra para considerar essa profissão para sua vida, certo? Aproveite, curta nossa página no Facebook e acompanhe notícias e novidades tanto sobre o curso de engenharia civil quanto sobre diversos outros!

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos