BLOG DA GRADUAÇÃO

5 motivos para fazer odontologia

Postado por Marcos Vasconcelos

Escolher qual profissão seguir é, definitivamente, uma tarefa difícil. Há sempre aquela dúvida: "será que estou fazendo a escolha certa?". Principalmente com as áreas de atuação crescendo cada vez mais e novas opções sempre surgindo.

Há várias razões que podem levar uma pessoa a escolher uma profissão: admiração ou afinidade com profissão, cobrança familiar, sonho a ser realizado, alguém próximo que atua na profissão, o salário e a carreira do profissional estimulam o interesse. Mas há também aquelas pessoas que não sabem qual vestibular prestar e começam a pesquisar diversos cursos com os quais podem ter afinidade.

E se você possui interesse em fazer odontologia, seja qual for a razão que leve a pensar sobre isso, aqui traremos alguns motivos para seguir essa carreira. Continue a leitura conosco para saber mais sobre a profissão de dentista!

5-motivos-para-fazer-odontologia.jpg

1. Admiração e afinidade com a profissão

Primeiramente, vamos nos atentar ao curso de graduação. Ter afinidade com a área da saúde é um fator bastante relevante para se decidir sobre seguir a carreira de dentista. Então, se você possui afinidade com essa área, já é um enorme motivo para pensar em fazer odontologia. Você atenderá diretamente o público e lidará com diversos tipos de pessoas.

Ser empático, paciente e passar confiança aos seus pacientes será fundamental. Saber se você se enquadra nessas características é importante para levar adiante o pensamento de decisão sobre o curso.

Outro fator diferencial é saber que o curso requer bastante disciplina do aluno, pois serão muitas matérias teóricas, além dos estágios e realização de prática em pacientes antes mesmo de estar formado - claro que tudo isso vem com a orientação dos professores. É motivador saber que durante a sua graduação você já estará aplicando a prática e sairá com mais confiança para seguir a sua profissão.

Baixar ebook

2. Elevação da autoestima dos pacientes

O dentista é o responsável por tratar da saúde bucal, prevenir e até mesmo cuidar da estética dos dentes e sorrisos de seus pacientes. Também ajudará pacientes a voltar a se alimentar de forma efetiva e a se comunicar, funções que podem estar prejudicadas devido à má condição bucal.

Muitas pessoas perdem entrevistas de empregos, deixam de se envolver em relacionamentos e até mesmo de sorrir por conta do estado de sua saúde e estética bucal.

Então, saber que você poderá trabalhar a confiança e devolver o sorriso de alguém é algo motivador. Além de assistir pessoas com problemas bucais e dores que elas vêm sofrendo.

3. Realização financeira

Se o seu interesse em fazer odontologia é pela parte financeira, saiba que a profissão é considerada pelo IPEA a segunda mais rentável do país, atrás apenas de medicina. Bastante motivador, não é?

Porém é necessário muito estudo e dedicação, pois você fará bastante investimento inicial. O retorno do seu investimento também poderá vir em longo prazo, caso você não tenha nenhum conhecido ou parente que seja dentista. Pois montar seu próprio consultório, conquistar confiança de pacientes, se estabilizar em algum lugar e crescer na profissão pode levar anos.

Apesar disso, por mais que o retorno dos seus investimentos demorem a aparecer, um dentista recebe um salário mais alto do que a média. Mas se você está fazendo por amor e admiração da profissão, cada segundo e conhecimento será muito bem-vindo, mesmo que o retorno financeiro demore a aparecer.

Uma dica importante: o curso de odontologia também exige muito investimento, mesmo que você estude em uma universidade pública, porque você deverá comprar equipamentos odontológicos durante a graduação, e eles possuem um preço bastante elevado. É necessário saber desse fator para continuar motivado a seguir a carreira.

Então é importante ter certeza de que esse é o curso que você realmente quer, pois desistir no meio fará você perder um dinheiro considerável.

5-motivos-para-fazer-odontologia.gif

4. Área de atuação abrangente

O mercado de trabalho é bastante amplo para quem quer ser um dentista, pois as opções de ramos a seguir são bem numerosas. Porém é necessário o dentista possuir um CRO para trabalhar de forma legal.

O leque é abrangente em várias direções, em especialidades que o dentista pode seguir (cirurgião dentista, ortodontista, próteses, odontopediatria, etc.), público a que possui interesse em atender (crianças, adultos, idosos) e também locais e formas de trabalho (clínica particular, autônomo, setor público e, até mesmo, no exército).

Então um dos motivos a considerar sobre por que fazer odontologia é saber que há sempre espaço para trabalhar e provavelmente não faltará pacientes. Afinal, a saúde bucal e a parte estética são bastante solicitadas, até porque ninguém consegue manter uma dor de dente por muito tempo.

E a parte estética mexe com a autoestima, contribuindo para conquistas de empregos e relacionamentos.

Além disso é um mercado que está sempre se inovando. Tanto em métodos de trabalho quanto em equipamentos e pesquisas.

5. Satisfação pessoal

Saber que você trabalhará diretamente com a autoestima dos pacientes pode ser algo motivador. Devolver a confiança e o prazer em sorrir à pessoa é algo bastante gratificante. Além disso é necessário ser um pouco psicólogo em alguns momentos, pois muitos pacientes possuem receios e medos em relação a frequentar dentista. Então é importante criar laços de confiança com seus pacientes.

Receber elogios e gratidão de pessoas, ouvir relatos de como você mudou a forma da pessoa viver e saber que um paciente indicou seu trabalho dizendo "este profissional é excelente", só faz com que você continue evoluindo e dando seu melhor na profissão. Por isso, faça com bastante carinho e toda dedicação valerá a pena.

Cada profissional que decidiu fazer odontologia teve um motivo especial para seguir a profissão. E provavelmente a cada dia de trabalho continuam se inspirando, ganhando motivos para continuar seu trabalho com dedicação e inovando cada vez mais.

Mesmo que a rotina pareça um pouco cansativa e repetitiva, a profissão de um dentista certamente é algo inspirador, além de linda, por tudo que eles podem proporcionar à vida de um paciente.

Ainda possui dúvidas sobre o curso de odontologia? Quer saber mais sobre os estudos e a carreira? Baixe este e-book e entenda mais sobre esse ramo!

Baixar ebook

Odontologia

Marcos Vasconcelos

Marcos Vasconcelos

Graduado em Odontologia. Mestre em SAÚDE COLETIVA pela Universidade de Pernambuco (2003). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: aids, cárie, perfil, comportamento e higiene. Experiência como executivo de operadora de planos de saúde, gestor do SUS e gestor educacional. Atua nas disciplinas de Saúde Coletiva, Bioética e Metodologia Científica.