Engenharia Civil

6 filmes e documentários para quem quer fazer o curso de engenharia civil

Mariana Brito
10-09-2018 8:25

Graduar no curso de Engenharia Civil costuma ser o primeiro objetivo de quem é fascinado por obras e construções — especialmente aquelas que contribuem com o bem-estar da sociedade, como estradas, viadutos, edifícios, barragens, entre outras.

Isso porque o engenheiro civil é a mente brilhante por trás desse tipo de construção, participando desde as etapas iniciais de planejamento até a definição do tipo de fundação e acabamento que será aplicado.

Se você acredita que esse curso atende os seus desejos, com certeza já enxergou a beleza dessa área, muitas vezes escondida atrás dos cálculos, não é mesmo? Quando vê uma construção grandiosa ou mais antiga — como uma bela ponte, por exemplo —, você já pensou na história e nos desafios por trás do seu projeto? O que pode ter levado a essa construção?

Para reforçar a sua admiração pela profissão, listamos aqui seis filmes de Engenharia que mostram a área de maneira única, só possível por meio da sétima arte. Se você se interessa pelo assunto, precisa conhecer todos eles! Confira:

6-filmes-e-documentarios-para-quem-quer-fazer-o-curso-de-engenharia-civil

1. Os Pilares da Terra (2010)

Vamos começar esta lista com uma minissérie baseada em um best-seller: Pilares da Terra. Com oito episódios (ou três filmes, como também foi distribuída), a minissérie faz uma viagem no tempo até o século XII, na cidade de Kingsbridge (Inglaterra), para nos contar a história da construção de uma catedral.

Basicamente, tudo acontece depois do falecimento do rei Henrique I e o tumulto que isso causou na população. Sedentos pela ascensão ao poder, pessoas de muita influência na sociedade (especialmente nobres e religiosos) entram numa disputa para ocupar essa lacuna de poder.

Em meio a tudo isso, Tom, um pedreiro, almeja construir uma belíssima e iluminada catedral. A grande questão é: como conseguir isso no centro de tantos conflitos e entraves? Você precisa assistir para descobrir!

2. A Ponte do Rio Kwai (1957)

“A Ponte do Rio Kwai” é um longa-metragem baseado no romance do escritor francês Pierre Boulle. Sua história se passa no período da Segunda Guerra Mundial, em que alguns oficiais britânicos viraram prisioneiros japoneses.

Em meio ao astral negativo entre os soldados, eis que coronel Nicholson (então líder da tropa) pensa em um meio de animar os seus homens e incentivar o trabalho em equipe: o projeto de construção de uma ponte. Entre eles, no entanto, há um major americano que precisa enfrentar um duro dilema — que não contaremos aqui, para evitar spoilers!

A lição do filme, é claro, está no esforço desses homens na construção da futura ponte do rio Kwai. Vale a pena conferir!

Baixar ebook

3. Elevado 3.5 (2007)

Como medir o impacto que uma construção civil causa na sociedade? O documentário Elevado 3.5 — nosso item made in Brazil desta lista — tem como propósito nos fazer refletir sobre todos os lados envolvidos numa grande construção.

Para isso, os produtores buscaram formar um retrato da vida das pessoas que vivem nos arredores do Minhocão, uma das maiores vias expressas do continente, localizado na cidade de São Paulo.

Para quem pretende ingressar em um curso de Engenharia Civil, o tema colocado em foco aqui é essencial, porque nos leva a entender como construções complexas afetam a vida dos cidadãos que, querendo ou não, vivem em seus entornos.

4. Mega Engineering: Mile High Skyscraper (2009)

O documentário Mega Engineering, produzido pelo canal Discovery Channel, relata o trabalho de engenheiros em vários projetos de alta complexidade. Neste episódio em destaque, ele aborda o Mile High Skyscraper, um projeto em fase de planejamento na cidade de Xangai — que comporta cerca de 24 milhões de habitantes.

Para reduzir os problemas gerados pela superpopulação, os engenheiros ficaram a cargo de construir um edifício para 250 mil habitantes. O processo, de certa forma, é uma lição sobre como lidar com os principais obstáculos que envolvem um projeto de tamanha proporção.

5. Armageddon (1998)

Marcado por ser uma superprodução, ter um elenco talentoso e uma das melhores músicas da banda Aerosmith como trilha sonora (I Don’t Wanna Miss a Thing), o longa Armageddon narra um evento que ameaça devastar a Terra: mais precisamente, a colisão de um asteroide com o nosso planeta.

O próprio título é uma alusão à tragédia mencionada na Bíblia, em paralelo à grande ameaça do filme. Mas o que Armageddon nos ensina sobre Engenharia Civil, além de que meteoritos podem destruir prédios?

Bom, como a missão dos militares do longa é construir uma ogiva para explodir de dentro do asteroide, os engenheiros buscam superar desafios que envolvem a perfuração do corpo celeste — assim como os processos de perfuração do solo, matéria que o estudante aprende no curso de Engenharia Civil!

6-filmes-e-documentarios-para-quem-quer-fazer-o-curso-de-engenharia-civil

6. Perdido em Marte (2015)

É bem provável que você tenha curtido Perdido em Marte (The Martian) nos telões, certo? Protagonizado por Matt Damon, o astronauta americano Mark Watney e seus companheiros de bordo se encontram em uma missão ao planeta Marte. Uma forte tempestade em solo marciano, no entanto, leva a tripulação a tomar medidas de emergência e embarcar de volta para a Terra.

O problema é que Mark fica para trás. Então, ao ser dado como morto pela NASA e seus próprios companheiros, o astronauta surpreende a todos quando consegue alertá-los de que ainda está vivo.

Ainda assim, para conseguir a proeza de sobreviver em Marte, Mark acaba fornecendo lições valiosas sobre como se adaptar a adversidades para construir um local seguro para se abrigar — um desafio que todo engenheiro civil está sujeito a enfrentar, pelo menos em nosso planeta!

Enfim, esperamos que estes filmes de Engenharia Civil lhe ajudem a elucidar a abrangência de diversos fatores envolvidos na área — e, com isso, que você construa a sua carreira, pronto se tornar um excelente profissional. Vale lembrar que a qualidade do curso de Engenharia Civil é, também, determinante para o seu sucesso. Portanto, ao escolher uma faculdade, busque aquela que lhe oferece toda a estrutura de que você precisa!

E aí, gostou do nosso artigo? Quer ficar por dentro de todas as novidades que estamos preparando? Então aproveite para curtir a nossa página no Facebook e fique ligado nos próximos conteúdos!

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos