Arquitetura e Urbanismo

De Niemeyer a Gaudí: 6 belezas da arquitetura

Ana Flávia da Fonseca
02-07-2014 16:17

A lista de belezas da arquitetura construídas pela humanidade é tão grande que fica difícil enumerar apenas 6. Para registrá-las, é bom ter uma câmera na mão e o passaporte devidamente carimbado! Mas se quiser entender como foram feitas e apreciá-las em sua totalidade, o curso de arquitetura e urbanismo é ideal.

Talvez você ainda não saiba, mas o curso de arquitetura e urbanismo também é voltado para o amante das artes em geral, que curte exposições, teatros, cinemas, museus e literatura. Ou seja, se você é um verdadeiro “devorador” cultural, vai encontrar na arquitetura um prato cheio.

niemeyer-blog-unipe-graduacao

Mas o que se aprende no curso de arquitetura? Niemeyer explica!

O saudoso Oscar Niemeyer (1907-2012), autor de obras renomadas em Paris, Roma e todo o Brasil, costumava dizer que o universo é feito de curvas.

O curso de arquitetura abrange a arte de desenhar espaços internos e externos segundo critérios de estética, conforto e funcionalidade.

Funcionalidade na arquitetura? Como assim?

Pois é, Niemeyer discordava abertamente desse critério técnico e era criticado por sua postura. Afinal, as “obras de arte” que criava não poderiam ser reduzidas a projetos arquitetônicos destinados a uma finalidade.

O “artista” Niemeyer é um dos brasileiros mais conhecidos do mundo. Premiado com o “Pritzker”, o Nobel da arquitetura, projetou pelo menos 180 no exterior e mais de 500 edifícios no país, tendo Brasília a sua assinatura.

Brasília, maravilha da arquitetura brasileira
 

Além da Brasília de Niemeyer, confira abaixo a lista das 5 belezas da arquitetura moderna mundial:  

 1 . Casa Milà (La Pedrera) de Gaudi, Barcelona, Espanha


Casa Milà, maravilha da arquitetura                                                 Casa Milà, maravilha da arquitetura

A Casa Milà, também conhecida como La Pedrera, é um fantástico edifício desenhado pelo renomado arquiteto catalão Antoni Gaudí, construída entre os anos 1905 e 1907.

Baixar ebook

2. Ópera de Sydney, na Austrália

 Ópera de Sydney, maravilha da arquitetura

A casa da Ópera de Sydney, também conhecida como Teatro de Sydney, é uma das casas de show mais impressionantes do mundo e também um dos cartões postais australianos.

3. Museu Guggenheim, Nova Iorque, EUA

 Museu Guggenheim, maravilha da arquitetura

O Museu Solomon R. Guggenheim conta com o projeto arquitetônico do consagrado Frank Lloyd Wright, famoso pelas linhas curvas da fachada que reproduzem a arquitetura moderna em sua manifestação mais orgânica.

4. Masp, São Paulo, Brasil

  MASP, maravilha da arquitetura

Inaugurado por Assis Chateaubriand, o Masp é um dos mais importantes museus do Brasil. Localizado em plena Avenida Paulista, em um edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi para ser sua sede .

5. La Tete au-Carre – Nice, França

 

La Tete au-Carre, maravilha da arquitetura
 

A chamada “Cabeça quadrada” é na verdade uma escultura gigante e imponente feita pelo artista francês Sacha Sosno transformada em edifício.

E, na sua opinião, quais são as maiores belezas da arquitetura moderna?

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos