BLOG DA GRADUAÇÃO

6 competências desenvolvidas na faculdade de ciência da computação

Definitivamente, o momento de escolha da carreira profissional é bem difícil por ser bastante decisivo na vida de quem está no ensino médio ou pré-vestibular. Além de estar estudando para o Enem, é necessário saber qual curso escolherá para a graduação.

Fazer da faculdade de Ciência da Computação a sua carreira profissional é uma ótima escolha. Isso porque o curso, que é bacharelado, abrirá um leque de grandes oportunidades profissionais. Atualmente, o mundo respira tecnologia e não lhe faltará demanda para trabalho. Principalmente se você já tiver interesse ou afinidade com a área.

Neste artigo, trataremos sobre as competências profissionais desenvolvidas ao longo da faculdade de Ciência da Computação. Se você possui interesse em saber mais sobre o que faz esse profissional, continue a leitura conosco.

6-competencias-que-voce-desenvolve-na-faculdade-de-ciencia-da-computacao.jpg

1. Capacidade analítica

Atualmente, é bastante importante que um profissional possua perfil analítico, principalmente nas áreas relacionadas à tecnologia, computação e informação. Isso porque, apresentar capacidade analítica significa que você será capaz de entender e administrar novos assuntos de maneira eficaz e solucionar os problemas que aparecerão no dia a dia.

Além disso, ela permitirá ao futuro profissional de ciência da computação ser capaz de utilizar um "molde" de raciocínio em situações diversas, encontrando de forma mais rápida as soluções para possíveis problemas que venham a surgir.

2. Conhecimentos em Gestão de Projetos

Como um dos principais focos da Ciência da Computação é desenvolver novos softwares para várias plataformas, possuir competência em gestão de projetos é essencial, pois para criar novos programas é necessário que haja um projeto sobre ele.

Ou seja, o estudante deverá ter aptidão sobre projetos para criação e construção de sistemas computacionais, solucionar problemas científicos e gerenciamento de novos aplicativos, criar habilidade para projetar, desenvolver, gerenciar e avaliar projetos de software, pesquisar e viabilizar soluções e compreender aspectos da evolução da área para projetar evoluções futuras.

3. Raciocínio lógico

A faculdade de Ciência da Computação tem como disciplinas básicas Física, Matemática e Teoria da Computação, e pretende-se que o aluno adquira competência em raciocínio lógico para realizar com maestria expressões lógicas, algoritmos, conceitos de complexidade e sistemas digitais.

Ou seja, apesar de óbvio, surgirá com isso uma afinidade com as matérias da área de exatas, afinal, estão presentes durante o curso. Então, se você não possui muita afinidade com as exatas é bom pensar com bastante carinho sobre essa graduação.

4. Visão atualizada

Assim como já falamos, manter-se atualizado na área de Ciência da Computação é superimportante. Isso porque é uma área que está bastante aquecida, visto que estamos na era da tecnologia. E como é da competência do profissional em Ciência da Computação projetar novos sistemas operacionais, jogos e aplicativos, é importantíssimo estar atualizado.

Afinal, se você quer se destacar na carreira é interessante criar coisas inovadoras, não é mesmo? Então, esteja sempre atento às tendências do mercado e busque seu lugar ao sol.

Baixar ebook

5.Comunicabilidade e trabalho em equipe

Mesmo que todo mundo pense que há um nerd trabalhando sozinho por trás dos computadores, está enganado. Ok, pode até estar certo, mas trabalhando em uma empresa, dificilmente você estará sozinho. Então, exercer o trabalho em equipe é essencial, além de criar um bom vínculo comunicativo com as pessoas que o cercam.

Para que todo o trabalho seja feito da melhor maneira possível, é interessante que a equipe esteja afinada e em sincronicidade. Além disso, o profissional em Ciência da Computação vai precisar dos trabalhos de outros profissionais como o Engenheiro da Computação e o Técnico em TI.

Dessa forma, possuir boa comunicação é essencial para que tudo corra bem. Certo?

6. Competências da Computação

Além das competências citadas acima, o aluno sairá da faculdade de Ciência da Computação possuindo também capacidades mais específicas do curso. Ou seja, ele utilizará seus conhecimentos em busca da evolução da área, visando o futuro com a compreensão de necessidades atuais. Isso inclui implementar projetos, ter compromisso com a utilização de ferramentas da computação, operar equipamentos e sistemas de softwares.

