BLOG DA GRADUAÇÃO

5 sinais de que você está pronto para entrar na faculdade

Responda rápido: você se sente realmente pronto para entrar na faculdade? Já escolheu sua área e curso e já sabe em qual instituição pretende estudar ou ainda nem pensou nisso? Muita gente não percebe, mas a decisão de ingressar no curso superior é muito mais complexa do que simplesmente marcar um “x” na hora da inscrição no vestibular, exigindo de você maturidade e, principalmente, coragem.. Fez sentido? Então confira neste post os 5 sinais de que você está preparado para entrar na faculdade.  

pronto-entrar-faculdade-blog-unipe-graduacao

Primeiro sinal: Maturidade

Chega a ser irônico o fato de que, no auge da juventude, somos obrigados a tomar uma decisão que provavelmente valerá até chegarmos a fase adulta, como é o caso da escolha do curso de graduação. Por isso é tão importante ter a maturidade necessária para compreender a importância do ensino superior e o impacto que ele tem sobre nossas vidas. Se você se questiona acerca dessas questões a ponto de se interessar por este post, é um claro sinal de que tem a maturidade necessária para embarcar nesta aventura.

Segundo sinal: Coragem

Optar por fazer uma faculdade muitas vezes acarreta uma série de outras decisões, como a de mudar de cidade, morar sozinho ou dividir a casa com outros estudantes. O desapego ao conforto do lar e da proximidade da família é uma questão que envolve, acima de tudo, coragem. Se você estiver disposto a encarar a distância de casa em nome do seu crescimento profissional, outro sinal de que está pronto para o desafio da primeira faculdade.

A incrível batalha do Ensino Superior

Terceiro sinal: Força de vontade

Com o acesso ampliado ao crédito estudantil, muitos indivíduos que, num passado recente não teriam meios de frequentar uma faculdade, hoje marcam presença nas salas de aula. Romper com as tradições e ingressar numa faculdade, uma vez fazendo parte de uma família cujos integrantes não possuem diploma superior, exige força de vontade e determinação para não desistir diante das investidas dos que tentarão que você se mantenha enraizado.

Quarto sinal: Curiosidade

Você se considera uma pessoa naturalmente curiosa? No colégio, costumava se empolgar com novas matérias e, na hora das baladas, curtia conhecer gente interessante? Esse é um bom sinal, pois a faculdade é o lugar certo para quem não se cansa de novidades e está sempre em busca de experiências.

Quinto sinal: Gosto pelos estudos  

Por último, mas não menos importante, gostar de estudar é imprescindível para quem deseja entrar na faculdade. É claro que esse período é repleto de festas, viagens e encontros, mas o volume de textos e livros que se lê também é enorme. Se você já tem o hábito de devorar livros e não vê problemas em passar a maior parte do dia estudando, provavelmente não estranhará a matriz curricular do seu curso de graduação.

E aí? Acredita que tem todas ou algumas dessas características? Então aproveite para se informar sobre os melhores cursos e as melhores faculdades, faça uma decisão segura e fundamentada e prepare-se para os melhores anos da sua vida dentro do campus.

Esse conteúdo foi capaz de ajudá-lo em seu processo de escolha? Ficou com alguma dúvida? Conte para nós através dos comentários.  

New Call-to-action

Dicas

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.