BLOG DA GRADUAÇÃO

6 competências que você desenvolve no curso de engenharia civil

É bastante desafiador decidir a carreira logo na passagem da adolescência para a vida adulta, principalmente sabendo que esta decisão influenciará bastante a sua rotina dali para frente. E isso inclui definir qual é o melhor curso de graduação para você. Nesse momento, pesquisar bastante sobre os cursos e profissões nos quais você tem interesse pode ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

Toda profissão exige competências e afinidades específicas, afinal, são várias áreas de conhecimentos distintas umas das outras. E o que seria do mundo se todos nós tivéssemos as mesmas capacidades e aptidões?

É importante toda essa diversidade que há no mundo para que seja realizado tudo o que precisamos em nosso cotidiano de forma a vivermos bem. Desde nossa alimentação até a casa onde moramos, passando por diversas outras especificidades, remédios, roupas, tecnologias. Uma infinidade de profissões estão no meio de tudo isso, trabalhando para nosso bem-estar.

Por isso, é necessário que você saiba onde se enquadra melhor.

Analisar quais são as atividades que você mais gosta de praticar e disciplinas na escola que você possui mais facilidade são boas maneiras de começar a realizar as pesquisas. Claro, você pode procurar a ajuda de um profissional para lhe auxiliar nesse momento tão decisivo.

E se você possui interesse em saber como é o curso de Engenharia Civil e/ou pretende seguir esta profissão, trazemos aqui algumas competências desenvolvidas ao decorrer do curso. Confira!

6-competencias-que-voce-desenvolve-no-curso-de-engenharia-civil.jpg

1. Afinidade com as exatas

Parece meio óbvio, mas vale ressaltar que o curso de Engenharia Civil tem quase toda sua base na área das exatas, pois são muitas matérias de cálculo para realizar os projetos e construções como, por exemplo, Mecânica das Estruturas, Fenômenos do Transporte, Resistência dos Materiais, Eletricidade Básica, Eletromagnetismo, Termodinâmica, Cálculo Diferencial e Integral, entre tantas outras.

E isso se estende mesmo depois que você sair da graduação, pois a profissão exige muita matemática.

Afinal, você não quer projetar um prédio que caia, não é mesmo? Para isso, é preciso calcular todo o projeto para que nada dê errado.

2. Capacidade de observação/detalhamento

Como dito anteriormente, ninguém quer projetar um prédio que vá desmoronar. Então, na execução de um projeto o engenheiro civil deve ser bastante detalhista e observador. Não apenas com a estrutura em si que quer montar, mas com todas as condições que permeiam a obra.

Observar bem o local e os detalhes da obra é muito importante. Por exemplo, para a construção do arquipélago artificial Palm Island, em Dubai, foi necessário analisar variações climáticas, ventos, força das ondas, marés e até mesmo o impacto do aquecimento global na região, além da própria estrutura das ilhas.

Analisar tudo nesse momento é bastante válido para que o projeto ocorra dentro das condições propostas.

Baixar ebook

3. Comunicabilidade e trabalho em equipe

No curso de Engenharia Civil você perceberá que um engenheiro nunca trabalha sozinho. Então, exercer a capacidade de trabalhar em equipe é bastante importante. Assim como ter boa comunicação, pois é essencial saber se comunicar bem com a sua equipe.

Além disso, o engenheiro, normalmente, é o responsável pela assinatura da obra, então, possui um perfil de liderança. Voltando à parte da boa comunicação, ser um líder que tenha boa comunicabilidade é excelente para si e para os funcionários.

4. Perceptibilidade de mercado

Um bom profissional na área de Engenharia Civil precisa estar por dentro do mercado de trabalho. Ser um observador dos detalhes faz bastante diferença, pois cada detalhe é muito importante dentro dos projetos. Estar antenado às novidades do momento e possuir olhar inovador é essencial para o crescimento dentro da empresa e ascensão de carreira.

Afinal, a evolução é constante e saber se moldar às evoluções do mercado torna-se essencial para ser considerado um profissional de destaque. Possuir olhar observador de onde poderá haver inovação faz o profissional ser mais completo, chegando até mesmo a cargos gerenciais. E quem é que não quer ser um grande profissional, bem conceituado e até mesmo referência na área? Então, continuar estudando e evoluindo junto com o mercado é a melhor maneira de se destacar.

5. Assiduidade online

6-competencias-que-voce-desenvolve-no-curso-de-engenharia-civil.gif

Com o mercado de trabalho e a tecnologia crescendo e sempre inovando, é bom que o profissional tenha presença online também. É preciso saber utilizar as redes sociais e ferramentas online em seu favor. Conhecer de mídia social e marketing para aplicar as melhores técnicas também é importante, há cursos disponíveis para aprender melhor sobre isso.

Além disso, evitar se expor muito nas redes sociais, mas usá-las sempre com profissionalismo, passa credibilidade e segurança para seu chefe ou funcionários. É preciso deixar sempre suas redes sociais com ambiente profissional, afinal, você pode utilizá-las em seu favor de forma a promover e divulgar o seu trabalho, além de manter contato com a sua equipe.

6. Competências práticas

Fora tudo o que já foi dito acima, no curso de Engenharia Civil você vai aprender também coisas como: aplicar ferramentas matemáticas e tecnológicas, utilizar laboratório para gerar dados, analisar custo, benefício, segurança e qualidade dos projetos, além de avaliar e gerenciar riscos que podem existir.

É bom estar sempre atento e estudando práticas para não ficar ultrapassado na sua carreira, pois as profissões estão sempre evoluindo e em constante mudança. Observe todas as áreas em que você pode se aperfeiçoar mais e invista nisso. A profissão de engenheiro civil possui um leque muito grande de campo de trabalho, e estar atualizado em todas elas só tornará você um profissional cada vez melhor e com maior destaque no mercado de trabalho.

Estas são algumas competências sobre o curso de Engenharia Civil. Se você se identificou com estas características e acredita ter perfil para a carreira, é hora de correr para as apostilas e ficar bem preparado para o vestibular, principalmente nas disciplinas exatas como Matemática e Ciências da Natureza. Mas, se ficou na dúvida, você pode pesquisar mais e saber se o curso de Engenharia Civil é para você.

Quer continuar sabendo tudo sobre profissões, cursos de graduação e dicas sobre como estudar para o ENEM e vestibulares? Continue conosco acompanhando nossas dicas nas postagens da página do Facebook.

Baixar ebook

Engenharia Civil

Antônio da Silva Sobrinho Júnior

Antônio da Silva Sobrinho Júnior

Doutor em Engenharia Mecânica pela UFPB, o prof. Antonio Sobrinho é engenheiro civil do quadro efetivo da Universidade Federal da Paraíba, atuando nas áreas de Construção Civil, Fiscalização de Obras, Orçamentos, Projetos, Materiais e Estruturas. Ele fez mestrado em Engenharia Urbana e concluiu sua graduação em Engenharia Civil, também pela UFPB.

MAIS LIDOS