Para isso, o futuro profissional precisará ter o domínio sobre as disciplinas de Banco de Dados, Redes e Computação Distribuída, Engenharia de Software, Sistemas Operacionais, Inteligência Artificial, Realidade Virtual, Computação Gráfica e Processamento de Imagens, Compiladores, entre outras.

Bônus: Área de atuação

A área de atuação para o profissional formado em Ciência da Computação é muito ampla. Afinal, a demanda por tecnologia é bastante grande, fazendo com que várias empresas precisem de um profissional capacitado para trabalhar com seus recursos tecnológicos, realizar pesquisas, ensinar, gerenciar, entre outras funções. Além disso, é possível atuar em organizações públicas e até mesmo de forma autônoma.

A seguir, falaremos um pouco sobre como é atuar profissionalmente em cada segmento da área de Ciência da Computação.

Ensino e Pesquisa

O estudante graduado em Ciência da Computação poderá atuar no ensino e pesquisa atuando em universidades, centros educacionais tecnológicos ou centros de pesquisas, para colaborar em estudos tanto teóricos quanto tecnológicos dentro da área de computação.

Há também a possibilidade de expandir seus conhecimentos e entrar em uma pós-graduação, podendo também, após o aprimoramento nos estudos, atuar no ensino na pós-graduação.

Desenvolvimento de sistemas de informação

Atuar nesta área quer dizer que o profissional trabalhará com um conjunto de hardware e software, processando, armazenando e gerindo informações de uma empresa pública ou privada.

Para isso, é necessário analisar a forma de negócios da empresa e aplicar as soluções mais viáveis economicamente. Dentro da área de TI, o profissional poderá exercer funções como Engenheiro de Software, Gerente de Projetos, Analista de Sistemas, dentre outras inúmeras funções.

6-competencias-que-voce-desenvolve-na-faculdade-de-ciencia-da-computacao.gif

Administração de redes de computadores

É na parte de redes de computadores que o profissional trabalhará com a infraestrutura das empresas, projetando e gerenciando-a. E para que todos os projetos sejam realizados e implantados de forma correta, é necessário que haja um profissional de Ciência da Computação ou de área afim, assegurando o funcionamento pleno e íntegro. Para isso, é necessário que ele seja bastante capacitado e possua um perfil diferenciado dos demais graduados na área.

Solução de problemas dos usuários

Este profissional deverá estar sempre atento às necessidades dos usuários dos sistemas computacionais, aplicativos, sites e tudo que envolve a Ciência da Computação. Conseguir auxiliar os usuários a solucionar seus problemas e pensar como pessoas que não estão acostumadas com a computação lidariam com aquele sistema, aplicativo ou afins, é indispensável nos dias de hoje.

Desenvolvedor de games

Esta é uma área que é sonho de muitos jovens apaixonados por jogos. Imagine criar jogos legais, inovadores, colocar até mesmo aquela sua ideia de criança em prática? Pois é, com esse curso é possível. O mercado de jogos é bastante lucrativo, no Brasil são gastos cerca de U$ 1,4 bi em jogos. É um mercado em constante evolução e estar atento às tendências é primordial para ser bem-sucedido.

Como já dito, o leque profissional para quem cursa a faculdade de Ciência da Computação é realmente muito amplo, pois é possível trabalhar em diversos tipos de organizações, além de variadas áreas de atuação.

Você acredita ter o perfil do profissional da Ciência da Computação? Gosta de tudo que envolve tecnologia e se sente apto a adquirir estas competências? Então se jogue nas apostilas, pesquise locais onde você possa realizar o curso e boa sorte!

Gostou de conhecer mais sobre essa graduação? Quer ler mais artigos como esse e saber mais informações sobre cursos de graduação, tecnológicos, eventos e carreiras? Siga a página do Unipê no Facebook e fique ligadinho nas nossas novidades.

Baixar ebook

computação, Ciência da Computação, cientista da computação

Thatyana Carla Dias Guerra

Thatyana Carla Dias Guerra

Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa - Unipê e mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados Geográficos, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Informação Geográfica, Banco de Dados Geográficos e Sistema de Suporte a Decisão.

MAIS LIDOS