BLOG DA GRADUAÇÃO

5 sinais de que você pode ser um bom designer de interiores

Postado por Pablo Nogueira

Uma das profissões em ascensão no Brasil é a de designer de interiores. Muitas vezes confundidos com decoradores e arquitetos, os designers de interiores têm sido bastante requisitados em empresas, lojas e moradias para transformar locais de trabalho e ambientes de consumo.

Profissão design de interiores

Mas, afinal, o que faz um designer de interiores? De certa forma podemos dizer que, esse profissional é uma fusão mais ampla do bom senso dos decoradores, aliada à arte do designer e aos conhecimentos multidisciplinares dos engenheiros e arquitetos. Resumindo, o designer de interiores é responsável não apenas por decorar e organizar ambientes, mas principalmente por projetar espaços de forma estética e funcional.

Sabemos que o processo de escolha de uma profissão não é tão simples quanto gostaríamos. Porém, hoje, com o avanço das profissões e tecnologias, existem algumas ferramentas, como os testes vocacionais, que podem auxiliar nesse importante processo de escolha.

Será que você tem o perfil do curso Design de Interiores? Essa graduação é conhecida por permitir a adequação a diferentes estilos de vida, pois além da possibilidade de se ter um trabalho fixo ou ser um trabalhador autônomo, a profissão permeia tanto a área de humanas quanto a de exatas.

Tudo que você precisa saber sobre a carreira de Design de Interiores - UNIPE

E como saber se Design de Interiores é o curso certo para mim?

Assim como os testes vocacionais ou até mesmo seus parentes e amigos irão te dizer, existem alguns sinais que mostram que você pode ser um ótimo designer de interiores. Vamos listar cinco! Veja se você se enquadra em algum deles:

1. Você é uma pessoa organizada e procura sempre otimizar os ambientes da sua casa

Toda semana você muda a sua cama e os objetos do seu quarto de lugar para tentar ganhar mais espaço ou harmonizar seu ambiente de descanso? Quando entra em uma empresa ou loja, pensa sempre em novas maneiras de otimizar aquele espaço? Adivinha só: estes podem ser os primeiros sinais de que você tem tudo a ver com design de interiores!

2. Você gosta de desenhar

Apesar de, atualmente, existirem softwares em 3D para o desenvolvimento dos projetos, é importante ter uma base em desenho à mão livre, em 2D. Se você escolher a graduação de Design de Interiores, provavelmente cursará matérias de desenho na faculdade. Se você já gosta de desenhar, ótimo! Se não, não se preocupe: o objetivo não é a perfeição, mas desenvolver a habilidade de se expressar pelo desenho, representando seus projetos no papel.

3. Você tem um bom raciocínio lógico

Na prática, um designer de interiores lida o tempo todo com medidas, escalas e até questões administrativas, e precisa entender de projetos estruturais, elétricos e hidráulicos. Claro que esses assuntos são trabalhados durante a faculdade, mas ter um bom raciocínio lógico é fundamental para que tudo seja compreendido de forma mais simples.

4. Você se importa com cores e combinações

Tem gente que sai de casa com calça de um estilo, camisa de outro e um pé de cada tênis. Mas você não! Você se incomoda com cores e estampas que não ornam, ou então cria combinações inusitadas, porém super harmoniosas. Entender a teoria das cores e desenvolver esse olhar sensível é essencial.

5. Você se interessa por paisagismo, arquitetura, meio ambiente e iluminação

Assim como um olhar sensível às cores e à combinação harmoniosa de objetos diferentes, existe também aquele olhar macro, referente à perspectiva, ao design puro, que enxerga o ambiente ou instalação como um todo: não apenas uma obra artística, mas também um ambiente usual que funciona.

Se você se identificou com essas cinco características, é provável que tenha vocação para cursar uma faculdade de Design de Interiores, e ser o responsável pela criação de espaços que, além de cumprir desejos funcionais e estéticos, podem ser capazes de provocar sensações, ou até instigar os sentidos. Espaços que, acima de tudo, inspiram criatividade — técnica já bastante aplicada no ambiente corporativo para estimular os funcionários.

E então, você se identifica com a profissão? Ficou com vontade de saber tudo sobre design de interiores? Então clique aqui e aprenda mais sobre o curso!

Tudo que você precisa saber sobre a carreira de Design de Interiores

Design de Interiores

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Pablo é de Porto Alegre, Arquiteto com especialização em Gestão Educacional e mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Foi em sua passagem pela Universidad de La República em Montevideo, Uruguay, ainda durante a graduação, que o docente se apaixonou pelas metodologias de ensino e aprendizagem dentro da Arquitetura, e passou a trilhar o caminho que, para ele, teria sido natural. Atualmente, Pablo Nogueira é o coordenador dos cursos de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê.

MAIS LIDOS