Engenharia Civil

6 livros recomendados para futuros engenheiros civis

Mariana Brito
05-10-2018 7:04

Você já se decidiu que prestará vestibular para o curso de engenharia civil e está em busca de livros sobre a carreira, o mercado de trabalho e as principais tendências da área? Então, você está no lugar certo!

A seguir, você acompanhará uma lista com seis livros indispensáveis para os engenheiros civis. Há desde obras específicas, tratando de concreto armado e ética, até leituras mais gerais, incluindo ficção científica e história da humanidade.

Por ser tão diversa, com certeza, haverá pelo menos um livro que lhe agradará dentro de nossa seleção. Complemente a sua formação, esclareça dúvidas e esteja preparado para os desafios que virão. Temos certeza que, com dedicação, tudo dará certo. Basta levar os estudos a sério e aproveitar as oportunidades de adquirir conhecimento extra.

Continue a leitura e aproveite!

6-livros-recomendados-para-futuros-engenheiros-civis

1. Concreto Armado, Eu Te Amo (volumes 1 e 2), de Manoel Henrique Campos Botelho

Que tal conferir um guia completo sobre o concreto armado desenvolvido por estudantes dos cursos de engenharia civil e arquitetura, além de tecnólogos e profissionais da construção em geral? Nele, você encontra curiosidades básicas e sofisticadas sobre o assunto — tudo com uma linguagem totalmente acessível, de estudante para estudante.

No primeiro volume, o leitor aprenderá o bê-á-bá prático e explicativo sobre o tema. Além disso, terá acesso a aplicação da teoria em edifícios de até quatro andares, que representam a grande maioria das construções brasileiras.

O segundo volume segue a mesma linguagem e forma de apresentar informações. No entanto, os futuros engenheiros civis poderão entender como o concreto armado é usado na construção de prédios diversos e cascatas de carga. Além disso, é possível observar os cuidados necessários com material e os números mágicos de uma estrutura. Imperdível, não é mesmo?

2. Ética para Engenheiros, de Arménio Rego e Jorge Braga

Essa obra chama a atenção para um ponto essencial em qualquer profissão: a responsabilidade ética. Porém, aqui, a abordagem é focada na engenharia, de modo que você poderá acompanhar exemplos concretos sobre a conduta de diversas empresas ao redor do mundo — o aprendizado virá com o conhecimento de erros e acertos.

O livro serve como um convite à reflexão sobre o direcionamento da jornada profissional para futuros engenheiros civis. O legal é que a ética é tratada de uma forma específica, em que o leitor poderá se enxergar, pensar o que faria caso vivenciasse a situação problema e descobrir quais ações dão certo e quais são equivocadas. As decisões tomadas por profissionais de sucesso são construídas com experiência e aprendizado. Nesse sentido, “Ética para Engenheiros” pode ser o primeiro passo para que você se torne um deles.

Baixar ebook

3. Engenheiros da Vitória — Os responsáveis pela reviravolta na Segunda Guerra Mundial, de Paul Kennedy

Nesse livro, você verá a Segunda Guerra Mundial de um jeito que nunca viu. Isso porque o foco não é dado a militares e líderes políticos, e sim às pessoas que foram responsáveis por viabilizar a estratégia criada pela Casa Branca — e os engenheiros fazem parte do time.

Entre as várias curiosidades tratadas com uma pegada história, destacam-se a construção do radar em miniatura chamado Magnetron; a invenção do morteiro múltiplo de granadas de curta distância, denominado Hedgehog, essencial para diminuir o tempo de ataque; e o upgrade dado nos aviões P-51 Mustang com as turbinas Rolls Royce, as quais foram responsáveis por possibilitar jatos supervelozes.

Por mais que a engenharia civil não seja apresentada de forma isolada, a leitura é importante para que você entenda como o processo criativo, em qualquer área, pode servir para tratar de problemas em escala mundial. Não há limites para o que você poderá fazer com todo o conhecimento adquirido na graduação.

4. Sprit, de Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz

Você já teve aulas de gestão de projetos? Caso queira se aprofundar no assunto ou tenha achado o conteúdo ensinado um pouco desatualizado, esse livro é o ideal. Os ensinamentos são transmitidos por ninguém menos que três investidores do Google Ventures, o braço poderoso de investimentos em tecnologia da Google.

Por meio de um modelo comprovado por diversas organizações, a obra apresenta a fórmula perfeita para ajudar qualquer empreendimento a resolver problemas. Aqui, processos que devem ser executados em um curto período — cinco dias — são descritos com clareza.

O que acha de trazer uma dose de inovação para a sua futura carreira? Com isso, certamente, você poderá ser o profissional que executa grandes projetos e não os arquiva na gaveta.

giphy

5. Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, Yuval Noah Harari

Em “Sapiens”, acompanhamos a jornada evolutiva da humanidade, partindo dos primórdios até chegar ao presente. O legal é que, de uma forma bem acessível, adquirimos conhecimento científico sobre a jornada de nossa espécie — o que já é suficiente para agradar os engenheiros de plantão.

Temas atuais são tratados com uma abordagem multidisciplinar. O que possibilitou o homem a subjugar os outros seres? Por que a guerra? O que motiva a criação de obras de arte emocionantes e tecnologias revolucionárias? Essas e outras questões são tratadas com riqueza de detalhes.

Com todo esse aprendizado, definitivamente, você não será mais o mesmo após a leitura. Saia da caixa e descubra o caminho percorrido pelos nossos ancestrais!

6. Perdido em Marte, de Andy Weir

O que você faria se estivesse completamente perdido em Marte? Foi isso o que aconteceu com o engenheiro e astronauta Mark Watney. Após uma grande tempestade de areia, a tripulação abortou a missão, certa da morte do protagonista, abandonando-o no planeta vermelho.

Ferido, sozinho e sem possibilidade de fazer contato com a Terra, Watney resolve tentar sobreviver. Para isso, os seus conhecimentos de engenharia são essenciais. Ficou curioso sobre como o aprendizado adquirido na faculdade pode salvar você em qualquer lugar, incluindo outro planeta? Então, dê uma chance a essa leitura. Se gostar, há também uma adaptação cinematográfica produzida em 2015 e estrelada por Matt Damon.

O que achou de nossa lista de livros para futuros engenheiros civis? Já escolheu o seu favorito? Seja qual for, temos certeza de que ele complementará muito a sua formação e dará uma visão sobre os desafios que você encontrará no mercado. Se estiver preparado, o sucesso estará presente em seu caminho!

Para ficar por dentro de muitas dicas, como as abordadas neste post, curta a nossa página no Facebook!

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos