Administracao

6 coisas que você deve saber antes de fazer o curso de administração

Ana Flávia da Fonseca
23-04-2018 6:51

O curso de bacharelado em administração é um dos mais procurados no Brasil, perdendo apenas para o curso de Direito.Com a imensa popularidade da graduação, existem algumas coisas importantes que o estudante deve avaliar antes de fazer o curso de administração de empresas.

Mais de 750 mil iniciam o curso de administração a cada ano em terras brasileiras, no entanto, o número de pessoas que o concluem a cada ano é baixo, formam aproximadamente 150 mil alunos por ano.

A diferença dos números de quem inicia o curso e de quem chega até a sua conclusão é muito relacionada à falta de informação sobre o que é necessário avaliar antes do início e como escolher a universidade ideal para fazer administração de empresas.

Para ajudar você a fazer uma escolha certeira e consciente, separamos aqui 6 coisas que você precisa saber antes de fazer o curso de administração. Confira!

6-coisas-que-voce-deve-saber-antes-de-fazer-o-curso-de-administracao

1. Veja o curso como uma oportunidade

Diante dos desafios do cotidiano, existem muitas pessoas que veem seu curso universitário como uma obrigação e um fardo pesado que carrega em suas costas. É importante enxergar o curso como oportunidade de um futuro brilhante.

Fazendo o curso de administração você pode se tornar um executivo renomado ou ter um cargo importante em uma organização. Dê valor ao curso e aproveite ao máximo essa oportunidade que nem todos têm.

2. Avalie bem as áreas de atuação antes de fazer o curso de administração

O bacharelado em administração oferece várias possibilidades de atuação. Por ser uma área generalista, existem várias vertentes para início de carreira do profissional.

Se você deseja montar o seu próprio negócio ou gerenciar o da sua família, a administração é uma boa opção para você se qualificar para esse desafio.

Se você pensa em fazer o curso porque tem habilidades relacionadas a marketing, recursos humanos, contabilidade, finanças ou logística, provavelmente terá afinidade com a graduação.

Caso você tenha interesse na área, mas ainda não sabe qual sua especialidade preferida, é muito importante se dedicar a estágios já no início do curso para atuar em diferentes áreas e encontrar aquela que tem mais a ver com você.

Baixar ebook

3. Avalie o tipo de trabalho que um administrador pode exercer

Uma vez que a administração é uma área generalista, existem vários trabalhos que podem ser exercidos pelo profissional formado no curso.

Como já citado, ele pode atuar como empresário, tendo uma visão global do negócio e sabendo gerir cada área com uma visão estratégica, focando no crescimento de sua empresa. Ainda no âmbito generalista, o profissional pode atuar como consultor, auxiliando na estruturação de empresas e na implementação de processos.

Já se a vontade é o foco em determinada área, existem algumas boas opções para carreira.

Gestão de pessoas

Se você pretende atuar na área de gestão de pessoas você pode ser um recrutador, especializado em localizar e selecionar talentos do mercado para a empresa.

Outra possibilidade é atuar estrategicamente na retenção e motivação de talentos.

Marketing

A atuação em marketing é bem ampla. Atualmente, uma vertente da área que tem se destacado é o marketing digital, que engloba a atuação em produção de conteúdo para web, anúncios em redes sociais e automação de marketing.

Além disso, é possível atuar como um analista de marketing em mercados e áreas tradicionais.

Contabilidade e finanças

Um administrador pode atuar na área de finanças de uma empresa, uma vez que tem uma excelente base em cálculo, matemática financeira e contabilidade. Assim, ele pode trabalhar com a elaboração de projeções financeiras, relatórios contábeis e área fiscal de uma organização.

Gestão logística

A logística é uma área de ampla atuação que também tem muito a ver com a administração. No curso você tem um aprendizado de comércio exterior, logística de fretes, gestão de estoque e elaboração de processos e fluxos que possibilitam uma excelente atuação profissional nessa área.

4. Escolha bem a universidade

6-coisas-que-voce-deve-saber-antes-de-fazer-o-curso-de-administracao

A graduação em administração de empresas é oferecida por diversas universidades brasileiras em diversos formatos.

É muito difícil tomar uma decisão de qual faculdade escolher. O primeiro passo é verificar se ela é bem avaliada pelo MEC.

Depois, analise bem as bases curriculares e as propostas de ensino da instituição, assim como o foco e as disciplinas que serão abordadas durante o curso.

Avalie também se a instituição oferece atenção ao aluno, se a estrutura é moderna e organizada.

É igualmente recomendável conversar com ex-alunos ou alunos já avançados no curso para saber detalhes que só a vivência proporciona.

5. Prepare-se para o mercado, ele é competitivo

Estamos vivendo uma revolução tecnológica em que novos recursos surgem de maneira exponencial, impactando o nosso dia a dia tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Novas metodologias e processos são criados, modificando o trabalho a todo tempo.

A partir disso surge a importância de o profissional de administração, mesmo depois de formado, estar disposto a sempre se atualizar e adquirir novos conhecimentos, fazendo pós-graduações ou buscando conteúdo na internet. Um dos grandes fatores de sucesso de um profissional é estar preparado para assumir cargos em que ele terá de desenvolver as mais variadas funções.

6. Verifique a formação dos educadores

Por ser um curso muito difundido e procurado, o bacharelado em administração está disponível com diversas grades curriculares e em várias instituições de ensino. Assim, é possível fazer um grande comparativo e escolher aquele que mais atende às suas necessidades.

Nessa etapa de avaliação dos cursos é importante estar atento não só às disciplinas, mas também aos educadores, pois é necessário que a mão de obra seja qualificada. Avalie se os profissionais têm pelo menos uma pós-graduação e se isso é exigido pela faculdade.

Uma vez decidido que você tem vocação para administração, é hora de estudar muito na faculdade que mais tem a ver com você e com os seus objetivos de vida. Assim, você estará se preparando para um dia se tornar um profissional conceituado no mercado ou um empresário de sucesso.

Gostou do nosso conteúdo sobre coisas importantes que o estudante deve se atentar antes de fazer o curso de administração? Curta nossa página no Facebook e não perca nossos conteúdos relacionados à administração de empresas e outros assuntos do universo acadêmico.

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos