BLOG DA GRADUAÇÃO

6 cursos da área de direito online e gratuitos

Você está procurando por cursos online e gratuitos na área de Direito? Nós estamos aqui para ajudá-lo! Nós sabemos o quão árduo é construir a carreira profissional, considerando todas as aflições e preocupações do jovem estudante — além disso, estudar Direito é um desafio dos grandes.

Analisando suas pretensões, apostamos que você já tem boa noção de como a área é abrangente, certo? Afinal, um bacharel em Direito pode optar pela atuação em diversos segmentos, como: trabalhista; previdenciário; tributário; penal; processual civil; e empresarial.

Com tantas alternativas, o estudante tem total liberdade para atuar no campo com o qual mais se identifica. Mesmo para os que ainda têm dúvidas em relação a essa importante escolha, a internet oferece muitas oportunidades de cursos gratuitos — ou seja, o seu bolso permanecerá intacto e feliz!

Quer saber que cursos são esses? Continue acompanhando o nosso conteúdo para conhecer 6 deles fornecidos por instituições confiáveis!

6-cursos-da-area-de-direito-online-e-gratuitos.jpg

1. Licitações e Contratos Administrativos

Se você almeja seguir carreira na Administração Pública, espere por muitos contratos e licitações em suas rotinas de trabalho. Quer saber qual é o objetivo de analisar tais documentos?

Em primeiro lugar, tanto as licitações quanto os contratos públicos — em geral, para a aquisição de bens e serviços — devem estar em conformidade com a constituição. Em segundo lugar, caberá a você analisar qual das propostas oferece mais vantagens à gestão pública, sendo os principais critérios:

  • Preço;
  • Qualidade;
  • Custo-benefício;
  • Prazos.

Quer assumir essa importante responsabilidade para a gestão pública? Um ótimo curso gratuito de Direito com ênfase nessa área é fornecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com duração de 30 horas e a distância — vale salientar que a instituição fornece um certificado de conclusão.

Para aprofundar-se ainda mais na questão de contratos, a Prime Cursos também oferece um curso online e gratuito cujo conteúdo aborda os principais fundamentos. Saiba mais sobre os cursos de atualização da FGV e da Prime Cursos. O iPED fornece um curso de elaboração de contratos que pode servir de ótimo complemento.

2. Direito Processual Civil

Muitos cidadãos recorrem à Justiça para correr atrás dos seus direitos ou resolver conflitos de interesses. Para tanto, é atribuído ao Estado o poder de julgar o caso e aplicar devidamente as leis.

Entender como funciona o processo nos tribunais, quais são as execuções existentes, os atos processuais e o que está estabelecido na Constituição Federal a respeito do Direito Processual são os fundamentos básicos oferecidos nos cursos da área de Direito voltados à disciplina.

Maravilha! Quer saber onde aprender tudo isso? A Prime Cursos oferece um curso introdutório livre e sem pré-requisitos, com carga horária de 40 horas e emissão de certificado de conclusão para incrementar o seu currículo.

Baixar infográfico

 

3. Mediação e Arbitragem

Sabe aquele problema profundo e complexo, que envolve questões tão delicadas que sentimos até receio de saber como tudo vai acabar, dados os prejuízos com que uma das partes terá de arcar?

É com esse tipo de responsabilidade que árbitros e mediadores têm de lidar em suas carreiras. Eles solucionam conflitos, disputas e controvérsias — geralmente envolvendo organizações e indivíduos notórios.

As disputas territoriais entre Croácia e Sérvia, por exemplo, envolvem questões delicadas e, para buscar um julgamento imparcial, os países chegaram a recorrer à arbitragem (inglesa, no caso) — por fim, não houve acordo entre as partes.

Todavia, qual a razão para se buscar a mediação? Simples: o ato não está vinculado ao Estado e, portanto, é uma alternativa livre de burocracia — como consequência, o processo é bem mais rápido.

A FGV oferece um curso gratuito com duração de 30 horas/aula, no qual o aluno conhece as características de cada método de mediação e suas vantagens.

4. Direito Constitucional

O Direito Constitucional faz parte das áreas do Direito Público, tendo como finalidade a interpretação das normas inseridas na Constituição, assegurando elas sejam aplicadas no país.

Podemos dizer que a Constituição é a lei que prevalece sobre todas as outras — no âmbito nacional, é claro. Portanto, as suas normas e princípios devem ser obedecidos nas atividades do Estado.

Logo, quem deseja se aprofundar no Direito Constitucional deve conhecer profundamente todos os princípios da Constituição Federal, bem como os direitos que ela estabelece. É um desafio e tanto!

Dos cursos da área de Direito específicos para o Constitucional, profissionais e acadêmicos podem optar pelos cursos fornecidos pela Educa (níveis I e II, ambos com duração de 60 horas/aula) ou, ainda, pelos cursos da Prime Cursos (de 60 horas/aula) e do iPED (de 80 horas/aula).

6-cursos-da-area-de-direito-online-e-gratuitos.gif

5. Direito Internacional

O mundo está cada vez mais globalizado — isso nem é uma novidade! As relações externas, tanto no cenário público quanto no privado, são o termômetro para estabelecer e assegurar a harmonia entre nações.

A partir da construção de relações entre diferentes países é que entra em cena o Direito Internacional — o qual prevê uma série de normas formuladas pelos Estados e cuja aplicabilidade abrange, também, as organizações internacionais (Organização das Nações Unidas, por exemplo) e as particulares (empresas e institutos).

Onde encontrar um curso gratuito de Direito Internacional? A Educa oferece um curso específico, dividido nos níveis I e II (60 horas/aula cada um). A FGV, por sua vez, oferece um curso de Inglês Jurídico que pode ser providencial para o avanço dos seus estudos.

6. Direito Imobiliário

Talvez seja pouco comum ouvirmos falar no Direito Imobiliário quando buscamos por sugestões de carreiras e cursos da área de Direito. Entretanto, como o setor imobiliário é muito forte no Brasil, explorá-lo pode trazer muitas vantagens!

Quer saber qual será o seu papel como profissional do ramo? Primeiramente, pensemos nos aspectos jurídicos ligados a transações para a compra de imóveis. Todos esses fatores devem ser aplicados com base em regulamentações.

Portanto, sempre que a questão envolver compra, venda, aluguel ou financiamento de imóveis, haverá a figura do advogado imobiliário para assegurar que tudo esteja dentro das leis.

A FGV oferece um curso gratuito de Direito Imobiliário com duração de 30 horas/aula. Ao ser aprovado no exame e concluir o curso, o aluno receberá um certificado.

E então? Gostou dos cursos da área de Direito que viu aqui? Saiba que estamos preparando novos conteúdos como esse para você. Curta a nossa página no Facebook e veja as nossas novidades!

 

Baixar infográfico

Direito

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

MAIS LIDOS