BLOG DA GRADUAÇÃO

6 filmes sobre hackers que vão te inspirar a fazer o curso de Redes

Espionagem, quebra de sigilo, códigos indecifráveis, senhas criptografadas e hackers destemidos. Volta e meia, o cinema hollywoodiano se aproveita dessa instigante fórmula para produzir verdadeiros sucessos de bilheteria. Essas grandes produções, além de arrebatarem audiências mundo afora, atiçam nossa curiosidade sobre o campo da tecnologia. Que tal transformar a ficção em realidade?

Já pensou em fazer o curso de Redes de Computadores? Se você não só ama computação como está em busca de uma alternativa de graduação promissora na área, esse pode ser o caminho ideal para você. Para ajudá-lo a se decidir, selecionamos aqui uma lista de 6 filmes sobre hackers, ou simplesmente personalidades revolucionárias do meio digital, que certamente vão dar um empurrãozinho pra lá de inspirador nessa nova etapa da sua vida. Confira:

Filmes para inspitar a fazer o curso de Redes de Computadores

Steve Jobs (2015)

Depois do fracasso comercial de Jobs, o co-fundador da Apple finalmente ganha uma cinebiografia à altura do que representa para a indústria mundial de computadores. E o mais interessante é que o roteiro desse filme é baseado na revolução digital protagonizada por Jobs — interpretado por Michael Fassbender —, dando destaque para aspectos mais técnicos, como o lançamento do iMac e de tantos outros produtos que tiveram a assinatura desse gênio da contemporaneidade.

Hacker (2015)

Dirigido por Michael Mann e estrelado por Chris Hemsworth, esse thriller de roteiro instigante infelizmente não ganhou o espaço que merecia nos cinemas brasileiros. Hacker conta a história de um detento — por sinal, também um gênio da informática —, que recebe um salvo-conduto para colaborar com a polícia em uma ampla investigação sobre uma rede de criminosos que interliga Los Angeles a Hong Kong.

Baixar ebook

Citizen Four (2014)

Só por se tratar da controversa história de Edward Snowden, esse vencedor do Oscar de melhor documentário em 2015 já vale a pena. Por meio de entrevistas exclusivíssimas com o próprio Snowden — hoje um asilado político na Rússia —, o filme relembra o escândalo envolvendo as práticas de espionagem da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA), com desdobramentos que chegaram até ao Brasil!

Transcendence (2014)

Nesse mix de ficção científica e suspense, Johnny Depp faz o papel de um pesquisador de inteligência artificial que, acometido por um vírus fatal, encontra uma maneira de transferir seu cérebro para o computador antes de morrer. Apesar de seu roteiro ser meio alucinante, o filme pode desencadear uma boa reflexão sobre o alcance das redes e o risco iminente de bugs.

O Jogo da Imitação (2014)

Esse filme remonta à segunda grande guerra mundial, retratando a conturbada vida do criptoanalista britânico Alan Turing, que é hoje curiosamente chamado de pai da computação. O thriller, estrelado pelo brilhante Benedict Cumberbatch, mostra o passo a passo da construção do Enigma, um computador rudimentar que serviu para decodificar mensagens nazistas.

Controle Absoluto (2008)

Se você curte uma ação despretensiosa, mas não por isso dispensa uma boa reflexão, Controle Absoluto é diversão garantida. Na trama, Shia LaBeouf é perseguido por uma voz misteriosa que se utiliza da tecnologia presente no dia a dia para rastrear seus movimentos. É um ótimo filme para trazer à tona uma discussão saudável sobre a amplitude das redes, bem como sobre nossa extrema dependência da tecnologia.

E então, gostou da nossa lista? Já conhecia nossas sugestões? Acha que deixamos algum título importante de fora? Comente aqui e divida suas opiniões conosco! E aproveite para dar uma olhadinha nas principais características que o profissional de Redes de Computadores deve ter!

Baixar ebook

Redes de Computadores

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.