BLOG DA GRADUAÇÃO

5 motivos para fazer faculdade de fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é uma ciência da área da saúde que estuda toda a comunicação humana - desde comunicação oral até a audição e a escrita. É uma ciência muito ampla, que permite a atuação com pacientes desde o nascimento até a velhice, como no caso de tratamentos com idosos.

Quando a faculdade de Fonoaudiologia teve início, possuía basicamente quatro áreas. Com o passar dos anos e seu constante crescimento, essa ciência abrange hoje 11 especializações. Ou seja: ao escolher essa graduação, você poderá atuar com pessoas de todas as idades e em diversos segmentos.

Ficou curioso e quer saber mais sobre esse curso? Separamos 5 motivos para considerar essa profissão na sua escolha acadêmica:

5-motivos-para-fazer-faculdade-de-fonoaudiologia.jpg

O mercado de trabalho está em expansão

A Fonoaudiologia é considerada, hoje, uma das profissões que está em maior crescimento nos Estados Unidos. A previsão é que até 2019 haja um aumento de 21% das posições de trabalho na área. Aqui no Brasil o mercado para esse profissional também tem se ampliado bastante.

Alguns dos fatores desse crescimento é o uso irresponsável de aparelhos sonoros por adolescentes, bem como o aumento da população idosa que busca formas de envelhecer de uma forma melhor.

O setor público oferece muitas oportunidades para quem se graduou em Fonoaudiologia. O atendimento é direcionado tanto às crianças, auxiliando em deficiências escolares que podem ser frutos de problemas da comunicação, quanto aos idosos, representando a possibilidade de um envelhecimento mais saudável.

Outra frente onde a profissão tem tido grande crescimento é a de preparação da voz para profissionais como atores, cantores, políticos e até apresentadores de TV.

Ainda na área privada, existem muitas empresas de aparelhos auditivos que precisam de um profissional da área. Por conta da lei que obriga a cobertura de sessões de Fonoaudiologia pelos planos de saúde, muitas posições podem ser encontradas em clínicas particulares.

Existem diversas atuações na Fonoaudiologia

São quatro as grandes áreas em que o profissional atua e dentro delas existem diversas especializações. Para entender melhor a atuação do fonoaudiólogo, vamos explicar um pouco as quatro áreas.

  • Audiologia: essa área diagnostica e previne problemas de audição, através de testes e programas específicos para cada tipo de problema. Também é o setor no qual o profissional atua para adaptação e correção de problemas auditivos.
  • Linguagem: é a área que previne e trata os distúrbios na fala e na escrita. Quem optar por essa área vai trabalhar com comunicação suplementar ou alternativa para auxiliar crianças com dificuldade de aprendizagem. Além disso, também é possível atuar com adultos que ficaram com sequelas na fala após algum acidente ou doença grave.
  • Motricidade oral: esta é a área que vai tratar dos problemas físicos, como dificuldade de sucção, deglutição, mastigação, respiração e até dos problemas motores da fala.
  • Voz: é aqui que o profissional vai usar as técnicas para aperfeiçoar articulação, respiração, entonação e pronúncia para ajudar aqueles que utilizam a voz nas suas carreiras. Além disso, essa também é a área que faz a manutenção da voz, prevenindo e tratando problemas como rouquidão e sequelas nas cordas vocais.

Dessa forma, o profissional consegue atuar de diversas maneiras e ajudar seus pacientes em inúmeras frentes. Para se ter ideia da diversidade dessa carreira, existem fonoaudiólogos que trabalham em emissoras de televisão ajudando jornalistas a falar melhor.

Baixar ebook

A faculdade de Fonoaudiologia é interdisciplinar

O curso dura em média 4 anos, mas esse tempo pode variar de acordo com a instituição escolhida, no caso de cursos integrais. A grade dispõe de disciplinas nas áreas de saúde e ciências biológicas, sociais e humanas. Ou seja: não se trata apenas de um curso da área da saúde, mas de uma formação que vai além e abre possibilidades para o aluno ter contato com diversas áreas do conhecimento.

Após a graduação, muitas extensões e especializações estão disponíveis para o aluno que quiser se aprofundar em alguma faceta da Fonoaudiologia.

A habilitação do curso é bacharelado. Quem quiser seguir a área de forma acadêmica, muitas faculdades e instituições (no Brasil e no mundo) possuem mestrado e doutorado na área.

Para a conclusão da graduação, a monografia de conclusão de curso e o estágio na área são itens obrigatórios.

É uma ótima carreira para quem gosta de se comunicar

A faculdade de Fonoaudiologia é um espaço no qual as pessoas que são comunicativas irão se sentir em casa. Se você é uma pessoa que está sempre em contato com seus amigos e parentes e gosta de se comunicar com todos, essa pode ser a carreira ideal para você.

O fonoaudiólogo vai lidar diretamente com as pessoas para ajudá-las em seus problemas. Por isso, gostar de se comunicar e querer ajudar as pessoas a fazer isso melhor são as principais características de quem escolhe essa profissão.

E para quem gosta de ajudar a melhorar a vida das pessoas e fazer a diferença, os resultados vistos no dia a dia com os pacientes podem ser imensamente recompensadores.

São muitas as portas para entrar no mercado de trabalho

Algumas profissões são mais restritas em suas atuações, fazendo com que o aluno fique sem saber como entrar no mercado de trabalho quando termina a graduação. O aluno de psicologia, por exemplo, pode demorar um pouco a conseguir atuar na sua carreira.

Já com a Fonoaudiologia isso tende a ser melhor. Como em qualquer profissão, é preciso dedicação e esforço para completar de forma exemplar a graduação e conseguir seguir para o mercado de trabalho.

Porém, o aluno que fez esse curso pode ingressar no mercado de trabalho por muitas portas: concurso público, escolas, clínicas particulares, laboratórios de diagnósticos, televisão, asilo, creches e muito mais.

A comunicação é a base do aprendizado e das relações interpessoais. E num mundo onde todos precisam e querem se comunicar, o fonoaudiólogo tem um papel imprescindível no desenvolvimento da comunicação humana.

Se você é uma pessoa comunicativa, quer ajudar os outros e se interessa pela área da saúde, a faculdade de Fonoaudiologia pode ser uma boa escolha.

Quer ficar por dentro de mais posts interessantes como esse, com dicas sobre educação e carreira? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!

Baixar ebook

Fonoaudiologia

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.