BLOG DA GRADUAÇÃO

6 bons motivos para fazer o curso de Ciência da Computação

Quando chega a hora de decidir qual faculdade fazer, as dúvidas sempre batem na porta. Dentre vários aspectos a serem considerados, é necessário avaliar se o curso oferece boas oportunidades profissionais. E, nesse sentido, uma ótima opção pode ser o curso de Ciência da Computação.

Entretanto, muitos estudantes ainda não sabem do que se trata essa graduação, qual o mercado de atuação, o perfil profissional e muito menos qual universidade escolher. Além disso, algumas pessoas têm a percepção de que este é um curso muito complicado, o que acaba impedindo-as de cursá-lo.

Porém, para a sua felicidade, a Ciência da Computação é uma das áreas que está mais em alta em nosso país, presente em excelentes instituições de ensino e com bastante crescimento no mundo dos negócios.

Quer saber mais sobre essa carreira? Listamos abaixo 6 ótimos motivos para você fazer esse curso. Acompanhe e comece a estudar desde já!

6-bons-motivos-para-fazer-o-curso-de-ciencia-da-computacao.jpg

1. A computação faz parte da nossa realidade

Nos filmes a que assistimos, nos softwares que utilizamos para trabalhar e nos aplicativos que temos em nossos celulares. Graças à Ciência da Computação, esses poucos exemplos citados se tornaram possíveis e acessíveis para a maior parte das pessoas.

Dessa forma, podemos dizer que esta área está diretamente relacionada à tecnologia, que, por sua vez, faz parte da nossa realidade e do nosso cotidiano. Ou seja, a computação tornou-se fundamental para evoluirmos e desenvolvermos melhorias contínuas em diversos aspectos da nossa vida.  

Por essas razões, tornar-se um cientista da computação é estar completamente conectado com a evolução tecnológica e trabalhar em prol da construção de uma realidade cada vez melhor.

Bem interessante, não é mesmo?

2. O mercado de trabalho está aquecido

Uma das maiores preocupações de quem vai começar a faculdade é acertar na escolha de um curso que ofereça boas oportunidades profissionais e cujo mercado esteja em alta. Nesse contexto, podemos dizer que a Ciência da Computação tem grande destaque.

Mesmo em períodos de crise, quando vários segmentos sofrem com prejuízos e demissões em massa, as áreas de Tecnologia da Informação (TI) seguem o caminho contrário e continuam a contratar e a ampliar as suas equipes.

No caso dos profissionais de Ciência da Computação, seus trabalhos tornam-se ainda mais importantes em períodos desafiadores, pois eles são capazes de desenvolver soluções, softwares, aplicativos e sistemas que podem auxiliar a contornar a crise e ainda ajudam a impulsionar os negócios da empresa.

Por isso, este curso é uma escolha certeira para quem busca uma área com ótimas oportunidades de carreira!

Baixar ebook

3. Você pode trabalhar sozinho ou em grupo

Se você estava preocupado com o perfil e a forma de trabalho do cientista da computação, então fique tranquilo. O curso oferece a oportunidade de trabalhar sozinho ou de forma coletiva. Ou seja, há espaço para todos os gostos e preferências.

As empresas podem te contratar para desenvolver algum software ou realizar pesquisas de mercado individualmente, assim como podem te escolher para fazer parte de uma equipe envolvida em determinado projeto.  

Como é um mercado que está em alta e geralmente tem várias vagas disponíveis, você pode focar e escolher aquelas que têm mais afinidade com o seu perfil e com a sua maneira de trabalhar.

4. O curso de Ciência da Computação tem várias áreas de atuação

Se flexibilidade e diversidade são importantes para você, saiba que a Ciência da Computação oferece um vasto campo de atuação profissional, em que você pode encontrar oportunidades em pequenas e grandes empresas, assim como em companhias nacionais e multinacionais.

Nesse contexto, podemos dizer que praticamente todos os segmentos do mercado, de empresas de mídia a montadoras de veículos, precisam de profissionais voltados para essa área, pois eles serão importantes no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos seus negócios.

Além disso, se você é daquelas pessoas que gostam de se jogar no mundo e têm a intenção de morar fora do país, independentemente do lugar escolhido, será muito provável que você encontre vagas relacionadas à Ciência da Computação.

Quer saber quais cargos você pode exercer? Confira alguns dos principais deles:

  • Programador (utilizando diferentes linguagens);
  • Engenheiro de software (algumas especializações podem fazer a diferença);
  • Gerente de projetos;
  • Analista de sistema;
  • Marketing digital e analista SEO;
  • Administrador de banco de dados;
  • Técnico em informática, entre outros.

Já pensou em trabalhar com o que você mais gosta em países como EUA, Japão e França? Ou até mesmo em diferentes estados do nosso país? São excelentes oportunidades para ter uma carreira de sucesso!

giphy.gif

5. Os salários são muitos bons

Outra grande preocupação na hora de escolher a faculdade é saber a média salarial que os formados costumam receber. E, para a sua felicidade, os cientistas da computação estão entre os trabalhadores com as melhores remunerações e excelente nível de satisfação no mercado.

Isso acontece porque as empresas entendem a necessidade de investir nesses profissionais para se manterem sempre atualizadas e competitivas. Além disso, existe um boa compreensão da complexidade da área de Ciência da Computação.

Por essas razões, as companhias costumam ser generosas na hora de fazer as ofertas salariais para quem se formou nessa área. Basta ser bem qualificado, estar disposto e antenado nas novidades!

6. É uma das profissões do futuro

Sabemos que muitas áreas e vagas de trabalho estão sujeitas a serem extintas no futuro, seja pelo surgimento de novas tecnologias ou simplesmente por perderem a sua função em nosso mundo sempre acelerado e em constante mudança.

Entretanto, a Ciência da Computação segue o caminho contrário. É um curso relativamente novo e que cresce a cada ano. Algumas empresas mal começaram a investir nessa área. E as que já iniciaram perceberam a sua importância e o quanto ela é essencial para sustentar e fazer o seu negócio crescer.

Dessa maneira, contanto que os profissionais busquem novos conhecimentos diariamente, podemos dizer que a Ciência da Computação é, sem dúvidas, uma das profissões mais promissoras tanto no Brasil quanto no mundo inteiro.  

E então, está esperando o que para começar esse curso? Percebeu como ele pode ser vantajoso para a sua carreira? Agora, você só precisa escolher uma universidade de qualidade, que ofereça um ótimo custo-benefício e transforme-o em um excelente profissional.

Gostou de conhecer as principais vantagens sobre o curso de Ciência da Computação? Então, aproveite para curtir a nossa página no Facebook. Assim, você ficará sempre por dentro de informações sobre este e outros ótimos cursos!

Baixar ebook

Ciencia da Computacao

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.