Gestao de Recursos Humanos

5 motivos pelos quais você deve fazer gestão de RH

Mariana Brito
02-11-2018 6:21

Provavelmente você já ouviu por aí alguém falando que cursar uma faculdade não garante emprego a ninguém. Isso deixa os jovens mais ansiosos extremamente preocupados. Afinal, como escolher um curso que combine com suas aptidões, seja acessível financeiramente e possibilite uma entrada no mercado de trabalho?

Neste post, queremos mostrar alguns motivos pelos quais fazer gestão de RH pode ser uma ótima opção para você que vive esse dilema. Continue a leitura e confira!

5-motivos-pelos-quais-voce-deve-fazer-gestao-de-rh

Por que cursar gestão de RH?

Você sabia que esse curso tecnológico tem potencial de formar profissionais com grande absorção pelo mercado? Mas esse é apenas um dos motivos!

Por isso, se você se interessa pelo desenvolvimento de pessoas, é bom com planejamento e tem habilidades de liderança e bom senso crítico, essa pode ser sua área. Abaixo, vamos mostrar como é possível se dar bem no cenário profissional ao optar por esse curso de apenas dois anos.

1. Profissão em alta

A primeira razão para fazer gestão de RH é o fato de essa profissão estar em alta no mercado. Um levantamento do G1 mostrou que profissões relacionadas a recursos humanos teriam alta demanda no ano de 2018, mesmo com o mercado se recuperando da crise.

Para os próximos anos, a expectativa é ainda melhor. Isso porque pequenas, médias e grandes empresas estão renovando seu olhar para a importância de contar com uma equipe de talentos focada no melhor desempenho possível.

E é justamente o profissional de RH que pode garantir um processo de recrutamento e seleção eficaz para esses objetivos, agregando melhores colaboradores à companhia.

New Call-to-action

2. Certificado em dois anos

Levar quatro anos ou mais para concluir um curso está fora da realidade de muita gente. Algumas pessoas têm urgência em se profissionalizar para ajudar a família, outras já estão no mercado e querem uma melhor qualificação.

Seja qual for o motivo, a grande vantagem de um curso tecnológico é o período de duração: apenas dois anos. Trata-se de tempo suficiente para quem deseja se especializar em gestão de pessoas e atuar em empresas de diversos setores.

O período de curso ainda é ideal para que os alunos conheçam outras pessoas do ramo e façam contatos que podem contribuir para uma colocação ou recolocação profissional após a conclusão — o famoso networking.

3. Vasto mercado de trabalho

Outra grande vantagem de fazer gestão de RH é o amplo mercado de trabalho no qual é possível atuar. Como já citamos, entre outros, empresas têm procurado esses profissionais de forma estratégica para:

  • Buscar talentos;

  • Coordenar processos de seleção;

  • Pensar soluções para equipes mais produtivas;

  • Elaborar treinamentos;

  • Cultivar um ambiente organizacional agradável.

Você já deve ter imaginado que empresas de vários tamanhos e segmentos estão procurando profissionais assim. E é verdade. Ao concluir o curso, você vai poder buscar oportunidades em diversas organizações, aumentando as chances de se inserir no mercado.

Há ainda espaços disponíveis em empresas especializadas em consultoria na área de recursos humanos para organizações. O ramo de serviços terceirizados como esse tem crescido e é mais uma porta para profissionais que atuam com pessoas.

Por vezes, essas instituições trabalham como headhunters (caçadores de talentos), conduzem processos seletivos, criam estratégias personalizadas de recrutamento e elaboram treinamento de equipes e lideranças.

4. Conhecimento administrativo

Fazer gestão de RH também vai proporcionar a você uma bagagem significativa de conhecimento administrativo. E isso pode ampliar ainda mais seus horizontes quanto às oportunidades de trabalho.

Além da área de gestão, será possível se candidatar para cargos da área administrativa. Futuramente, você poderá fazer cursos complementares para se especializar em áreas correlatas.

Outra grande possibilidade após concluir um curso de gestão de recursos humanos é o conhecimento aplicável para o desenvolvimento de empresas caso você deseje ser um microempreendedor e ter uma startup.

giphy

5. Possibilidade de concursos

Pensa que acabou? Ainda existe mais um motivo para você fazer gestão de RH: a possibilidade de se tornar um concurseiro! Pois é, por se tratarem de empregos com maior segurança no longo prazo — sem falar nos bons salários —, muita gente tem investido nessa área dos concursos públicos. Se essa perspectiva soa bem para você, saiba que vagas para cargos de recursos humanos costumam ser frequentes em editais.

Como escolher a universidade?

Agora que você já sabe os principais motivos para fazer gestão de RH, um outro desafio é escolher a universidade na qual cursar.

Um dos fatores que mais pesam nessa escolha, com certeza, é o custo do curso de seu interesse e a forma de pagamento. Você deve querer saber se vai conseguir pagar o curso sozinho. Felizmente, cursos tecnológicos, como o de gestão de recursos humanos, têm valores mais acessíveis.

Você também pode buscar alternativas de financiamento. Assim, vai começar a pagar apenas após se formar, quando já estiver inserido no mercado de trabalho.

Um outro aspecto que causa dúvida na escolha da universidade é a forma de ingresso. Quanto a isso, em geral, as universidades privadas têm processos seletivos periódicos em que você passa por uma pequena avaliação.

Uma outra forma de ingressar é usando sua nota do Enem, seja substituindo o processo seletivo, seja por meio de programas de bolsas e financiamento como o ProUni e o Fies.

Por fim, em sua escolha de universidade, você deve considerar com atenção o nível de capacitação dos professores, a grade curricular e a nota da universidade junto ao Ministério da Educação (MEC).

Como é o curso?

Ao longo do texto, falamos um pouco sobre o que o gestor de recursos humanos enfrenta em sua rotina diária na empresa. Mas você também deve querer saber sobre o que vai aprender ao longo dos dois anos de curso, não é mesmo?

Bom, você vai aprender tudo sobre o funcionamento de uma organização e conhecer todas as ferramentas que são usadas por um gestor de RH bem-sucedido. Ao longo do curso, vai estudar sobre comunicação organizacional, contabilidade, administração, psicologia e direito. Todos esses aspectos associados ao cenário de uma organização.

Esperamos que este texto tenha ajudado você a entender mais sobre o curso de gestão de RH. De fato, essa pode ser uma excelente alternativa para você que quer se profissionalizar e garantir chances reais de entrar no mercado de trabalho.

Se você está pensando em fazer gestão de RH e quer conhecer ainda mais sobre esse curso tão promissor, leia também sobre o que se estuda em Gestão de Recursos Humanos!

New Call-to-action

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos