BLOG DA GRADUAÇÃO

5 provas de que a Logística está em tudo que você faz

Pare por um minuto tudo o que você estiver fazendo, e olhe à sua volta. O que você vê? Se está em casa, provavelmente vê móveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos; indo em direção a cozinha você encontrará alimentos, mais eletrodomésticos, mais moveis e até mesmo algumas roupas penduradas no varal, certo? Se você está estudando ou trabalhando, provavelmente, também verá inúmeros outros computadores, livros, prédios, mais móveis, restaurantes e muito mais.

E você já se perguntou: como esses produtos chegaram até aí? Bem, mesmo sem perceber, a logística está muito mais presente do que imaginamos em nossas vidas. Listaremos aqui hoje, 5 momentos do seu dia a dia que comprovam que essa área é fundamental para vivermos em sociedade. Acompanhe!

logistica

Nas suas refeições

Você já parou para imaginar o caminho que os itens que compõem a sua mesa de café da manhã percorreram? O café, o leite, o iogurte, os cereais, as frutas, até os pratos, talheres e xícaras, todos eles precisaram de complexos processos logísticos para chegarem intactos até à sua mesa. Isso significa que, para cada produto, alimento ou objeto, foi preciso diferentes estratégias de produção, embalagem, transporte, armazenagem e venda. Viu como essa atividade, além de ampla, é fundamental em nossas vidas?

Nas compras físicas e online

Onde você comprou a roupa que está usando neste exato momento? Foi em alguma loja no seu bairro ou em um shopping? Independente do tamanho ou porte do estabelecimento, muito provavelmente os processos logísticos estiveram presentes em todo momento, seja na solicitação dos tecidos, na organização dos processos dentro da indústria, até mesmo no momento da confecção e, claro, indispensavelmente, no transporte, na entrega e na armazenagem dentro das lojas ou shoppings.

E você acha que os pequenos e-commerces são diferentes? Como você imagina que os produtos chegam são e salvos até a sua casa? Muitas dessas pequenas empresas podem até não possuir um profissional especializado para definir tais processos, mas mesmo sem tê-los, elas precisam da logística para concretizar suas vendas. Uma roupa, um objeto ou um eletroeletrônico precisa — depois de produzido e armazenado — ser embalado corretamente e levado ao correio, para que ele chegue intacto ao destino estipulado. Sem ela, nenhum desses produtos comprados online chegariam até você.

Nos estudos e leituras

Você está lendo algum livro, ou estudando alguma disciplina específica para a escola ou vestibular? Saiba que este pequeno objeto também passou por um amplo processo logístico, envolvendo até mesmo agentes diferentes, até chegar em suas mãos, independente se você o adquiriu na escola ou faculdade, em uma loja física ou pela internet. As livrarias e portais de venda, como o Submarino e a Saraiva, também possuem procedimentos bem definidos de controle de estoque, embalagem, transporte e entrega.

Então já deu para entender que, sem a ela, dificilmente você conseguiria comprar, seja pela web ou nas lojas físicas qualquer produto, certo?

Além das aquisições, as escolas, faculdades e centros de formação precisam constantemente da logística, seja na armazenagem de produtos em uma cantina ou restaurante, seja na solicitação e organização de móveis e produtos como cadeiras, mesas, lousas, canetas, livros, apostilas e muito mais!

Baixar ebook

No trabalho, nos escritórios e nas empresas

Mesmo que você não trabalhe diretamente com logística, em algum momento a empresa que você presta serviços vai precisar dela para se estabelecer. O almoxarifado, por exemplo, é um importante setor que muitas organizações possuem para armazenar produtos para uso interno: material de limpeza, material para escritório, móveis, alimentos, documentos, entre outros.

Isso no caso de empresas que prestam serviços. Organizações que produzem materiais físicos necessitam, além do almoxarifado, de um setor com profissionais, integralmente dedicados à logística.

Nos seus momentos de lazer

Vai viajar no final do ano? Saiba que independente do meio de transporte que você optar, ela estará presente. No mar, na terra ou no ar, os navios, ônibus, trens e aviões precisam de um profissional especializado para receber e organizar os pedidos de passagem, a entrega dos tickets, os assentos e, claro, as bagagens e encomendas que o veículo transportar.

Viu como ela está em tudo que você faz? Ainda tem dúvidas sobre a importância dessa profissão? Confira 7 dicas de profissionais para se dar bem nessa área. E não deixe de compartilhar as suas considerações conosco nos comentários!

Baixar ebook

Logistica

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.