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5 passos para se tornar um gestor de marketing renomado

O setor de marketing de uma empresa é onde encontramos atividades de naturezas muito diferentes entre si — enquanto alguém pesquisa o comportamento de consumo, outro levanta dados, elabora gráficos e seleciona indicativos complexos para medir desempenhos. Quem administra tudo isso é o gestor de marketing, que precisa ser dinâmico e versátil.

profissional de marketing

O gestor de marketing ocupa uma posição determinante em qualquer organização que visa o crescimento. É ele quem vai chefiar a equipe responsável pela criação, difusão e mensuração de campanhas, propagar os valores sobre a empresa e os produtos e serviços que ela oferece.

Diante desse cenário, para se tornar um profissional de destaque no mercado, o gestor de marketing precisa ter uma especialização, ou seja, um curso de Marketing bem conceituado, muita dedicação, características diferenciadas e saber aproveitar as oportunidades que surgirem durante a sua carreira.

Confira abaixo cinco passos essenciais para se tornar um gestor de marketing de sucesso.

1. Ter uma boa comunicação

Para cumprir a missão de criar e entregar valores para o público, o profissional de marketing necessita de uma ferramenta muito importante: a comunicação — tanto verbal quanto escrita. Ou seja, o gestor de marketing deve ser um comunicador nato, dominando a fundo todos os tipos de linguagem, conseguindo entender e se fazer entendido por meio dela.

2. Ter sempre ouvidos atentos

O gestor de marketing lida o tempo todo com informação. Ele cruza dados sobre público, comportamento, necessidades e, o mais importante, sabe quando uma informação é relevante ou não.

Tendências de comportamento e tecnologia devem estar sempre no seu vocabulário e em seu dia a dia de trabalho. Por isso o gestor de marketing precisa estar sempre “de orelha em pé” e conhecer tudo de novo que aparece.

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3. Saber trabalhar aspectos analíticos

Existe uma diferença muito grande entre dados e informações. Os dados soltos de nada adiantam — é necessário analisá-los de acordo com diretrizes específicas para cada tipo de negócio. O gestor e profissional de marketing, nesse aspecto, deve ter olho clínico para processar os dados e transformá-los em informações relevantes para os diretores da empresa.

Os dados, sozinhos, podem não significar nada, mas informações juntas e contextualizadas determinam o sucesso de uma campanha e, por consequência, de todo um negócio.

4. Ter uma formação na área

Outro aspecto essencial para um bom gestor de marketing é que ele possua uma graduação de qualidade, pode ser uma graduação em Marketing, um curso superior de tecnologia em Marketing ou outro curso relacionado em faculdades de Marketing renomadas.

O candidato tem ainda outras opções: ele pode escolher um curso específico de gerenciamento, ou formação relacionada a negócios e estratégia. Algumas empresas também contratam profissionais de áreas distintas para seus times de marketing, como engenheiros, designers e jornalistas, que podem alcançar cargos de chefia.

Essa formação é premissa básica para conseguir se tornar um gestor reconhecido na área, porque com ela, além da base teórica para exercer as suas funções com mais eficiência — sem achismos e sem seguir uma linha de raciocínio aleatória —, você terá contato com um corpo docente preparado, que atua ou atuou na área, para te orientar, esclarecer dúvidas e, claro, te qualificar para se tornar um profissional renomado no mercado.

5. Trabalhar com um objetivo determinado

O profissional de marketing, que deseja ter muito sucesso, deve trabalhar e se dedicar muito! E ter objetivos específicos para alcançar os cargos que deseja. E isso inclui passar algum tempo como estagiário, seguido por cargos de nível baixo, até conseguir experiência e know how suficientes para conquistar um cargo fixo na equipe e, futuramente, se tornar gestor de sucesso.

Ou seja, a carreira de um gestor de marketing é seguida de muita dedicação, estudos e, claro, persistência para alcançar o que deseja.

E você, futuro gestor de marketing, como andam seus planos profissionais? Que tal incluir neles uma graduação em Marketing? Comente com a gente a sua opinião e experiência sobre o assunto!

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Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.