De Niemeyer a Gaudí: 6 belezas da arquitetura

Postado por Pier Paolo

A lista de belezas da arquitetura construídas pela humanidade é tão grande que fica difícil enumerar apenas 6. Para registrá-las, é bom ter uma câmera na mão e o passaporte devidamente carimbado! Mas se quiser entender como foram feitas e apreciá-las em sua totalidade, o curso de arquitetura e urbanismo é ideal.

Talvez você ainda não saiba, mas o curso de arquitetura e urbanismo também é voltado para o amante das artes em geral, que curte exposições, teatros, cinemas, museus e literatura. Ou seja, se você é um verdadeiro “devorador” cultural, vai encontrar na arquitetura um prato cheio.

niemeyer-blog-unipe-graduacao

Mas o que se aprende no curso de arquitetura? Niemeyer explica!

O saudoso Oscar Niemeyer (1907-2012), autor de obras renomadas em Paris, Roma e todo o Brasil, costumava dizer que o universo é feito de curvas.

O curso de arquitetura abrange a arte de desenhar espaços internos e externos segundo critérios de estética, conforto e funcionalidade.

Funcionalidade na arquitetura? Como assim?

Pois é, Niemeyer discordava abertamente desse critério técnico e era criticado por sua postura. Afinal, as “obras de arte” que criava não poderiam ser reduzidas a projetos arquitetônicos destinados a uma finalidade.

O “artista” Niemeyer é um dos brasileiros mais conhecidos do mundo. Premiado com o “Pritzker”, o Nobel da arquitetura, projetou pelo menos 180 no exterior e mais de 500 edifícios no país, tendo Brasília a sua assinatura.

Brasília, maravilha da arquitetura brasileira

Além da Brasília de Niemeyer, confira abaixo a lista das 5 belezas da arquitetura moderna mundial:

1 . Casa Milà (La Pedrera) de Gaudi, Barcelona, Espanha

Casa Milà, maravilha da arquitetura                                                 Casa Milà, maravilha da arquitetura

A Casa Milà, também conhecida como La Pedrera, é um fantástico edifício desenhado pelo renomado arquiteto catalão Antoni Gaudí, construída entre os anos 1905 e 1907.

Baixar ebook

2. Ópera de Sydney, na Austrália

Ópera de Sydney, maravilha da arquitetura

A casa da Ópera de Sydney, também conhecida como Teatro de Sydney, é uma das casas de show mais impressionantes do mundo e também um dos cartões postais australianos.

3. Museu Guggenheim, Nova Iorque, EUA

Museu Guggenheim, maravilha da arquitetura

O Museu Solomon R. Guggenheim conta com o projeto arquitetônico do consagrado Frank Lloyd Wright, famoso pelas linhas curvas da fachada que reproduzem a arquitetura moderna em sua manifestação mais orgânica.

4. Masp, São Paulo, Brasil

MASP, maravilha da arquitetura

Inaugurado por Assis Chateaubriand, o Masp é um dos mais importantes museus do Brasil. Localizado em plena Avenida Paulista, em um edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi para ser sua sede .

5. La Tete au-Carre – Nice, França

La Tete au-Carre, maravilha da arquitetura

A chamada “Cabeça quadrada” é na verdade uma escultura gigante e imponente feita pelo artista francês Sacha Sosno transformada em edifício.

E, na sua opinião, quais são as maiores belezas da arquitetura moderna?

Baixar ebook

Arquitetura e Urbanismo, arquiteto, belezas da arquitetura, Niemeyer, Gaudí

Pier Paolo

Arquiteto e Urbanista- PUCSP. Doutor em Habitat pela Universidade de São Paulo. Exerceu o cargo de Diretor Técnico I do Complexo Hospitalar do Juquery e coordenador assistente e professor da Universidade Paulista (Campus Jundiaí). Possui experiência em intervenções em Patrimônio Histórico e Projetos de Serviços de Saúde. Tem uma grande paixão com o desenho de observação e já fez parte do grupo de Urban Sketcher de Jundiaí.

MAIS LIDOS