BLOG DA GRADUAÇÃO

6 curiosidades sobre a área de ciência da computação

A missão de encontrar a faculdade ideal para um futuro profissional de sucesso é mesmo uma fase conturbada. Afinal, o que se pretende é muito mais do que concluir uma graduação para o currículo, não é mesmo? Por isso, algumas curiosidades sobre a área de ciência da computação podem ajudar você nessa jornada.

Aliás, é de fundamental importância obter uma visão geral sobre as várias áreas afins, dentro do campo de conhecimento que você pretende seguir. Assim, serão maiores as chances de investir em algo que você realmente gosta.

Portanto, se você se amarra em cálculo e curte tecnologia e inovação na área de informática, vale a pena conferir o que preparamos neste post. Veja a seguir!

6-curiosidades-sobre-a-area-de-ciencia-da-computacao.jpg

1. Origem da Ciência da Computação

Para quem vive em plena Era Digital é difícil imaginar que a Ciência da Computação nasceu antes mesmo do advento do computador como ferramenta física.

Isso porque o aspecto lógico e abstrato do computador foi desenvolvido na primeira metade do século XX, por meio da Máquina de Turing (uma criação do matemático britânico Alan Turing — o Pai da Ciência da Computação).

A sua criação foi publicada em 1936, quando a humanidade nem sonhava com as revolucionárias máquinas, capazes de interligar povos geograficamente distantes em tempo real. Nessa invenção, apenas a memória, estados e transições representavam o funcionamento lógico que o computador possui até hoje.

Por meio da Máquina de Turing é possível modelar qualquer computador digital: uma peça-chave para a evolução tecnológica dos dias atuais. Tanto que as carreiras que envolvem dados de computadores invadem os mais diferentes ramos empresariais e crescem a cada dia.

2. Aprendizagem da máquina como tendência

Se a área de Ciência da Computação consiste, basicamente, na criação de algoritmos (o que capacita um profissional para a solução de problemas de informática), a evolução das máquinas tem demonstrado capacidade de aprimoramento desses algoritmos.

Por isso, o que denomina-se aprendizagem da máquina ou inteligência artificial está entre as grandes apostas para o futuro. Atualmente, é possível observar essa inovação no aprimoramento do algoritmo do motor de busca do Google.

Mas, várias pesquisas têm sido desenvolvidas com o objetivo de tornar esse componente essencial às mais diferentes tecnologias. É ele quem melhora a experiência do usuário nas compras da internet, por exemplo.

Com isso, a projeção é de que as máquinas sejam muito mais eficazes do que uma atuação humana. Afinal, elas não possuem sentimentos ou qualquer forma subjetiva influenciada por preconceitos com relação a etnia, religião, preferência política, interesses financeiros, entre outros.

Baixar ebook

3. Automação como coadjuvante nesse processo

Você já percebeu como o advento da automação tem o poder de facilitar o nosso dia a dia nas mínimas ações? Quando optamos por um portão eletrônico ou quando programamos a TV para desligar no meio da noite estamos diante de situações simples. Só que esse tipo de tecnologia pode ser ainda mais fascinante e completa.

Sendo assim, imagina como não seria promissora para o mundo dos negócios! Por isso, é uma tecnologia que tem tudo para manter um bom ritmo de crescimento para os próximos anos. Aliás, a expectativa é de que sejam desenvolvidos mecanismos capazes de substituir atuações, até então, exclusivas do ser humano.

Com isso, novas profissões surgirão nesse mundo inovador ao passo que outras funções provavelmente serão extintas. Além do mais, existe a possibilidade de aliar automação à inteligência artificial, trazendo ainda mais dinamismo e agilidade para a vida das pessoas. Fique de olho!

4. Realidade virtual e realidade aumentada no cotidiano

Se você já se amarra nessas experiências de realidade virtual (VR), desenvolvidas em alguns jogos eletrônicos como o Pokémon Go, e até mesmo no cinema, saiba que ela tem tudo para fazer parte da vida profissional na área de Ciência da Computação.

Afinal, esse tipo de tecnologia detém funcionalidade, facilidade de uso, disponibilidade e conquista de confiabilidade. Por isso, estúdios de cinemas, mercado de jogos e empresas de notícias têm buscado por esse tipo de tecnologia, com experiências significativas para o cotidiano.

Nessa perspectiva, ainda, a realidade aumentada (AR) entra em cena como a dose certa para misturar vida real com a virtual — forma direta ou indireta em que um espaço físico tem possibilidades de intervenções virtuais aumentadas no aspecto visual, sonoro, com utilização de gráficos e GPS.

6-curiosidades-sobre-a-area-de-ciencia-da-computacao.gif

5. Cientista de dados em alta no futuro

Desde alguns anos atrás, a profissão do cientista de dados foi mencionada pela Harvard Business Review como o “trabalho mais sexy do século XXI”. E não é para menos! Essa área envolve criação, pesquisa, desenvolvimento e gerenciamento de softwares e uma infinidade de possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

Além disso, um bom profissional da área de Ciência da Computação mantém viva a curiosidade sobre tecnologia e inovação, o que dá possibilidades incríveis de criar uma verdadeira revolução no mercado. Isso porque ele passa a ser capaz de extrair significado sobre fatos importantes e, quem sabe, até desconhecidos.

Portanto, se você tem o perfil de querer sempre aprender um pouco mais, mesmo sobre assuntos que parecem esgotados, essa graduação pode ser perfeita para a sua carreira. Ainda mais quando a atuação promete estar em alta pelos próximos vários anos a caminho do futuro tecnológico.

6. Educação mais eficiente com o uso do computador

Não poderíamos encerrar este post sem falar dos avanços na área de educação a partir de aulas assistidas pela tecnologia do computador. Por meio desse recurso, os alunos conseguem dar mais significado aos conteúdos, manter um envolvimento de imitação da prática com situações semelhantes às da vida real, entre outros.

Sendo assim, ele tem representado um forte ganho para os alunos com dificuldade de aprendizagem. Isso porque os alunos têm a possibilidade de se colocar como autores do próprio conhecimento, considerando o seu próprio ritmo sobre determinada disciplina.

Nos jogos eletrônicos educativos, por exemplo, dar um passo à frente só é possível após encerrada uma fase com sucesso. Portanto, a tendência é, cada vez mais, aumentar a utilização de computadores e softwares na aplicação das aulas.

Deu para perceber que a área de Ciência da Computação realmente abre um leque de oportunidades para quem se dedica e mantém a qualidade nos serviços. Então, gostou das curiosidades sobre essa promissora área que listamos para você?

Aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de mais novidades que vão ajudar você na escolha da carreira certa!

Baixar ebook

computação, Ciência da Computação, cientista da computação

Thatyana Carla Dias Guerra

Thatyana Carla Dias Guerra

Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa - Unipê e mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados Geográficos, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Informação Geográfica, Banco de Dados Geográficos e Sistema de Suporte a Decisão.

MAIS LIDOS