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5 modalidades de Marketing que você precisa conhecer

Você é um estudante antenado, adora redes sociais, gosta de acompanhar propagandas de empresas que tem admiração e tem uma visão mais estratégia na hora de analisar as coisas? Então o curso de Marketing pode ser o ideal para você — e neste post você vai entender por que!

Marketing viral

A área de Marketing é bastante abrangente. Nela você pode atuar nas mídias digitais, ou criar estratégias de relacionamento e vendas dentro das empresas. Além do marketing propriamente dito, existe, ainda, a publicidade, que constantemente está entrelaçada com as atividades do profissional formado em Marketing. Descubra, a seguir, 5 modalidades dessa importante área que os interessados nesse mercado podem escolher para trabalhar. Acompanhe na íntegra:

Marketing Digital: uma área promissora

Sabe aquelas vezes em que você navega pelo seu blog preferido e, do nada, aparece na tela aquele formulário te convidando a assinar uma newsletter? Adivinhe! Você pode estar fazendo parte de uma estruturada estratégia de Marketing Digital. O Marketing Digital tem todas suas estratégias e campanhas adaptadas para o ambiente digital, promovendo produtos, negócios e serviços através de blogs, e-mails, anúncios, mídias sociais entre outras ferramentas.

Nesta, que é uma das áreas em alta no nosso mercado graças à presença marcante do público consumidor na internet, profissionais como Analistas de Mídias Sociais (Social Media) e Especialistas em Crescimento do Negócio (Growth Hacking) são bastantes requisitados. Em muitas agências, as funções envolvidas na captação de clientes já são executadas por uma só pessoa preparada para atuar tanto na coordenação quanto na aplicação da estratégia, de ponta a ponta.

Inbound x Outbound Marketing: uma parceria essencial

O Inbound e Outbound Marketing, ao contrário do que muitos pensam, não são estratégias rivais. O Inbound Marketing (“marketing de atração”, numa tradução livre) refere-se a uma estratégia de captação de leads (potenciais clientes) por meio da produção e divulgação de um conteúdo útil e informativo, que venha a fazer diferença na vida das personas (público-alvo).

Já o Outbound Marketing, é a tática de anunciar produtos ou serviços pelos meios de comunicação tradicionais (TV, rádio, jornal), além de outdoors, flyers e folders. A grosso modo, no Inbound, o cliente vem até a empresa. No Outbound, a empresa vai até o cliente — onde quer que ele esteja. O profissional formado em Marketing é capacitado para entender que as duas estratégias podem — e devem — conviver bem, direcionando os seus esforços nas opções que mais derem resultados para o seu negócio.

5 fatos que todo futuro profissional precisa saber antes de optar pela graduação em marketing  

Marketing de Guerrilha: é tudo ou nada

O Marketing de Guerrilha é um conjunto de técnicas que visa atrair o cliente a partir do impacto, ou seja, chocando o público para obter um retorno viável ou agregar valores à marca. A campanha nacional de um ano da Lei Seca no trânsito, por exemplo, promovida pela Polícia Rodoviária Federal, pelo Ministério da Justiça e pelo Ministério da Saúde, colocou carros batidos dentro de enormes garrafas de bebidas alcoólicas em cidades como Florianópolis, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo. A campanha, que tem como slogan "não deixe a bebida mudar o seu destino. Dirigir alcoolizado é crime e pode dar cadeia", comove e causa bastante impacto entre as pessoas. E é justamente essa a ideia do Marketing de Guerrilha.

Como você deve ter percebido, essa estratégia é um recurso que depende bastante da criatividade. Exige planejamento prévio e um tanto de ousadia, para surpreender e gerar o que chamamos de buzz, a repercussão tanto na mídia quanto nas rodinhas de amigos. As formas de Marketing de Guerrilha mais conhecidas são intervenção urbana, free mídia, corpo a corpo e viral.

Marketing Viral: contagiando geral

O Marketing Viral é uma das ferramentas a serviço do Marketing de Guerrilha. São técnicas de Marketing que, dentro de uma estratégia de comunicação, tentam explorar o potencial das redes sociais para produzir visibilidade em torno de determinada marca.

É o tipo de conteúdo que possui um efeito viral na comunicação: gera inúmeros compartilhamentos e permanece em evidência por semanas, meses e até anos, produzindo aumentos exponenciais na divulgação de uma marca, produto ou serviço.

Como fazer um conteúdo viral? Isso vai desde a criatividade até a sorte! Lembra daquele cantor estridente do hit “Para nossa alegria” no YouTube? Pois é, foi parar na propaganda do CCAA ao lado de ninguém menos que Jessica Alba. Pura sorte!

Como você viu, são diversas as modalidades de marketing e oportunidades de trabalho, o que significa que, de acordo com o seu perfil, é perfeitamente possível encontrar seu espaço na profissão e obter sucesso para... a sua alegria!

E agora, que tal conhecer um pouco mais sobre a graduação em Marketing no nosso site?

5 fatos que todo futuro profissional precisa saber antes de optar pela graduação em marketing  

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Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.