Fonoaudiologia

5 tendências e novidades da fonoaudiologia

Mariana Brito
12-09-2018 7:57

Nos últimos anos, as profissões ligadas à área da saúde e bem-estar têm apresentado um significativo crescimento devido a diversos fatores relacionados, principalmente, às características da população. Se você tem habilidade para cuidar de pessoas e procura por um curso que lhe garanta uma atuação promissora, a fonoaudiologia pode ser a escolha certa

Regulamentada desde 1981, ela está entre as profissões do futuro e trata, especificamente, das deficiências da fala, audição, voz, escrita e leitura, com um campo de atuação extremamente diversificado e um mercado de trabalho cada vez mais aberto.

Quer ficar por dentro das últimas novidades da fonoaudiologia e descobrir por que essa profissão é uma das mais promissoras da atualidade? Continue a leitura deste post e confira!

5-tendencias-e-novidades-da-fonoaudiologia

1. A fonoaudiologia no tratamento do câncer

O mercado de trabalho é cada vez mais exigente e demanda profissionais competentes em todos os campos. Por esse motivo, além de investir em um curso de graduação qualificado, é preciso pensar na capacitação futura e nas possibilidades de especialização após a graduação. Para isso, é recomendável estar atento às últimas novidades da sua área.

Uma grande tendência da fonoaudiologia está relacionada ao tratamento e recuperação de pacientes com câncer. Pesquisas recentes na área de Fononcologia ajudaram a compreender mais profundamente aspectos anatomofisiológicos, contribuindo para o refinamento terapêutico dessa especialidade.

Na prática, excelentes resultados têm sido conquistados, desde minimizar sinais de cicatriz após uma cirurgia até o refinamento da fonoarticulação.

A Fononcologia é uma especialidade em alta, pois, além de acompanhar as tendências tecnológicas, faz uso de recursos diagnósticos e preventivos modernos, propiciando mais qualidade de vida aos pacientes em tratamento.

2. A fonoaudiologia para a população atual

A fonoaudiologia é uma profissão que tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar da população no que tange a sua área de atuação. Os fonoaudiólogos trabalham com a arte de falar e ouvir e zelam por aprimorar as condições de comunicação, contribuindo para a qualidade de vida da população de uma maneira geral. Assim, as tendências e novidades relacionadas a ela acompanham as características atuais da sociedade.

Um fator contemporâneo que contribui com a alta da profissão é o número de adolescentes que apresentam distúrbios auditivos por escutarem fone de ouvido em volumes altíssimos. Além disso, diante da crescente medicalização de crianças que apresentam problemas de aprendizagem, o fonoaudiólogo pode intervir nos distúrbios da fala ou da escrita, amenizando esse grave panorama atual.

Esses reflexos da atualidade exigem uma quantidade cada vez maior de profissionais qualificados que possam atender às demandas modernas. A fonoaudiologia é, portanto, uma profissão nobre e que, merecidamente, tem sido cada vez mais reconhecida.

Baixar ebook

3. A fonoaudiologia para a terceira idade

A gerontologia é uma grande tendência da fonoaudiologia, uma vez que a expectativa de vida da população mundial aumentou com o desenvolvimento da medicina e da tecnologia. O mundo precisa lidar com uma população cada vez maior de idosos, que demandam cuidados específicos de profissionais que os ajudem a manter a qualidade de vida.

O foco do trabalho do fonoaudiólogo especializado em gerontologia é promover a saúde do idoso em todos os aspectos relacionados à comunicação humana, como fala, linguagem, deglutição e motricidade orofacial. Uma grande demanda para esse profissional é auxiliar nas perdas de audição, muito comuns na terceira idade.

Como citamos, a população de idosos no Brasil vem aumentando consideravelmente, o que torna essa especialidade muito promissora.

4. A fonoaudiologia nas empresas

Se você se identifica com a área da educação e da saúde e possui habilidades como a capacidade de observação, atenção e objetividade, tem grandes chances de se tornar um bom fonoaudiólogo.

Por ser uma profissão que visa o aperfeiçoamento da comunicação, ela pode ajudar no desenvolvimento tanto pessoal como profissional. Dessa forma, é possível trabalhar diretamente com indivíduos em organizações.

A comunicação eficaz é uma habilidade extremamente valorizada pelo mercado atual. Diante dessa tendência, o fonoaudiólogo pode se especializar e trabalhar em grandes empresas como assessor, consultor ou instrutor de treinamento em comunicação. Essa tem sido uma das grandes novidades da fonoaudiologia e abre muitas portas e oportunidades para esse profissional no mundo organizacional.

5-tendencias-e-novidades-da-fonoaudiologia

5. A fonoaudiologia e suas áreas de atuação

É essencial optar por uma instituição de ensino de qualidade que lhe trará bons resultados e reconhecimento profissional. O curso de fonoaudiologia tem a duração de quatro anos e abrange conteúdos das áreas de ciências biológicas, sociais e humanas e da saúde, como anatomia, fisiologia e genética, além das disciplinas específicas como audição, linguagem oral, escrita e fala.

Uma vez formado, o fonoaudiólogo pode ser um profissional independente e atender em consultório particular ou trabalhar com outros profissionais da saúde, como psicólogos, pedagogos e dentistas, em clínicas, escolas, hospitais e até em emissoras de rádio e TV.

Pode oferecer tratamentos, atuar na prevenção da saúde e na conservação da qualidade vocal, principalmente com profissionais que têm a voz como instrumento de trabalho, como cantores e atores.

Diagnósticos e prevenção

A audiologia é uma área que trata do diagnóstico e da prevenção de distúrbios auditivos. Em relação à linguagem, o profissional pode atuar na prevenção e no tratamento de problemas na fala e escrita. Já na área de motricidade oral, o fonoaudiólogo trata distúrbios nos processos da mastigação, da respiração e da fala.

Caso opte por trabalhar com a voz, o seu foco será nos aspectos relacionados a articulação, a respiração, a entonação e a pronúncia. Seja no setor público, seja no setor privado, as possibilidades de atuação para esse profissional são bem diversificadas.

Agora que você já conhece as principais tendências e novidades da fonoaudiologia, o que acha de investir nessa graduação? Se você sempre se interessou por uma carreira da área da saúde e busca por um curso que ofereça boas oportunidades no mercado de trabalho, essa pode ser a escolha certa. Cuidar das pessoas, promovendo o bem-estar pode ser extremamente gratificante!

Este post foi útil para você? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe dicas e informações para você acertar na escolha do seu curso. Até a próxima!

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos