BLOG DA GRADUAÇÃO

5 profissões que o profissional de Redes pode seguir

Fundamental em qualquer grande empresa, o profissional de Redes de Computadores é responsável, basicamente, por garantir que toda a estrutura de internet da organização funcione adequadamente. Com a popularização das conexões de alta velocidade e dos serviços de cloud computing, esses especialistas se tornaram absolutamente indispensáveis para qualquer corporação moderna.

Uma das maiores vantagens de ser um profissional de Redes está diretamente ligada à flexibilidade de opções disponíveis no mercado de trabalho, já que os conhecimentos desses profissionais permitem a execução de inúmeras funções. De arquiteto de soluções a analista, são várias as profissões possíveis para o setor.

Curioso para saber mais? Então confira as que destacamos no post de hoje como as mais comuns!

Profissional de Redes

Arquiteto de soluções

Também conhecido como solutions designer, o arquiteto de soluções é um profissional que possui grandes conhecimentos técnicos, alta flexibilidade e capacidade de resolver problemas.

Ele auxilia empresas a encontrarem técnicas para otimizar sua estrutura de telecomunicações com novas tecnologias, padrões de funcionamento ou rotinas de manutenção de dispositivos. É recomendável que esse profissional possua os certificados CCNA, CCDA, CCNP e CCDP.

Engenheiro de pré-vendas

O profissional de Redes que atua no setor comercial precisa ter conhecimentos multidisciplinares. Trabalhando ao lado de profissionais do setor financeiro e do setor de planejamento de diversas empresas, ele deverá encontrar (e vender) soluções e ferramentas que possam melhorar a gestão e a governança de TI da empresa.

Para isso, ele deve saber trabalhar suas soft skills, assim como seus conhecimentos técnicos em narrativas que transmitam a capacidade de melhoria que uma nova solução digital possui. Normalmente, quem atua nessa carreira possui as certificações CCDA, CCDP e ITIL.

Baixar ebook

Gerente de projetos

Toda empresa eventualmente realiza mudanças em sua estrutura de TI. Nesse cenário, o gerente de projetos de rede atua com a condução de trabalhos na área de telecomunicações, sendo responsável pela coordenação de técnicos e analistas, pela verificação de metas, cobrança de prazos e colaboração entre times de trabalho.

Diante disso, é indispensável que o gerente de redes consiga trabalhar bem em equipe. As principais certificações para a área são MPM, ITIL e PRINCE. 

Administrador de redes

Grandes empresas costumam construir estruturas de rede bastante complexas, que demandam uma boa política de governança de TI. Para desempenhar esse trabalho, acabam contratando um administrador de redes, que deve não só manter equipamentos funcionando corretamente, mas também pesquisar novas soluções, auxiliar no suporte ao usuário, criar rotinas de manutenção e fazer monitoria de recursos.

Seu conhecimento passará por todas as áreas de funcionamento da estrutura de rede de uma empresa, indo de equipamentos de hardware a sistemas de monitoria. Além disso, as certificações mais comuns para a área são MCP+I, MCSE+I, CCNA/CCNP e CCIE.

Engenheiro de redes

O engenheiro de redes trabalha com soluções de hardware voltadas para a área de telecomunicações e com a arquitetura de redes locais e externas de pequeno, médio e grande portes.

Para atuar na área, é necessário que o engenheiro de redes consiga diagnosticar falhas e brechas de segurança que possam vir a comprometer o trabalho da empresa. Além disso, ele também será responsável pela busca por soluções que sejam adequadas ao perfil corporativo da companhia.

Viu como são muitas as opções? Qual delas chamou mais sua atenção? Comente aqui e compartilhe suas impressões conosco!

Baixar ebook

Redes de Computadores

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.