BLOG DA GRADUAÇÃO

5 mitos e verdades sobre o contador e a contabilidade

Certamente você já deve ter ouvido ou lido sobre o contador e as várias histórias que acompanham essa profissão tão valiosa para o crescimento do nosso país e desenvolvimento da nossa economia.

No entanto, é importante saber quais delas são verdadeiras e quais não passam de mitos. Confira, neste breve artigo, cinco fatos ou histórias sobre a área contábil e descubra as que são verdadeiras, bem como aquelas que não podem ser levadas em consideração. Acompanhe!

5-mitos-e-verdades-sobre-o-contador-e-a-contabilidade-1.jpg

1. Um contador precisa ser bom em matemática

Começamos com uma das principais mentiras sobre a profissão contábil. Esse é o mito que faz com que muitas pessoas desistam de ingressar nos cursos superiores em Ciências Contábeis. De fato, esse profissional, tanto na fase de formação e aprendizado quanto no exercício de suas atividades, realizará operações com números.

Porém, os cálculos executados são básicos, e não exigem um amplo conhecimento em matemática — para isso, existem os cursos de licenciatura em matemática. Além disso, a maioria dos cálculos são realizados automaticamente pelos avançados sistemas contábeis que temos na atualidade.

2. Toda empresa necessita de um contador

Essa, sem dúvida, é a mais pura e íntegra verdade que existe no mercado contábil. Nenhuma empresa pode existir sem a intervenção técnica de um bom contador, mesmo aquelas que são desobrigadas a enviar demonstrativos e declarações contábeis, como o Microempreendedor Individual (MEI).

Há muitos anos a contabilidade deixou de ser uma atividade voltada exclusivamente para a guarda de livros e geração de impostos para o Estado. É uma ciência que estuda e desenvolve o patrimônio de uma entidade, gerando informações valiosas para auxiliar a gestão na tomada de decisões importantes.

O contador atua conjuntamente com a alta administração da empresa e tem a plena liberdade de apresentar soluções e dicas que podem salvar o futuro financeiro de um negócio. Portanto, não há como pensar em empresas sem contadores.

Baixar ebook

3. A contabilidade é um serviço extremamente caro

Mito! Caro mesmo é ter que pagar multas altíssimas em decorrência da falta de envio das declarações contábeis ou até mesmo passar anos pagando mais impostos do que realmente era devido. Acredite: existem empresas que pagam um valor exorbitante de tributos, mas poderiam contribuir com valores muito menores se contassem com um serviço contábil de qualidade.

Apesar da grande importância que os serviços contábeis adquiriram no Brasil nos últimos anos, alguns poucos empresários — certamente fadados a verem seus negócios fracassarem — ainda optam por contratar contadores inabilitados e mais baratos, em vez de investir em profissionais qualificados.

O problema é que, cedo ou tarde, as fiscalizações começam a aparecer e, consequentemente, os erros causados pela má prática contábil também. Não raro encontramos empresários profundamente arrependidos por não terem contratado um contador devidamente habilitado e qualificado para atuar nos seus negócios.

4. A contabilidade serve somente ao fisco

Outro mito que precisa ser derrubado. A contabilidade serve exclusivamente à empresa. A confusão que muitas pessoas fazem tem relação com a função do contador de gerar a apuração e as guias para o recolhimento dos tributos devidos pela empresa. No entanto, essa é apenas uma das atividades desse profissional.

O que acaba passando desapercebido é que mesmo a atividade tributária também está diretamente ligada ao negócio, e não ao governo, como muitos pensam. A função da contabilidade é apurar os tributos e contribuições de forma justa e correta, de modo que não sejam pagos impostos a mais e nem a menos.

Nesse sentido, ela também funciona como um escudo contra as fiscalizações e auditorias realizadas pelos órgãos tributantes. O objetivo principal dessas instituições é encontrar erros ou falhas para poderem autuar a empresa. No entanto, quando a contabilidade é feita com excelência, por profissionais capacitados e habilitados, dificilmente um fiscal encontrará algum ponto passível de aplicação de sanção.

Ainda sobre essa questão, devemos mencionar a função da contabilidade como um gerador de informações importantes para a gestão da empresa. As peças contábeis, como o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados, são os principais relatórios de um negócio. Por meio delas, a gestão poderá tomar decisões que impactarão diretamente no futuro e continuidade de um empreendimento.

5. A contabilidade passa por modificações constantes

5-mitos-e-verdades-sobre-o-contador-e-a-contabilidade.gif

Verdade! Nos últimos anos presenciamos grandes mudanças na forma de execução dos trabalhos, nos modelos de demonstrações contábeis e, principalmente, na substituição de velhos métodos de registro, escrituração e informação por meios digitais e automatizados.

Nos primórdios da Ciência Contábil, os primeiros profissionais realizavam os registros de forma manual. Os cálculos eram feitos por vários contadores e, ao final do ano, eles começavam a realizar os fechamentos, que geralmente só ficavam prontos nos meses finais do ano subsequente.

Com a primeira modernização, algumas dessas práticas manuais passaram a ser realizadas em sistemas informatizados, utilizados atualmente, que recebem os dados e fazem os cálculos automaticamente, apresentando os relatórios em apenas alguns segundos.

As demonstrações eram impressas, encadernadas em forma de livros e enviadas aos órgãos de registro para que pudessem obter a devida validade jurídica. Atualmente, porém, vivenciamos uma nova mudança, e as formas de escrituração desses livros vêm aos poucos sendo substituídas pelas escriturações digitais.

Com isso, foi criado um dos sistemas mais inovadores da história dessa ciência, o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), capaz de realizar apurações, envio de informações e escrituração de livros contábeis e fiscais de forma digital, dispensando a necessidade de formulários em papéis, planilhas eletrônicas e atividades manuais.

A contabilidade é uma ciência que se desenvolve em conjunto com a tecnologia. Sendo assim, atualmente os contadores utilizam os mais modernos e avançados meios de escrituração contábil, acompanhando as mudanças da era digital, que trouxe os documentos fiscais eletrônicos e os novos métodos de escrituração que mencionamos no parágrafo anterior.

Para finalizar, a grande verdade sobre a contabilidade é que essa área de atuação é um mar aberto de infinitas possibilidades. Quem ingressar nesse mercado hoje poderá desfrutar de grandes oportunidades em uma área ampla e que se renova a cada ano.

Nesse contexto, é fundamental contar com uma instituição de ensino que contribua para que o aprendizado contábil esteja em conformidade com esse cenário de mudanças e inovações frequentes. Além disso, quem ingressa nessa área deve estar em constante atualização e reciclagem, o que torna a profissão de contador ainda mais empolgante, desafiadora e motivadora.

Gostou deste artigo sobre o contador e os principais mitos e verdades dessa profissão? Gostaria de receber mais dicas como a que acabou de ler? Então curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma de nossas postagens!

Baixar ebook

Ciencias Contabeis

Jane Kelly Batista Ramalho

Jane Kelly Batista Ramalho

Jane Kelly é organizada, determinada e muito responsável. Formou-se em 2011 pela Universidade Federal da Paraíba. É jovem e vibrou bastante quando conseguiu concluir o mestrado antes da data prevista. Atualmente é coordenadora do curso de Ciências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos no Unipê. É apaixonada por seus estudos, sua carreira e handebol de quadra.

MAIS LIDOS